QUE SIGNIFICA A
EXPRESSÂO - “POIS O PAI É MAIOR DO QUE
EU” DE S. JOÃO 14:28?
“As Testemunhas de Jeova e Sua
Interpretacao da Biblia” – Pedro Apolinario- 4ª. Edicao- Pg. 174 - IAE -
Out.1986
“Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto
para junto de vós. Se me amasseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai,
pois o Pai é maior do que eu.”
Este texto é um dos favoritos
das Testemunhas de Jeová, porque afirma ser o Pai maior do que Cristo.
Comentam-no assim: “Meu Pai é maior do que eu,
este maior não quer dizer apenas em posição, mas também maior como pessoa”. Seja Deus Verdadeiro, pág. 110.
“A Bíblia mostra que há somente um
Deus... maior do que Seu Filho... E que o Filho
como o primogênito, unigênito e criado por Deus, teve um começo. Que o Pai é maior e mais
velho do que
o Filho é algo racional, fácil de ser entendido e é o que a Bíblia
ensina”. Do Paraíso Perdido ao Paraíso Resgatado, pág. 164.
Os arianos antigos e modernos têm
predileção por este verso, porque crêem que ele confirma sua crença na
inferioridade de Cristo, mas João e outros escritores neotestamentarios sempre
defendem a divindade do nosso Salvador.
Precisamos partir do princípio que João,
em seu Evangelho enfatiza tanto a humanidade, como a divindade de Cristo. Pela
encarnação Cristo se tornou humano e nesta situação era inferior ao Pai (João
5:19; 7:16; 10:29; 14:28); enviado pelo Pai (Joao 3:17) para falar as palavras
do Pai (João 14:10; 17:8) e executar as obras do Pai (João 14:10). João de maneira alguma com estas afirmações
autoriza heresias antigas e modernas que proclamam ser Cristo somente um homem
ou uma criatura de Deus.
Se os arianistas
modernos seguissem os princípios hermenéuticos e exegéticos não se fixariam
em textos isolados para tirar suas conclusões, pois o mesmo João proclama a
divindade de Cristo ao declarar que ele é Deus (João 1:1), e um com o Pai (João
10:30) é igual a Ele ( João 5:18)
A aceitação da
exegese das Testemunhas de Jeová sobre este versículo coloca Cristo em contradição
consigo mesmo e com a Teologia Paulina. Basta conferir João 5:18; 10:30; Fil.
2:6. Deus requer de nós que aceitemos a unicidade bíblica e a Analogia da Fé.
Que dizem os Comentários sobre São João 14:28
G.C.Berkouwer em
“A Pessoa de Cristo”, páginas 138-139, analisando esta passagem lembra o
comentário de Lutero.
“O ‘ser maior’
do que o Pai, está aqui integrado num contexto autenticamente especial: o
Filho do Homem humilhado, através da paixão partira para o Pai que há de
glorificá-lo... O contexto fala da humilhação em destaque contra a exaltação
posterior... O comentário de Lutero do texto de João 14:28: ‘Irá ao Pai
significa ocupar o reino do Pai, porque lá se torna igual ao Pai, sendo
reconhecido e glorificado na majestade do Pai. Por isso vou para o Pai, porque
serei maior do que sou presentemente. Só assim Cristo podia falar corretamente
sobre a atual função na Terra: o Pai é maior do que eu, que, no momento, sou
servo. Chegará, porém, o tempo quando deverei me juntar ao Pai e entao ficarei
maior, isto é, tao grande como o Pai, com Ele reinando em igualdade de poder e
majestade’”.
Sabatini Lajli em “O Logos Eterno”, pag.6l
pondera: “Todos os textos que nos falam
desta submissão devem ser considerados á luz do estado de humilhaçao
a que Cristo, livre e espontaneamente se submeteu, quando se
encarnou”.
Antonio Neves Mesquita no livro A
Doutrina da Trindade, pag. 35 assevera: “A Divindade tem economia propria, o
seu governo. Nesta economia, Deus Pai, representa (mal diria) o “chefe” da
Divindade. E Ele que manda o Filho, e ordena ao Espírito Santo. Ora, estas
ordens sao puramente econômicas, são modos de dizer coisas divinas em palavras
humanas. São modos de administrar que só entendemos por comparação”.
L. Boettner no livro - The Doctrine of
Trinity, paq. 64 escreveu: “Na economia da redenção, e para cumprimento dum
objetivo específico Ele aceitou voluntária e temporariamente, uma posição
subordinada ao Pai - “Apud Radiografia do Jeovismo, pág. 187.
Concluiremos com a síntese do argumento
bastante elucidativo, apresentado por Walter R. Martin no livro, The Kingdom
of the Cults, pag.104-105.
O uso da palavra “meizon” - maior, comparativo de megas = grande, parece
ser um forte argumento para as Testemunhas de Jeová, porém, um exame mais
detido do contexto e dos princípios hermenêuticos, que governam o correto estudo
exegético do Novo Testamento, rapidamente revelam que não passa, na verdade, de
fraco argumento a ênfase nesta palavra grega.
A refutação é
achada ao compará-la com Heb. 1:4, que afirma: “tendo-se tornado tão superior
aos anjos...”. Uma pesquisa da palavra no original nos mostrará que o termo
usado é bem diferente do que se encontra em João 14:28. Esta palavra é kreittwn Kreitton e as
gramáticas e dicionários nos mostram que é um comparativo de agafsz - agathós, bom, por isso na Kíng James
Version e no The Interlinear Greek — English é traduzida por “better”.
Confrontando as
duas comparações, a de Jesus com o Pai em João 14:28 e a de Jesus com os anjos
em Heb. 1:4, um surpreendente fato nos a— trai a atenção. O contexto de João
nos revela que o Filho do Homem se tinha esvaziado de suas prerrogativas da
divindade, Fil. 2:6-8, e, tomado sobre si a forma de um servo, por isso Cristo
podia verdadeiramente dizer: “Meu Pai é maior do que eu”. Maior, como um termo quantitatívo
descritivo de posição, neste contexto, de modo nenhum podeira ser construído
como um comparativo de natureza ou qualidade.
A comparação
feita em Heb. 1:4; entre Cristo e os anjos é claramente de natureza. O grego
“Kreitton” é um vocábulo descritivo de qualidade, portanto, Cristo era
qualitativamente melhor do que os anjos, porque ele era o seu criador (Col.
1:16-17), como tal existia antes de todas as coisas (Col. 1:17-19) . Desde que nele habita
corporalmente toda a plenitude da divindade (Col. 2:9) , qualitativamente
ele era Deus manifesto na carne, enquanto quantitativamente falando ele estava limitado
como um homem e podia com toda a veracidade declarar: “Meu Pai é maior do
que eu”.
Quando a
comparação de posição em João 14: 28, e a comparação de natureza em Heb. 1:4 são
claramente compreendidas, o argumento tentado pelas Testemunhas de Jeovã, para
despojar a Cristo de sua divindade é reduzido a uma bagatela, diante de uma
das maiores verdades reveladas nas Escrituras, isto é, que Deus
que fez o mundo e todas as coisas tanto nos amou que apareceu na forma humana
(João 1:1; 14) para que filhos dos homens, pudessem através de sua
incomensurável graça, tornar-se finalmente os Filhos de Deus.
Cristo em João
14:28 está falando como homem e nao como a segunda pessoa da Trindade”.
OBS. As palavras
escritas em grego, provavelmente não estão corretas, devido as dificuldades de
se encontrar letras semelhantes.
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