Youtube

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SERMÃO PARA O ANO NOVO - ISAÍAS 43:18-19





O RIO NO ERMO
ISAIAS 43:18-19

O Livro de Isaías é muitas vezes visto como o resumo da bíblia toda.
1 – Tem 66 livros
2 – 39 é comparado ao AT
3 – Os Capítulos 40,41,42,43. São comparados aos evangelhos.
4 – O último capitulo, o 66 fala da nova Jerusalém, diz assim:

22- Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
23- E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

TEXTO: ISAIAS 43:18-19
18- Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19- Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

INTRODUÇÃO: Isaías profetizou aos filhos de Israel em um período sobrio de sua história. Eles estavam em cativeiro, eles perderam tudo o que eles pensavam que iriam manter para sempre, e eles estavam doentes, tristes, desmotivados, cabisbaixos, por causa da terra e as bênçãos que Deus lhes havia prometido.

V.18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

Esqueça as coisas passadas, não viva focado no passado.
Se está constantemente a olhar para trás não vamos conseguir ver o caminho que estamos a seguir.
Ilustração: Lembro-me de uma queda que o meu filho deu quando tinha dois anos de idade que nos levou a nós pais a correr para o hospital. A queda aconteceu precisamente quando ele estava a correr e a olhar para trás, acabou por tropeçar e infelizmente bateu com a cabeça na roda do carrinho das compras.

Estamos perante mais um novo ano. É uma Benção cá termos chegado.
(ORAR) Fazer uma oração de Joelhos

O que é que esperamos deste novo ano?
Que decisões já foram tomadas?
Que analise fizemos do ano anterior?

V.18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

O povo de Israel era saudosista

Saíram do Egipto.  (explorar)
Conquistaram a Terra de Canaã. (explorar)
Orgulhavam-se do seu templo. (explorar)
Eram conquistadores. (explorar)


Viviam a lembrar-se do passado. Daquilo que tinha sido as suas vitórias.

Muitas vezes também vivemos focados no passado.

Perspectiva negativa, guardamos sentimentos de Dor, Mágoa, Rancor Inveja, ódio, indiferença,

Perpectiva positiva, relembramos sempre os momentos áureos da nossa vida, dar exemplos, mas devemos esquece-las pois elas não voltam mais. Pertencem ao passado.

O povo de Israel estava no cativeiro. Todas as suas vitórias anteriores já não lhes valiam de nada sobretudo não os iam libertar da situação que se encontravam.

Eles precisavam de um novo estimulo, um novo milagre, uma nova vitória.

Eles tinham ido longe de mais. Estavam a sofrer o resultado do afastamento de Deus. aquilo que estavam a viver era mais do que merecido.

Talvez hoje a nossa experiência seja como a do povo de Israel.

Com o povo de Israel e connosco talvez, Deus tenha mais do que razões, ou argumentos para deixar-nos viver as consequências das nossas escolhas, dos nossos pecados.

V.18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. - Eis que faço uma coisa nova.

Deus não estava condenando-os pelo seu passado, não podiam fazer nada para mudar isso. Em vez disso Deus estava estendendo a mão de esperança. Ele na verdade estava a dizer: “Esqueçam o passado - Eu estou a dar-te uma oportunidade de começar de novo.”

Isaías 55:7 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”

Deus deseja mudar a nossa situação. Ele DIZ:

Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

DESCOBRIR O QUE DEUS QUER PARA MIM.

Deserto
Rios versus Ermo (lugar vazio)

Devemos nos ver como Deus nos vê.


1. Os filhos de Israel sentiram como se estivessem recebendo apenas o que mereciam por causa da maneira como eles viveram. Alguns até acreditavam que Deus nunca teria mais nada a ver com eles. Mas eles estavam errados!


Romanos 8:1,2 “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me libertou da lei do pecado e da morte”

Colossenses 1:21-22 “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e  irrepreensíveis, e inculpáveis”


Deus é capaz de transformar as áreas desérticas da sua vida em campos de bênção e abundância. Deus pode tomar uma vida seca e inútil e transformá-la em uma vida de propósito e graça:

O maior passo para abraçar a coisa nova que Deus quer fazer em seu a vida é...

COMPROMETER-SE COM O PLANO DE DEUS

A. Deus já havia colocado em movimento os acontecimentos e as pessoas que levariam Israel do cativeiro de volta para a terra da bênção. Mas ainda era necessário eles decidirem se eles queriam o que Deus estava a oferecer. Se eles recusassem o plano de Deus, se eles se recusassem seguir, onde Deus os queria levar, então eles estariam condenados a permanecer no cativeiro.

Temos mais um ano diante de nós, qual será a melhor atitude a termos?

Descansais em vossas boas intenções e resoluções, e a maior parte da vida compõe-se de resoluções tomadas e não cumpridas. O que todos necessitais é morrer para o eu, deixar de a ele vos apegardes, e entregar-vos a Deus. Testemunhos Seletos - Volume 1 Pg. 427


Salmos 95:7-8 “Porque Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração.

PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda















5 comentários:

  1. Gostei bastante , o único pormenor foi incluir Isaías como profeta no cativeiro babilônico , na os profetas era Jeremias , Ezequiel e Daniel . Isaías profetizou bem antes chamando o povo para o arrependimento , depois disso veio o cativeiro... Abc

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Profetas que atuaram ANTES do Cativeiro Babilônico:
      Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Isaías, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Jeremias.
      Profetas que atuaram DURANTE o cativeiro:
      Jeremias, Ezequiel, Daniel.
      Profetas que atuaram APÓS o Cativeiro:
      Ageu, Zacarias, Malaquias.

      Eliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...