Youtube

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CAVANDO POÇOS GÊNESIS 26:



CAVANDO POÇOS.

Gênesis 26:1-3
Isaque na terra dos filisteus
1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

Começamos a ver que Deus vai agora renovar a aliança que tinha feito a Abraão com o seu filho ISAQUE, 

Mas ao contrário de seu pai que teve de descer só Egipto por causa da fome que ali haveria, Deus vai dizer a ISAQUE para não descer, mas que devia se estabelecer naquele lugar, pois era aquela terra que Deus lhe daria como herança.

Quando meditava, perguntava-me porque razão Deus fez Abraão descer ao Egipto e ao seu filho não? Sabemos que por causa da fome Abraão desceu, e quando veio trazia uma serva egípcia, que acabou por ter um filho de Abraão e deste relacionamento surgiu um outro povo que rivaliza até hoje com os judeus. 

Se ele não tivesse ido lá, esse povo não existiria hoje, e assim, Deus tinha evitado muito sofrimento. 

O problema não foi Abraão ter descido ao Egipto, mas ter duvidado da promessa que Deus lhe fizera, e prevaricado no mandamento do adultério.

O mesmo poderíamos dizer sobre a criação de satanas, se Deus não o tivesse criado, não estaríamos a viver o pecado que estamos a viver. No entanto Lúcifer fez uma escolha, tornou-se numa criatura desobediente e isso 
Trouxe-lhe consequências assim como os que estavam a sua volta.

A caminhada de Abraão foi diferente da do seu filho, assim como a nossa caminhada é diferente uns dos outros, existem escolhas, decisões, no entanto aquilo que Deus deseja é fidelidade e obediência, 

Por vezes olhamos à nossa volta e vemos pessoas que do nosso ponto de vista, estão melhores do que nós, não tem nem metade dos nossos problemas, têm uma família, têm saúde, têm dinheiro, e perguntamos porquê que a minha vida é mais difícil que a deles?

Prezado irmão ou irmã, não vale a pena tentarmos compreender, pois ninguém terá uma caminhada igual à do outro, mas seja qual for o nosso caminho, façamos aquilo que o Senhor deseja, fidelidade e obediência. 

Gênesis 26:6
6 Isaque, pois, ficou em Gerar.
ISAQUE obedeceu, não desceu e ficou a viver na terra dos filisteus 

Gênesis 26:12-14
12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.
A benção de Deus estava com ISAQUE, mesmo semeando em tempo de seca, colhia 100 vezes mais do que plantava. 

É bom quando estamos a fazer as coisas tendo a Deus connosco, quando lhe somos fiéis, e obedientes, tudo se torna em bênçãos. 

Por outro lado esse relacionamento com Deus sofrerá sempre oposição, e sabemos bem que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, ou seja contra o Homem, mas contra as pudesses do ar nos lugares invisíveis. Satanás arranjará sempre forma de dificultar a nossa caminhada, e isso iria acontecer com ISAQUE 

No versículos 14 diz:
de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

Já alguma vez alguém teve inveja de algum de voz, os meu queridos irmãos já alguma vez foram alvo de invejas de alguem? Provavelmente vamos dizer que sim, até provavelmente muitas vezes. 

E ao contrário? Já tiveram inveja de alguem? A resposta que está na vossa mente será com certeza NUNCA, OU PENSO QUE NÃO.

No entanto é bem provável que uma vez ou outra já tenhamos vivido a inveja na nossa vida.

Assim como Satanás invejou o lugar de Deus, e Eva invejou o fruto proibido, nós também já temos caído neste pecado. 

Vejam o que a inveja levou aqueles homens filisteus a fazer?

Gênesis 26:15-16
15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. 16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.
A inveja levou a que os poços que Abraão cavara fossem tapados novamente, e levou o rei Abimeleque lhe pedisse para se ir embora pois ISAQUE já era muito maior que ele. 

Gênesis 26:17-20
17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. 18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. 19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. 20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

Diz que ISAQUE saiu e foi viver no vale de Gerar, explicar um pouco o que poderia significar viver num vale.

Explicar a importância de um poço.

Mas os homens da terra vieram reclamar o poço como sendo seu.

Aquele poço era uma hetança de Abraão. Pertencia por direito.

ISAQUE chamou ao poço ESEQUE- CONTENDA

Aquele poço ficou conhecido como o poço da contenda, 

A inveja levou à contenda, mas provocada por aqueles homens e nunca por ISAQUE, este não era pessoa de contendas, e logo que a contenda começou vejam o que ele fez.

Gênesis 26:21
21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.
Não vale a pena beber as àguas da contenda, saberão sempre mal, farão de nós pessoas amargas.

Esta semana procuraram contendas? Gostam de luta?, feriram alguém com palavras e atos? 

Pois bem temos aqui o homem que tinha herdado um poço que fora atulhado, que o cavou novamente e que agora iria deixá-lo, pois não gostava de contendas. 

Diz o texto que abriu outro poço e chamou Sitna, que quer dizer: ODIO ou INIMIZADE, vem da raiz Satanás.

ISAQUE não cedeu à tentação e também não quis beber as águas da inimizade.

Prezados irmãos será que temos cavado poços de contendas e inimizades, vivemos hipocrisias de vir à igreja mas estar em contendas e inimizades com os irmãos. 

Durante a semana viveram na luta, acumulando sentimentos de ódio e inveja, e vem ao culto como nada fosse? 

ISAQUE tinha todo o direito de contender e de odiar aquelas pessoas que tinham vindo para ficar com o que era dele, mas ele preferiu não beber dessa água. 

Seria uma água que lhe faria muito mal, então mais uma vez, vejam o que ele fez.

Gênesis 26:22
22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

Agora REOBOTE, Significava LUGAR AMPLO
ISAQUE procurou um lugar tranquilo, onde ele e a sua família pudessem ficar, é crescer. 

Finalmente, Abimeleque resolve fazer um juramento com Isaque, e depois de haverem acordado os termos deste juramento ISAQUE abriu outro poço que lhe chamou sena 
Gênesis 26:23-25
23 Dali subiu para Berseba. 24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. 25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.
Gênesis 26:33
33 Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

Querido irmão e irmã, hoje é também um dia de fazermos um juramento perante o Senhor, que vamos fugir do poço da contenda e não vamos beber das águas da inimizade. 

Gostaria de partilhar este último texto, 
Jeremias 2:13
13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

A verdadeira água da vida é nos dada pelo próprio Jesus, sendo ele próprio a fonte, infelizmente o povo de Israel afastou-se desta fonte, e procurou os seus próprios poços, mas que nunca foram suficientes para saciar a sua vida, procuraram poços rotos, que não retinham as águas. 

Assim estamos nós quando Jesus deixa de ser a fonte da nossa vida, procuramos no prazer fugaz a nossa felicidade, procuramos tudo o que é humano, para saciar o insaciável, e finalmente acabamos por perceber que Deus é a única fonte inesgotável. 
Deus te abençoe. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...