Youtube

domingo, 10 de agosto de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - QUE SIGNIFICA A EXPRESSÂO - “POIS O PAI É MAIOR DO QUE EU” DE S. JOÃO 14:28?


QUE SIGNIFICA A EXPRESSÂO - “POIS O PAI É  MAIOR DO QUE EU” DE S. JOÃO 14:28?

 “As Testemunhas de Jeova e Sua Interpretacao da Biblia” – Pedro Apolinario- 4ª. Edicao- Pg. 174 - IAE - Out.1986


“Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto pa­ra junto de vós. Se me amasseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.”


Este texto é um dos favoritos das Testemu­nhas de Jeová, porque afirma ser o Pai maior do que Cristo.

Comentam-no assim: “Meu Pai é maior do que eu, este maior não quer dizer apenas em posição, mas também maior como pessoa”.  Seja Deus Verdadeiro, pág. 110.

“A Bíblia mostra que há somente um Deus...  maior do que Seu Filho... E que o Filho como o primogênito, unigênito e criado por Deus, teve um começo. Que o Pai é maior e mais velho do que
o Filho é algo racional, fácil de ser entendido e é o que a Bíblia ensina”. Do Paraíso Perdido ao Paraíso Resgatado, pág. 164.

Os arianos antigos e modernos têm predile­ção por este verso, porque crêem que ele con­firma sua crença na inferioridade de Cristo, mas João e outros escritores neotestamentarios sem­pre defendem a divindade do nosso Salvador.

Precisamos partir do princípio que João, em seu Evangelho enfatiza tanto a humanidade, como a divindade de Cristo. Pela encarnação Cristo se tornou humano e nesta situação era inferior ao Pai (João 5:19; 7:16; 10:29; 14:28); enviado pe­lo Pai (Joao 3:17) para falar as palavras do Pai (João 14:10; 17:8) e executar as obras do Pai (João 14:10).    João de maneira alguma com estas afirmações autoriza heresias antigas e modernas que proclamam ser Cristo somente um homem ou uma criatura de Deus.

Se os arianistas modernos seguissem os prin­cípios hermenéuticos e exegéticos não se fixa­riam em textos isolados para tirar suas conclusões, pois o mesmo João proclama a divindade de Cristo ao declarar que ele é Deus (João 1:1), e um com o Pai (João 10:30) é igual a Ele ( João 5:18)

A aceitação da exegese das Testemunhas de Jeová sobre este versículo coloca Cristo em con­tradição consigo mesmo e com a Teologia Paulina. Basta conferir João 5:18; 10:30; Fil. 2:6. Deus requer de nós que aceitemos a unicidade bíblica e a Analogia da Fé.

Que dizem os Comentários sobre São João 14:28


G.C.Berkouwer em “A Pessoa de Cristo”, pá­ginas 138-139, analisando esta passagem lembra o comentário de Lutero.

“O ‘ser maior’ do que o Pai, está aqui in­tegrado num contexto autenticamente especial: o Filho do Homem humilhado, através da paixão par­tira para o Pai que há de glorificá-lo... O con­texto fala da humilhação em destaque contra a exaltação posterior... O comentário de Lutero do texto de João 14:28: ‘Irá ao Pai significa o­cupar o reino do Pai, porque lá se torna igual ao Pai, sendo reconhecido e glorificado na ma­jestade do Pai. Por isso vou para o Pai, porque serei maior do que sou presentemente. Só assim Cristo podia falar corretamente sobre a atual função na Terra: o Pai é maior do que eu, que, no momento, sou servo. Chegará, porém, o tempo quando deverei me juntar ao Pai e entao ficarei maior, isto é, tao grande como o Pai, com Ele reinando em igualdade de poder e majestade’”.

Sabatini Lajli em “O Logos Eterno”, pag.6l pondera: “Todos os textos que nos falam   desta submissão devem ser considerados á luz do esta­do de humilhaçao a que Cristo, livre e esponta­neamente se submeteu, quando se encarnou”.

Antonio Neves Mesquita no livro A Doutrina da Trindade, pag. 35 assevera: “A Divindade tem economia propria, o seu governo. Nesta economia, Deus Pai, representa (mal diria) o “chefe” da Divindade. E Ele que manda o Filho, e ordena ao Espírito Santo. Ora, estas ordens sao puramente econômicas, são modos de dizer coisas divinas em palavras humanas. São modos de administrar que só entendemos por comparação”.

L. Boettner no livro - The Doctrine of Tri­nity, paq. 64 escreveu: “Na economia da redenção, e para cumprimento dum objetivo específico Ele aceitou voluntária e temporariamente, uma posição subordinada ao Pai - “Apud Radiografia do Jeovismo, pág. 187.

Concluiremos com a síntese do argumento bas­tante elucidativo, apresentado por Walter R. Martin no livro, The Kingdom of the Cults, pag.104-105.

O uso da palavra “meizon” -  maior, compa­rativo de megas = grande, parece ser um forte ar­gumento para as Testemunhas de Jeová, porém, um exame mais detido do contexto e dos princípios hermenêuticos, que governam o correto estudo exegético do Novo Testamento, rapidamente revelam que não passa, na verdade, de fraco argu­mento a ênfase nesta palavra grega.

A refutação é achada ao compará-la com Heb. 1:4, que afirma: “tendo-se tornado tão superior aos anjos...”. Uma pesquisa da palavra no ori­ginal nos mostrará que o termo usado é bem di­ferente do que se encontra em João 14:28. Esta palavra é kreittwn    Kreitton e as gramáticas e dicionários nos mostram que é um comparativo de agafsz -  agathós, bom, por isso na Kíng Ja­mes Version e no The Interlinear Greek English é traduzida por “better”.

Confrontando as duas comparações, a de Je­sus com o Pai em João 14:28 e a de Jesus com os anjos em Heb. 1:4, um surpreendente fato nos a— trai a atenção. O contexto de João nos revela que o Filho do Homem se tinha esvaziado de suas prerrogativas da divindade, Fil. 2:6-8, e, to­mado sobre si a forma de um servo, por isso Cristo podia verdadeiramente dizer: “Meu Pai é maior do que eu”. Maior, como um termo quantitatívo descritivo de posição, neste contexto, de modo nenhum podeira ser construído como um com­parativo de natureza ou qualidade.

A comparação feita em Heb. 1:4; entre Cris­to e os anjos é claramente de natureza. O gre­go “Kreitton” é um vocábulo descritivo de qua­lidade, portanto, Cristo era qualitativamente melhor do que os anjos, porque ele era o seu criador (Col. 1:16-17), como tal existia antes de todas as coisas (Col. 1:17-19) . Desde que ne­le habita corporalmente toda a plenitude da di­vindade (Col. 2:9) , qualitativamente ele era Deus manifesto na carne, enquanto quantitativa­mente falando ele estava limitado como um homem e podia com toda a veracidade declarar: “Meu Pai é maior do que eu”.
Quando a comparação de posição em João 14: 28, e a comparação de natureza em Heb. 1:4 são claramente compreendidas, o argumento tentado pelas Testemunhas de Jeovã, para despojar a Cris­to de sua divindade é reduzido a uma bagatela, diante de uma das maiores verdades reveladas nas Escrituras, isto é, que Deus que fez o mundo e todas as coisas tanto nos amou que apareceu na forma humana (João 1:1; 14) para que filhos dos homens, pudessem através de sua incomensurável graça, tornar-se finalmente os Filhos de Deus.

Cristo em João 14:28 está falando como ho­mem e nao como a segunda pessoa da Trindade”.



OBS. As palavras escritas em grego, provavelmente não estão corretas, devido as dificuldades de se encontrar letras semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...