Youtube

sábado, 21 de janeiro de 2017

JEREMIAS 18:1-6 - SERMÃO NA CASA DO OLEIRO


SERMÃO NA CASA DO OLEIRO


Jeremias 18:1-2
1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras

Este texto começa por mostrar que Deus decidiu falar com o seu profeta de forma diferente em vez, de falar directamente, ele disse ao profeta para ir à casa do oleiro e lá ele ouviria as palavras que o Senhor tinha guardado para ele.

No tempo de Jeremias não seria difícil identificar onde seria a casa do oleiro, era bem provável que só houvesse um oleiro, e que encontrar a sua casa não seria algo muito complicado de fazer. 

O que dizer do oleiro? A quem é que Deus se estava a referir? 

Se abrirmos as sagradas escrituras no livro de Isaías podemos perceber melhor o que Deus quis mostrar ao seu profeta Jeremias.
Isaías 64:8
8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.

A própria palavra de Deus se explica, Deus é o oleiro e nós somos o barro.

Esta imagem leva-nos também ao princípio quando Deus criou o homem, diz o texto bíblico: 
Gênesis 2:7
7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Em várias alusões a Bíblia lembra-nos que somos pó, que Deus sabe que somos pó, e que o pó voltará à terra.

Diz o texto que Deus mandou o seu profeta à casa do oleiro, 
1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras

O profeta tinha de ir agora á casa do Oleiro, QUE CASA É, A CASA DO OLEIRO? 
Malaquias 3:10
10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
É A IGREJA.

Isaías diz: Isaías 56:7
a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.

Queridos amigos, se andamos á procura do Oleiro, é bem provável que o encontremos em sua casa, não existe muitas casas de oleiros, nem muitos oleiros.

Existe um Oleiro e a sua casa, e onde é que é a sua casa? 

Deus diz a Jeremias onde era a sua casa, era o lugar onde Jeremias podia ouvir a palavra do Senhor. 

Se queremos nos encontrar com o oleiro que é Deus, nós vamos o encontrar onde? Na sua casa, a IGREJA, e o que vamos fazer à casa do oleiro? 
OUVIR AS SUAS PALAVRAS.

Vejam que Deus podia ter dado a mensagem directamente ao profeta Jeremias, no entanto Deus estava a mostrar ao profeta que a mensagem de Deus seria ouvida na sua igreja.

Existem pessoas que deixam vir à igreja porque é uma igreja de velhos, pessoas quadradas, com pensamentos retrógradas, e que lá fora tudo é melhor.

Existem muitas pessoas que negligenciam a vinda à igreja, acham que lá só se encontram palermas que não tem mais nada do que fazer, que estão lá para falar mal dos outros, e que se acham melhor do que os outros, 

Existem pessoas que vir à igreja é um momento cultural, apreciam a liturgia, analisam o desempenho dos protagonistas que estão na frente, e no final saem com a nota negativa ou positiva do que viram e ouviram.

Existem também pessoas que vêm à igreja para ver os amigos, e por a conversa em dia, muitas vezes nem esperam para falar lá fora, falam cá dentro e falam de tudo. 

Existem também aqueles que acham que vir à igreja é um acontecimento, trazem a sua melhor roupa, o seu mais recente telemovel, o seu novo perfume os seus novos sapatos, etc.

Querido irmão, PORQUÊ QUE VENS À IGREJA?

Deus disse ao profeta o que ele iria fazer na casa do oleiro, ELE IA LÁ PARA OUVIR A SUA PALAVRA.

Queridos amigos e irmãos, nós vimos a igreja porque Deus quer falar ao seu povo, Deus te uma mensagem para ouvirmos. 

Se queremos ouvir a mensagem do Senhor é na igreja que temos de estar.

Diz o texto que Jeremias desceu à casa do oleiro, e provavelmente ao chegar, dando uma olhadela pela janela ele vê algo:
Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 

Lá estava o Oleiro a trabalhar, estava dedicado à sua obra.

QUERIDOS IRMÃOS A BÍBLIA DIZ-NOS QUE DEUS É O OLEIRO, QUE NOS SOMOS O BARRO, QUE A CASA DO OLEIRO É A IGREJA, QUE IR À IGREJA É OUVIR A PALAVRA DE DEUS, E AGORA O TEXTO ACRESCENTA QUE DEUS ESTÁ ENTREGUE À SUA OBRA.

O que isso quer dizer? Queridos irmãos e amigos, isto quer dizer que é na casa do Oleiro que Deus trabalha a nossa vida, por isso é tão importante aqui estarmos.

ILUSTRACAO.
Eu sou Adventista desde que nasci, todas as semanas eu a minha mãe e a minha irmã íamos à casa do oleiro, aprendi a gostar de ir à casa do Oleiro, todas as semanas o Oleiro pegava em mim, e ia transformando a minha vida, se eu não tivesse ido à casa do oleiro como fui, hoje não estaria aqui à frente a vos falar, eu sou um produto do oleiro, não dei a minha vida a nenhum charlatão, nunca neglicenciei ir à casa do Oleiro.

Deixem-me dirigir aos mais novos que aqui estão:
Provavelmente hoje vocês estão aqui porque os vossos pais vos trouxeram, mas vai chegar uma altura da vossa vida que as coisas lá fora vão ser tão atrativas que vocês vão começar a pensar que essas coisas são melhores do que ir à casa do Oleiro, se vocês saírem e deixarem de ir à casa do Oleiro, vocês vão deixar de ouvir aquilo que de bom Deus tem para vocês, vocês vão procurar alegria, prazer, satisfação noutras casas, noutros lugares, e o que vai acontecer é que farão de vós um vaso diferente, não serão moldados pelo verdadeiro Oleiro, mas por oleiros charlatões, que destruirão a vossa felicidade, e vos farão partir para nunca mais serem reconstruídos.

A casa do Oleiro é o único sítio onde o Oleiro pode trabalhar a nossa vida, negligenciar ir à igreja será a destruição da nossa vida.

Além de ver o Oleiro dedicado no seu trabalho, Jeremias observa e vê algo surpreendente:
4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 

Vejam agora o que estava a acontecer, o Oleiro estava a trabalhar o vaso e de repente o vaso se estragou nas suas mãos. 

Na realidade o barro somos nós, barro que o senhor tem nas suas mãos, somos obra do Senhor, AMEN.

Mas Jeremias observou que o barro se desmanchou, mesmo com todo o cuidado do Oleiro a sua peça estragou.

De certa forma isto ilustra aquilo que muitas vezes vivemos no nosso dia a dia, por vezes as dificuldades, os problemas, as angústias, quebram a nossa vida.

Outras vezes somos nós que queremos levar avante a nossa vontade, ainda não nos rendemos inteiramente ao Senhor, queremos ser nós a controlar a nossa vida, e quando menos se espera o vaso quebra. 

Por vezes é na área da saúde, negligenciamos as indicações do Senhor, achamos que sabemos controlar bem essa área até que aparece uma doença ameaçadora.

Por vezes é na área financeira, achamos que Deus não tem nada a ver com a forma como giro as minhas finanças, retenho o que lhe é devido, e lá estou eu na banca rota, sem trabalho, com despesas e dívidas a acumularem.

Por vezes é na área sentimental, pomos Deus de lado quando queremos encontrar o companheiro ou companheira para a vida, depois no casamento Deus não está e de repente tudo ruiu.

Querido irmãos e amigos onde está Deus na vossa vida? São vocês que controlam ou é Ele? 

Jeremias viu o vaso desmanchar-se na mão do Oleiro, mas o oleiro não parou, nem desistiu, diz o texto:
tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 

Hoje aqui na casa do Oleiro Deus está disposto a refazer a tua vida, Estamos nas mãos do verdadeiro Oleiro, Deus conhece a nossa vida, Ele sabe onde temos errado, onde precisamos de ser arranjados, deixemos de ser os donos de nós próprios. 

Entreguemos definitivamente a nossa vida a Jesus.

O apóstolo Paulo na sua carta aos Gálatas ele diz: Gálatas 2:20
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

Vejam o que Jesus nos quer dizer hoje:
5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -- diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Queridos irmãos, tenho conhecido tantas experiências de irmãos que deixaram as suas vidas na mão de Jesus para ser Ele actor o comando e refazer tudo o que havia para refazer.

Exemplos:
DAR ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO DEUS PODE REFAZER A VIDA DE UM SER HUMANO.

Sabem que quando o oleiro vai trabalhar o barro ele tem de centrar o barro no meio da roda, isto porque se não o fizer o barro não pode ser trabalhado, assim Jesus fará connosco, ele centrará a nossa vida é fará dela UM VASO COMO BEM LHE PARECER. 

APELO:

Querido irmão e irmã, prezado amigo, gostaria de lhe dizer que independentemente da preocupação, luta, sofrimento que esteja a viver, hoje viemos á casa do Oleiro, é na sua casa que Ele refaz a nossa vida, é aqui neste lugar que hoje Jesus nos está a dizer que quer concertar a nossa vida, gostava que aquele ou aquela que deseja hoje pedir ao senhor que não desista da obra que está a fazer na sua vida, que se levante.

Aquele ou aquela que ainda não se rendeu completamente a Jesus e que quer hoje lhe dizer para ser Ele o centro da sua vida, que possa se colocar de pé pois quero orar hoje de forma muito especial. 


PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda







10 comentários:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...