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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A SEXUALIDADE NO LAR CRISTÃO 2ª SESSÃO - A SEXUALIDADE E A VIDA RELIGIOSA NA INFÂNCIA





A SEXUALIDADE E A V

A SEXUALIDADE E A VIDA RELIGIOSA

NA INFÂNCIA

Salmo 127:2, 3



INTRODUÇÃO

A        O lar é o lugar escolhido por Deus onde devem começar todas as áreas de educação dos filhos.

B        “Não permitais que a educação no lar seja considerada questão secundária. Ela ocupa o primeiro lugar em toda a verdadeira educação.” Orientação da Criança, p. 18.

C        Nesta oportunidade, analisaremos a educação dos filhos nas etapas da infância que abarca dos 0 aos 11 anos de idade.  Daremos ênfase à educação religiosa e sexual.


I       INFÂNCIA PRIMÁRIA

          A        Generalidade da Infância Primária

1.           Idade – 0 a 3 anos.
2.           Neste primeiro período da vida, o desenvolvimento de todos os aspectos pode considerar-se extraordinário, a criança aprende mais que no restante de sua vida.
3.           De um nível zero a criança passa a engatinhar, falar, comer sozinho, cuidar em parte de sua limpeza, rir e um sem número de outras atividades.
4.           Deveria ter oportunidades quase ilimitadas de movimento para a exploração física e a experimentação, as que permitirão um bom desenvolvimento físico e neurológico.
5.           As crianças imitam o que vêem e vive em seu redor.

B        Educação religiosa

1.           Pais, lembrai-vos, de que vosso lar é uma escola de preparo, na qual vossos filhos devem ser preparados para o lar de cima. Negai-lhes tudo, menos a educação que devem receber em seus mais tenros anos.” – Orientação da Criança, p. 17.
a.           Ensinai-lhes a unirem suas mãozinhas e seus olhinhos para orar.
b.           Ensinai-lhes e repitam que digam Jesus e Amém.
c.           Mostrai-lhe figuras de histórias bíblicas.

2.           Cultos Familiares
a.           Cultos breves, mas significativos.
b.           Leitura que seja acompanhada de movimento corporal.

3.           Atividades sábaticas
a.           Adquirir o costume de ir à Igreja, aos sábados.
b.           Entregai-lhes as ofertas para que depositem nas salvas.

C        Educação Sexual

1.           As crianças nesta idade não percebem as diferenças sexuais.
2.           Não existe nenhuma atração para com o sexo oposto, portanto não é necessário despertar ou fazer notar as diferenças sexuais.
3.           Repetir os nomes de todas as partes do corpo para que possam ir identificando-os, inclusive os genitais, mencionando os nomes corretos como: pênis, vagina, etc.

D       Responsabilidade dos pais:

1.           Manifestação visível de amor dos pais.
a.           Demonstrem respeito e amor por meio de palavras.
b.           Na presença dos pequenos mostrem ternura por meio de beijos e abraços.

2.           O contato físico lhes proporciona segurança.
a.           Abrace, levante e brinque sempre com os filhos.
b.           Dedique tempo para estar com eles na cama, antes de dormir.

3.           Falar, ler, cantar e brincar com as crianças, aumenta a auto- estima e permite que se desenvolvam sem nenhum trauma.


II       INFÂNCIA INTERMEDIÁRIA

A        Generalidades da Infância Intermediária

1.           Idade compreendida entre 4 a 7 anos.
2.           É como um computador de última geração, que recém tenha sido instalado, é totalmente receptivo a armazenar toda nova informação.  Por exemplo, é capaz de aprender idiomas com facilidade.

3.           Período traumático.
a.           Ambiente físico diferente de sua casa.  Deve ser preparado e em alguns casos permanecer com alguém conhecido nos primeiros dias de aula.
b.           Ambiente social completamente novo. Além disso, se introduz em uma disciplina de grupo.

4.           Autonomia nos hábitos de limpeza.

5.           As crianças dão muita importância aos seus amigos.

6.           Observação e imitação de modelos: pais, irmãos, professores, companheiros, personagens da televisão.


B        Educação Religiosa

1.           “Pais, lembrai-vos de que vosso lar é uma escola de preparo, na qual vossos filhos devem ser preparados para o lar de cima. Negai-lhes tudo, menos a educação que devem receber em seus mais tenros anos.” – Orientação da Criança, p. 17.

a.           Ensinai-lhes os passos para orar.
b.           Lede-lhes histórias bíblicas.
c.            Educai-os na vida religiosa.

2.           Cultos Familiares.

3.           Atividades sábaticas.


C        Educação Sexual

1.           Ilustração: Façam a experiência de ajuntar em um só grupo os meninos e as meninas, e comprovem que em pouco tempo se juntarão em grupos homogêneos.
2.           Compreende a diferença de gênero pela conduta do pai e da mãe.
3.           Conservação de gênero ou a constância de gênero, é a compreensão que a criança alcança que seu sexo será sempre o mesmo, é por isso que adquirem um comportamento apropriado para cada sexo.
4.           Repulsa pelo outro sexo, isto se verifica pelas contínuas brigas entre meninos e meninas.
a.           Preferem brincar com grupos do mesmo sexo.
b.           Em certas circunstâncias, quando algum menino maior ou pessoa adulta os querem associar com outra criança do sexo oposto, se irritam muito, alguns até choram.
c.            Quando as associações com o sexo oposto são contínuas, corre o perigo de despertá-los muito cedo.  Se certa atitude do(a) filho(a) causa graça aos pais, eles tratarão de repetir as palavras e gestos para conseguir a aprovação paterna.

D       Responsabilidades dos Pais

1.           ADVERTÊNCIA – Os filhos nesta idade são afetados pelas crises do casamento.
2.           Guiar as crianças na seleção dos programas de televisão.
3.           Nesta idade, os filhos perguntarão temas sobre o nascimento:
3.1        De onde vim? – Seu pai deixou uma sementinha dentro do meu corpo.
3.2        Como cresci? – Cresceste em um lugar muito especial dentro da mamãe.
3.3        Como sai? – A mamãe tem uma abertura especial por onde saem os bebês.
3.4        Quero ver esse lugar – Isso não é apropriado, porque é um lugar particular da mamãe.
3.5        Como se formam as crianças? – Fruto do amor de seu pai e de sua mãe.
3.6        Eu posso ter crianças? – Quando for maior poderá casar e ter filhos.


III     INFÂNCIA SECUNDÁRIA

A        Generalidades da infância secundária

1.           Idade compreendida entre 8 a 11 anos.

2.           O crescimento se reduz um pouco, com exceção de um salto repentino ao final deste período, especialmente as meninas.

3.           Piaget descreveu a entrada nesta etapa de operações concretas: solução de problemas e operações concretas que levam a pensar de maneira lógica.

4.           As brincadeiras demandam energia e o peso do corpo se duplica, por isso se faz necessário uma boa alimentação com alto conteúdo de carboidratos.

5.           Imitam standart de conduta, buscando a aprovação ao seu redor, já que percebem a forma como são avaliados.

B        Educação Religiosa

1.           A Bíblia é o livro texto.
a.           “Pais, se quereis educar vossos filhos para que sirvam a Deus e façam bem ao mundo, fazei da Bíblia vosso livro de texto... Não importa outra cousa que se ensine no lar, ou na escola, a Bíblia como o grande educador deverá estar em primeiro lugar”. – Consejos para la Iglesia, p. 155.
b.           Obter lições práticas da natureza.

2.           Vida religiosa
a.           Estabelecer como norma o realizar os cultos familiares.  Os filhos devem participar ativamente na leitura, louvores, oração e dar suas opiniões sobre temas espirituais.
b.           Compre as lições da Escola Sabatina e a Devoção Matinal para que realizem seus cultos pessoais.

C        Educação Sexual

1.           Meninos e meninas despertam a admiração mútua.
2.           Educação sexual das meninas:
a.           Ensinar-lhes sobre o caminho biológico e anatômico: mudança nas proporções e as formas do corpo, crescimento dos seios e dos pelos, incluindo o púbis.
b.           Prepara-las para que a primeira menstruação seja natural e não traumática.

3.           Educação sexual dos meninos:
a.           Ensinai-lhes sobre a mudança biológica e anatômica: mudança na voz, crescimento dos pelos.

4.           Alerta aos filhos sobre os abusos sexuais:
a.           Cuidar da admiração desmedida para com as pessoas maiores: professores, amigos(as), artistas, etc.
b.           Ensinai-lhes sobre a conduta que devem ter com os(as) amigos(as).
c.            Advertir-lhes sobre as violações, conduta com os estranhos e limites com os familiares.

D       Responsabilidades dos Pais

1.           Tratar de ser o(a) melhor amigo(a) de seus filhos.
2.           Ilustração:  As investigações demonstram que os pais que se integram completamente com as atividades dos filhos, estes têm melhor rendimento escolar e nas suas condutas são melhores.
3.           Realizar atividades específicas e planejadas.
a.    Conversar com os filhos, escuta-los em seus anseios e identificar-se com as preocupações, mesmo que pareçam sem importância.
b.    Compartilhar aflições e jogar os desportes que eles gostem.
4.           Estabelecer e insistir em cumprir horários: comer, dormir e fazer suas tarefas escolares.
5.           Ajuda-los a escolher programas televisivos, analisar as notícias e os acontecimentos atuais.


CONCLUSÃO

1.           Os filhos são a herança mais precioso outorgada por Deus aos pais – Salmos 127:3-5.
2.           PAIS: A infância de nossos filhos a gozaremos somente uma na vida, DESFRUTE-A!
3.           QUERIDOS PAIS E MÃES: A infância é a etapa mais importante na formação integral de nossos filhos, concedamos-lhes todo nosso tempo, inteligência e capacidade para educa-los para “esta vida e para a eternidade”.
4.           QUE DEUS SEJA NOSSO GUIA PARA ORIENTAR-NOS NA FORMA EM QUE DEVEMOS EDUCAR NOSSOS FILHOS!


OREMOS...


         



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