Youtube

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A SEXUALIDADE NO LAR CRISTÃO 4ª SESSÃO - RELAÇÕES SEXUAIS PRÉ-MATRIMONIAIS





RELAÇÕES SEXUAIS PRÉ-MATRIMONIAIS
I Coríntios 6:18-20


INTRODUÇÃO


A        As mensagens falsas sobre sexo estão tendo um efeito devastador nas convicções morais básicas dos jovens, estas mensagens estão chegando ao extremo que se ridiculariza aquelas pessoas que lutam por chegar virgens

ao casamento.



B        O sexo converteu-se em um fim em si mesmo, em vez de um meio para chegar em um fim.  No entanto, é necessário compreender que a sexualidade é mais que um ato físico, é uma combinação das áreas físicas, mentais, emocionais e espirituais.



C        O sexo é ruim quando se corrompe, pelo contrário, pode ser algo lindo, virtuoso e bom quando se realiza nos princípios bíblicos.



D        OS JOVENS NECESSITAM SABER QUE NÃO SOMENTE É BOM DIZER NÃO, SENÃO QUE É CORRETO DIZER NÃO. NECESSITAM SABER POR QUE DIZER NÃO, COMO DIZER NÃO, E OS BENEFICÍOS DE DIZER NÃO.





I      ARGUMENTO A FAVOR OU CONTRA AS RELAÇÕES SEXUAIS PRÉ-MARITAIS





          A        Argumento do amor e do namoro



1.    A FAVOR – Alguns dizem: “Temos relações sexuais pré-maritais porque nos amamos e estamos tão apaixonados que consideramos que nossos corpos já são um”.

2.    CONTRA – A Bíblia diz: “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” – I Coríntios 13:4-8.







B        Argumento biológico



1.           A FAVOR – Tem que ter relações sexuais pré-maritais para satisfazer as necessidades biológicas tão naturais como ter sede, respirar ou comer.

2.           CONTRA – As relações sexuais envolvem muito mais que o biológico porque somos muito mais completos que os animais, ABARCA TODO O NOSSO SER: mente, corpo e espírito.



C        Argumento Estatístico



1.           A FAVOR – Todo mundo o faz.

2.           CONTRA – Em países como a Austrália e os europeus que são considerados os mais liberais, 25% dos varões e 35% das mulheres vão para o casamento sem ter tido relações sexuais.  Na América do Sul, 45% dos homens e 50% das mulheres não tiveram relações sexuais antes do casamento.  VOCÊ DEVE FAZER PARTE DESTA PORCENTAGEM que diz NÃO até o casamento.



D       Argumento Anticoncepcional



1.           A FAVOR – Os anticoncepcionais tiram o medo de engravidar. Agora existe o sexo “seguro”.

2.           CONTRA – Apesar do “sexo seguro”, o ano passado nos Estados Unidos, 1.000.000 de adolescentes ficaram grávidas e 3.000.000 de pessoas se contagiaram de alguma Infecção de Transmissão Sexual (DST).  Lembre-se: NÃO SE CRIOU UMA CAMISINHA PARA O CORAÇÃO.



E        Argumento Experimental



1.           A FAVOR – Rusty Wright disse: “Ninguém compra um par de sapato, sem antes prova-lo, assim também não é conveniente casar-se antes de conhecer se é compatível sexualmente.

2.           CONTRA – Em primeiro lugar, uma pessoa não se converte em um “expert” por ter tido “algumas relações sexuais”, requer-se amor, tempo, paciência, tolerância e toda uma vida para gozar plenamente a vida sexual.  Em segundo lugar, não precisa “provar” porque a vagina foi criada por Deus de maneira que pode recepcionar mais de 97% de qualquer pênis, e os outros 3% se solucionam com tratamento médico.



II     POR QUE ESPERAR ATÉ O CASAMENTO?



          A        É o plano que Deus estabeleceu.



1.           Deus disse: “Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo”. – I Coríntios 6:18.  Esta mensagem quer proteger os solteiros para que não cometam pecados contra seus próprios corpos, e percam o respeito por si mesmos e pelo corpo de seu futuro par.

2.           Josh McDowell disse que quando Deus ordenou que o sexo somente pertencesse ao leito matrimonial, não está restringindo nosso desfrute; senão que nos está mostrando a forma de desfruta-lo melhor. Deus não está tratando de evitar que tenhamos uma vida sexual maravilhosa; senão que está dando-nos uma orientação positiva de como podemos ter a melhor vida sexual possível.



B        Esperar enriquece tua vida



1.           Fortalece o domínio próprio e te permite enfrentar outras tentações.  LEMBRA-TE: Uma vez que um casal tenha chegado até o final, sua capacidade de evitar as relações sexuais em saídas futuras estará quase completamente quebrada.

2.           Aumenta tua auto-estima – Deves respeitar teu corpo porque vales muito e Deus pagou um grande preço por tua vida.  A perda da auto-estima produz insegurança, depressão,  e até perde o interesse pela vida.

3.           Incrementa a confiança mútua – Se respeitarem antes do casamento, respeitar-se-ão durante toda a vida matrimonial.



C        Esperar te mantém livre



1.           Permite escolher livremente, permite escolher esposo(a) sem pressões, casar-se na data que desejar.  No entanto, há jovens que se casam porque já estão comprometidos ou porque não desejam desonrar a família.

2.           Protege-te de ser usado(a).  Os que esperam até o casamento nunca escutarão estas frases: “Já não és virgem, me pertences”; “vou contar para todos o que fizemos”, “se não o fizermos novamente, contarei para tua família”.







D       Esperar te protege de:



1.           Uma gravidez que pode terminar em um casamento imaturo, ou um casamento não desejado.  Também podes converter-te em pai ou mãe solteiros.

2.           Aborto – Muitas vezes por escapar ao comentário das pessoas ou para não agüentar a vergonha, escolhe-se o caminho do aborto, que lamentavelmente é o caminho do assassinato e do sentimento de culpa.

3.           Progete-te do contágio com DST – As Infecções de Transmissão Sexual mais conhecidas e que estão infectando a milhões de pessoas a cada ano, são:

3.1        Gonorréia

3.2        Sífilis

3.3        Hepatite B

3.4        Herpes Genital

3.5        Verruga Venérea

3.6        AIDS



II     COMO DIZER NÃO PARA AS RELAÇÕES SEXUAIS PRÉ-

MARITAIS



A        Conhecer o princípio bíblico – A fornicação é pecado. I Coríntios 6:16-20 – Efésios 5:3-5.  A fornicação ou relação sexual pré-marital altera o plano que Deus teve na criação. A relação sexual é privilégio exclusivo do casamento.  Deve-se compreender que Satanás leva muitos jovens a ruína provocando gravidez indesejadas, abortos ou sentimento de culpa.  Os jovens que amam a Deus, que respeitam seus corpos como templos do Espírito Santo e que valorizam seus corpos como um tesouro inapreciável, dirão como José: “... cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” – Gênesis 39:9 u.p.



B        Ser observados  - Muitos se expõem desnecessariamente à tentação ao não avaliar os perigos ou porque se sentem muito seguros. A Bíblia aconselha: “Aquele que pensa estar em pé, veja que não caia”. I Coríntios 10:12.  Um sábio refrão reza: “A ocasião faz o ladrão”. É recomendável conhecer os seguintes perigos:



1.    Que os namorados não tenham encontros em lugares onde não há pessoas ao redor.

2.    Visitarem-se quando todos os membros da família estão fora.

3.    Passeios que teriam que passar a noite à sós.

4.    Ter encontros em lugares solitários.



C        Não progredir nas carícias – É importante fazer esta pergunta aos nossos filhos ou aos jovens: por que namoras?  Muitos jovens e senhoritas equivocam o objetivo básico do namoro, pensam que esta etapa é para acariciar-se e recorrem ao caminho equivocado.  Depois de um tempo de carícias perdem sua atração e se avança cada vez mais, até chegar ao ato sexual.  LEMBRE-SE:  As carícias devem progredir paralelamente a um compromisso.



D       Não ter saídas clandestinas – Damos alguns conselhos para evitar a “clandestinidade”:



1.    PAIS – Dêem confiança a vossos filhos para que eles possam contar-lhes seus sentimentos.

a.    Dialoguem sobre a etapa do namoro.

b.    Contem suas experiências de amor.

c.    Advirtam sobre os perigos da intimidade sem limite.



2.    FILHOS – Confiem em vossos pais e dialoguem sobre o que experimentam com seus namorados(a).

a.    Comunicação plena e aberta com os pais.

b.    Avisar onde irão passear e não mentir sobre o lugar para onde irão.



E        Manifestem desaprovação para qualquer insinuação



1.           Se o tocar for acidental, conhecer que há limite.  Esta atitude demonstrará que há limites claros no namoro.

2.           Se foi o toque ou roçar foi para provar – mostrar desaprovação enfática.  REPETIR: Se me amas tens que respeitar-me.



F        Fazer um pacto de pureza



1.           PAIS – Recomenda-se fazer este pacto em algum lugar pouco comum. Um jantar ou uma refeição especial em um bom restaurante.  A esta reunião, sugerimos que pai vá com o filho e a mãe com a filha, respectivamente.  Neste encontro explicar as tentações e perigos que terão que enfrentar no transcurso de suas vidas, e depois convidar para realizar um pacto solene acompanhado de oração para que Deus os cuide e guie para manterem-se puros em sua trajetória até o casamento. Recomenda-se entregar uma lembrança duradoura, que tem o fim de recordar o pacto de pureza sexual.





2.           FILHOS – Se vossos pais estão em outra cidade ou não conhecem este programa, vocês podem fazer com seu(sua).

namorado(a).

a.           Prometer respeitar-se até o casamento.

b.           Dedicar tempo para a oração e ao estudo da Bíblia.

c.           Ter limites claros sobre as carícias.





CONCLUSÃO


1.           O sexo no lugar correto, no tempo correto, com a pessoa certa e sob as circunstâncias corretas, é a mais grandiosa experiência que o ser humano pode viver.



2.           A profundidade e beleza do leito nupcial nunca poderá ser apreciada em sua plenitude por aqueles que têm desperdiçado as emoções em aventuras sexuais ilegítimas.



3.           Tome esta decisão:



3.1        POR AMOR A DEUS

3.2        POR AMOR A MIM MESMO

3.3        POR AMOR A MEU FUTURO CÔNJUGE

3.4        PROMETO ESPERAR ATÉ O CASAMENTO





OREMOS...
















Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...