A SEXUALIDADE E A V
A SEXUALIDADE E A VIDA RELIGIOSA
NA INFÂNCIASalmo 127:2, 3
INTRODUÇÃO
A O lar é o lugar escolhido por Deus onde devem começar todas
as áreas de educação dos filhos.
B “Não permitais que a educação no lar seja considerada questão
secundária. Ela ocupa o primeiro lugar em toda a verdadeira educação.”
Orientação da Criança, p. 18.
C Nesta oportunidade, analisaremos a educação dos filhos nas
etapas da infância que abarca dos 0 aos 11 anos de idade. Daremos ênfase à educação religiosa e sexual.
I INFÂNCIA
PRIMÁRIA
A Generalidade
da Infância Primária
1.
Idade – 0 a 3 anos.
2.
Neste primeiro período da vida,
o desenvolvimento de todos os aspectos pode considerar-se extraordinário, a
criança aprende mais que no restante de sua vida.
3.
De um nível zero a criança passa
a engatinhar, falar, comer sozinho, cuidar em parte de sua limpeza, rir e um
sem número de outras atividades.
4.
Deveria ter oportunidades quase
ilimitadas de movimento para a exploração física e a experimentação, as que
permitirão um bom desenvolvimento físico e neurológico.
5.
As crianças imitam o que vêem e
vive em seu redor.
B Educação
religiosa
1.
“Pais, lembrai-vos, de que
vosso lar é uma escola de preparo, na qual vossos filhos devem ser preparados
para o lar de cima. Negai-lhes tudo, menos a educação que devem receber em seus
mais tenros anos.” – Orientação da Criança, p. 17.
a.
Ensinai-lhes a unirem suas
mãozinhas e seus olhinhos para orar.
b.
Ensinai-lhes e repitam que
digam Jesus e Amém.
c.
Mostrai-lhe figuras de
histórias bíblicas.
2.
Cultos Familiares
a.
Cultos breves, mas
significativos.
b.
Leitura que seja acompanhada de
movimento corporal.
3.
Atividades sábaticas
a.
Adquirir o costume de ir à
Igreja, aos sábados.
b.
Entregai-lhes as ofertas para
que depositem nas salvas.
C Educação
Sexual
1.
As crianças nesta idade não percebem
as diferenças sexuais.
2.
Não existe nenhuma atração para
com o sexo oposto, portanto não é necessário despertar ou fazer notar as
diferenças sexuais.
3.
Repetir os nomes de todas as
partes do corpo para que possam ir identificando-os, inclusive os genitais,
mencionando os nomes corretos como: pênis, vagina, etc.
D Responsabilidade
dos pais:
1.
Manifestação visível de amor
dos pais.
a.
Demonstrem respeito e amor por
meio de palavras.
b.
Na presença dos pequenos
mostrem ternura por meio de beijos e abraços.
2.
O contato físico lhes
proporciona segurança.
a.
Abrace, levante e brinque
sempre com os filhos.
b.
Dedique tempo para estar com
eles na cama, antes de dormir.
3.
Falar, ler, cantar e brincar
com as crianças, aumenta a auto- estima e permite que se desenvolvam sem nenhum
trauma.
II INFÂNCIA INTERMEDIÁRIA
A Generalidades da
Infância Intermediária
1.
Idade compreendida entre 4 a 7
anos.
2.
É como um computador de última
geração, que recém tenha sido instalado, é totalmente receptivo a armazenar
toda nova informação. Por exemplo, é
capaz de aprender idiomas com facilidade.
3.
Período traumático.
a.
Ambiente físico diferente de
sua casa. Deve ser preparado e em alguns
casos permanecer com alguém conhecido nos primeiros dias de aula.
b.
Ambiente social completamente
novo. Além disso, se introduz em uma disciplina de grupo.
4.
Autonomia nos hábitos de
limpeza.
5.
As crianças dão muita
importância aos seus amigos.
6.
Observação e imitação de
modelos: pais, irmãos, professores, companheiros, personagens da televisão.
B Educação Religiosa
1.
“Pais, lembrai-vos de que vosso
lar é uma escola de preparo, na qual vossos filhos devem ser preparados para o
lar de cima. Negai-lhes tudo, menos a educação que devem receber em seus mais
tenros anos.” – Orientação da Criança, p. 17.
a.
Ensinai-lhes os passos para
orar.
b.
Lede-lhes histórias bíblicas.
c.
Educai-os na vida religiosa.
2.
Cultos Familiares.
3.
Atividades sábaticas.
C Educação Sexual
1.
Ilustração: Façam a experiência
de ajuntar em um só grupo os meninos e as meninas, e comprovem que em pouco
tempo se juntarão em grupos homogêneos.
2.
Compreende a diferença de
gênero pela conduta do pai e da mãe.
3.
Conservação de gênero ou a
constância de gênero, é a compreensão que a criança alcança que seu sexo será
sempre o mesmo, é por isso que adquirem um comportamento apropriado para cada
sexo.
4.
Repulsa pelo outro sexo, isto
se verifica pelas contínuas brigas entre meninos e meninas.
a.
Preferem brincar com grupos do
mesmo sexo.
b.
Em certas circunstâncias,
quando algum menino maior ou pessoa adulta os querem associar com outra criança
do sexo oposto, se irritam muito, alguns até choram.
c.
Quando as associações com o
sexo oposto são contínuas, corre o perigo de despertá-los muito cedo. Se certa atitude do(a) filho(a) causa graça
aos pais, eles tratarão de repetir as palavras e gestos para conseguir a
aprovação paterna.
D Responsabilidades dos
Pais
1.
ADVERTÊNCIA – Os filhos nesta
idade são afetados pelas crises do casamento.
2.
Guiar as crianças na seleção
dos programas de televisão.
3.
Nesta idade, os filhos
perguntarão temas sobre o nascimento:
3.1
De onde vim? – Seu pai deixou
uma sementinha dentro do meu corpo.
3.2
Como cresci? – Cresceste em um
lugar muito especial dentro da mamãe.
3.3
Como sai? – A mamãe tem uma
abertura especial por onde saem os bebês.
3.4
Quero ver esse lugar – Isso não
é apropriado, porque é um lugar particular da mamãe.
3.5
Como se formam as crianças? –
Fruto do amor de seu pai e de sua mãe.
3.6
Eu posso ter crianças? – Quando
for maior poderá casar e ter filhos.
III INFÂNCIA SECUNDÁRIA
A Generalidades da infância secundária
1.
Idade compreendida entre 8 a 11
anos.
2.
O crescimento se reduz um
pouco, com exceção de um salto repentino ao final deste período, especialmente
as meninas.
3.
Piaget descreveu a entrada
nesta etapa de operações concretas: solução de problemas e operações concretas
que levam a pensar de maneira lógica.
4.
As brincadeiras demandam
energia e o peso do corpo se duplica, por isso se faz necessário uma boa
alimentação com alto conteúdo de carboidratos.
5.
Imitam standart de
conduta, buscando a aprovação ao seu redor, já que percebem a forma como são
avaliados.
B Educação Religiosa
1.
A Bíblia é o livro texto.
a.
“Pais, se quereis educar vossos
filhos para que sirvam a Deus e façam bem ao mundo, fazei da Bíblia vosso livro
de texto... Não importa outra cousa que se ensine no lar, ou na escola, a
Bíblia como o grande educador deverá estar em primeiro lugar”. – Consejos para
la Iglesia, p. 155.
b.
Obter lições práticas da
natureza.
2.
Vida religiosa
a.
Estabelecer como norma o
realizar os cultos familiares. Os filhos
devem participar ativamente na leitura, louvores, oração e dar suas opiniões
sobre temas espirituais.
b.
Compre as lições da Escola
Sabatina e a Devoção Matinal para que realizem seus cultos pessoais.
C Educação Sexual
1.
Meninos e meninas despertam a
admiração mútua.
2.
Educação sexual das meninas:
a.
Ensinar-lhes sobre o caminho
biológico e anatômico: mudança nas proporções e as formas do corpo, crescimento
dos seios e dos pelos, incluindo o púbis.
b.
Prepara-las para que a primeira
menstruação seja natural e não traumática.
3.
Educação sexual dos meninos:
a.
Ensinai-lhes sobre a mudança
biológica e anatômica: mudança na voz, crescimento dos pelos.
4.
Alerta aos filhos sobre os
abusos sexuais:
a.
Cuidar da admiração desmedida
para com as pessoas maiores: professores, amigos(as), artistas, etc.
b.
Ensinai-lhes sobre a conduta
que devem ter com os(as) amigos(as).
c.
Advertir-lhes sobre as
violações, conduta com os estranhos e limites com os familiares.
D Responsabilidades dos
Pais
1.
Tratar de ser o(a) melhor
amigo(a) de seus filhos.
2.
Ilustração: As investigações demonstram que os pais que
se integram completamente com as atividades dos filhos, estes têm melhor
rendimento escolar e nas suas condutas são melhores.
3.
Realizar atividades específicas
e planejadas.
a. Conversar com os filhos, escuta-los em seus anseios e identificar-se
com as preocupações, mesmo que pareçam sem importância.
b. Compartilhar aflições e jogar os desportes que eles gostem.
4.
Estabelecer e insistir em
cumprir horários: comer, dormir e fazer suas tarefas escolares.
5.
Ajuda-los a escolher programas
televisivos, analisar as notícias e os acontecimentos atuais.
CONCLUSÃO
1.
Os filhos são a herança mais
precioso outorgada por Deus aos pais – Salmos 127:3-5.
2.
PAIS: A infância de nossos
filhos a gozaremos somente uma na vida, DESFRUTE-A!
3.
QUERIDOS PAIS E MÃES: A infância
é a etapa mais importante na formação integral de nossos filhos,
concedamos-lhes todo nosso tempo, inteligência e capacidade para educa-los para
“esta vida e para a eternidade”.
4.
QUE DEUS SEJA NOSSO GUIA PARA
ORIENTAR-NOS NA FORMA EM QUE DEVEMOS EDUCAR NOSSOS FILHOS!
OREMOS...
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