Youtube

terça-feira, 12 de novembro de 2013

AS BEM-AVENTURANÇAS - OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÕES



Os que sofrem perseguições Mat. 5:10

I.       introdução

A.    os cristãos sofreriam perseguições

1.   "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus.".

2.   A Seus seguidores não dá Jesus nenhuma esperança de glória ou riquezas terrestres ou de uma vida livre de tentações, mas mostra-lhes o privilégio de trilhar com o Senhor o caminho da abnegação e suportar calúnias do mundo que os não conhece.

B.    Jesus sofreu perseguições

1.   A Ele que viera para salvar o mundo perdido, opuseram-se unidas as forças do inimigo de Deus e dos homens. Em cruel conspiração levantaram-se os homens e anjos maus contra o Príncipe da paz.

2.   Embora cada palavra e ação testificassem da compaixão divina, Sua falta de semelhança com o mundo provocava a mais amarga inimizade.

3.   Porque não consentisse em nenhuma inclinação má da natureza humana, despertou a mais feroz oposição e inimizade. Assim acontece a todos quantos desejam viver piamente em Cristo Jesus.

II.     por que há perseguições?

A.    conflito entre o bem e o mal

1.   Entre a justiça e o pecado, amor e ódio, verdade e falsidade há conflito irreprimível.

2.   Quem manifestar, na conduta, o amor de Cristo e a beleza da santidade, subtrai a Satanás os seus súditos, e por isso o príncipe das trevas contra ele se levanta.

3.   Opróbrio e perseguições atingirão a todos os que estão cheios do espírito de Cristo.

4.   A maneira das perseguições poderá mudar com o tempo, mas o fundamento - o espírito que lhes serve de base - é o mesmo que, desde os tempos de Abel, assassinou os escolhidos de Deus.

B.    centro do conflito é a lei de deus

1.   Logo que os homens procuram viver em harmonia com Deus, acharão que o escândalo da cruz ainda não findou.

2.   Principados, potestades e exércitos espirituais da maldade nos lugares celestiais, estão voltados contra todos os que se submetem obedientemente à lei celestial.

3.   Por isso, aos discípulos de Cristo, deveriam as perseguições causar alegria, em lugar de tristeza, porque elas são uma demonstração de que seguem os passos do Senhor.

III.  segurança aos perseguidos

A.    a força de deus

1.   Conquanto o Senhor não prometa estarem Seus servos livres de perseguição, assegura-lhes coisa muito melhor. Diz Ele: "A tua força será como os teus dias." Deut. 33:25.

2.   "A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." II Cor. 12:9.

3.   Quem precisar, por amor de Cristo, passar pelo calor da fornalha, terá ao lado o Senhor, como os três fiéis de Babilônia.

4.   Quem amar ao Redentor, alegrar-se-á em todas as ocasiões, de participar das Suas humilhações e insultos. O amor de Jesus torna doces os sofrimentos.

B.    a presença de deus

1.   Em todos os tempos, Satanás perseguiu, torturou e matou os filhos de Deus; mas, morrendo eles, tornaram-se vencedores.

2.   Testemunharam em sua perseverante fidelidade que Alguém mais poderoso que o inimigo, estava com eles.

3.   Satanás podia torturar-lhes o corpo e matá-los, mas não tocar na vida que, com Cristo, estava escondida em Deus. Encerrou-os nas masmorras, mas não pôde prender-lhes o espírito.

C.    glória futura

1.   Os prisioneiros, através da escuridão do cárcere, podiam olhar para a glória e dizer: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Rom. 8:18.

2.   "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente." II Cor. 4:17.

3.   Pelo sofrimento e perseguição, a glória - o caráter - de Deus será manifestada em Seus escolhidos. A igreja de Deus, odiada e perseguida pelo mundo, é educada e disciplinada na escola de Cristo; caminha na Terra pela estrada estreita, é purificada na fornalha da aflição, segue o Senhor através de duras batalhas, exercita-se na abnegação e sofre amargas experiências, mas reconhece por tudo isso a culpa e a miséria do pecado e aprende a afugentá-lo.

4.   Visto tomar parte nos sofrimentos de Cristo, [o sofredor] participará também de Sua glória. Em visão, contemplou o profeta a vitória do povo de Deus. Diz ele:

a)   "E vi um como mar de vidro misturado com fogo e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos santos!" Apoc. 15:2 e 3.
b)    "Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu templo; e Aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a Sua sombra." Apoc. 7:14 e 15.

IV.   conclusão

A.    jesus e seus seguidores foram perseguidos

1.    

 

2.    

 

B.    motivos das perseguições

1.    

 

2.    

 

C.    Segurança para os perseguidos

1.   a

 

2.    

 

3.    

 

D.   Aplicações e apelo

1.    

 

2.    

 

3.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...