Youtube

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ENGANADOS PELA VISÃO SALVOS PELA PALAVRA



ENCONTRO COM A PALAVRA.

Lucas 24:13-35
13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.
14 E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
15 Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.
16 Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.
17 Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.

Este texto fala de dois discípulos de Jesus um tanto ou quanto desconhecidos. 

Iam a caminho de Emaus e conversavam sobre a morte de Jesus é tudo o que acontecera em Jerusalém.

Diz que Jesus se aproximou deles, e eles não o reconheceram, diz mesmo que Jesus falou com eles e eles estavam entristecidos. 

A tristeza é um factor que bloqueia o discernimento humano. Aconteceu também com Maria, quando foi ao sepulcro: 
João 20:15-16
15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!

Maria também não tinha reconhecido Jesus, a tristeza e o choro impediram de perceber que era Jesus que está ali, ao seu lado.

Ainda hoje nos pode acontecer a mesma coisa ao vivermos dificuldades. Por vezes a angústia de coração não nos ajuda a ver Jesus ao nosso lado.  Vemos só o problema, estamos desanimados, frustrados, vencidos, e com pouco discernimento para olhar a realidade das coisas.  

Queridos amigos, não permitamos que as lágrimas embarguem os nossos olhos. O nosso Jesus está disposto em limpar toda a lágrima e em acalmar toda a dor.

18 Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
19 Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,
20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.

Aqueles discípulos tinham acompanhado tudo o que tinha acontecido a Jesus o seu mestre, como tinha sido preso pelas autoridades, como o tinham julgado à morte e o tinham crucificado. 

Eles só não se lembravam que tudo isso já tinha sido previsto por Jesus antes dele morrer.
Mateus 20:18-19
18 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte.
19 E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.

Este é o nosso problema esquecemos a palavra que Deus nos ensinou, olhamos paravas problemas e esquecemos as promessas.

As ambições destes discípulos foram deitadas por terra- pois esperavam "nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel;" 

Jesus não agiu como eles esperavam, eles estavam desiludidos, defraudados, agora iam para casa provavelmente para serem gozados por familiares e amigos. 

Queridos amigos e quanto a nós? Sentimos o mesmo quando Jesus não corresponde às nossas expectativas? Quando lhe pedimos uma coisa é Ele não nos responde? Quando pensamos que Ele vai agir segundo a nossa expectativa, e não o faz? 

Lembro-me da história daquele chefe da sinagoga de nome Jairo que tendo a sua filha à beira da morte veio pedir auxílio à Jesus: 
Marcos 5:23
23 e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.

Jairo estava em desespero e pediu a Jesus dizendo como ele podia fazer para curar a sua filha. 

No entanto Jesus se demorou, ainda curou uma mulher que tinha um fluxo de sangue, e a desilusão de Jairo aconteceu quando lhe foi dito que a sua filha tinha morrido. 

Sabemos que Jesus acabou por ressuscitar esta menina, mas também não foi da forma como Jairo pensava que Jesus ia fazer. Simplesmente Jesus falou e ela se levantou.

Assim acontece connosco, no entanto devemos crer naquilo que Deus disse, pois se Ele disse é porque vai acontecer. 

22 É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;
23 e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.
24 De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.

Mesmo ouvindo que Jesus podia estar já ressuscitado, eles estavam tristes, afinal tinham sido mulheres a relatar tal acontecimento, e quem daria crédito ao testemunho de mulheres? 

Foram alguns discípulos ao sepulcro confirmar a palavra delas, mas nada viram. 

Infelizmente nós seres humanos só acreditamos quando vemos, estamos como TOMÉ que só acreditaria de visse e tocasse em Jesus. 

A visão é sem duvida um elemento que nos pode atraiçoar. 

Por vezes aquilo que vemos não é, é aquilo que não vemos é. O melhor exemplo estavam a viver estes discípulos de Emaus. 

Pensaram que era um homem comum que seguia com eles no caminho, e era na realidade Jesus. 

E aquilo que não estavam a conseguir ver, era nacrealidade Jesus.

Vivemos num tempo em que a Bíblia diz que satanás fará prodígios, "Apocalipse 13:13
13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens."

Que o Diabo se disfarçaria para enganar: "2 Coríntios 11:14
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz."

E estes sinais se possível enganariam os escolhidos.

Por isso confiar no que vemos somente pode ser perigoso.

Ver não é garantia de nada.

25 Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Jesus começou um estudo bíblico com eles, diz o texto que levou os seus pensamentos às escrituras, ao que estava escrito e discorrendo as escrituras mostrou tudo o que estava profetizado e o que aconteceria com o Messias.

Se eu naquele momento estivesse ao lado daqueles discípulos e fosse Jesus eu faria algo bem mais simples.

Eu simplesmente me apresentaria e diria: amigos sou eu o filho do homem, estão a ver, e se eles tivessem dúvidas faria dois ou três milagres para eles acreditarem. 

Seria muito mais simples do que estar a perder muito tempo com explicações..

Felizmente que Jesus é Deus e sabe todas as coisas, e sabia que não devia ser por uma manifestação visível que os seus discípulos deviam crer nele, mas por aquilo que ESTÁ ESCRITO.

Hoje as pessoas desejam manifestações visíveis de Deus, existem igrejas em que o espectáculo é que conta, pessoas que caem, pessoas que sentem, pessoas que veem, pessoas que ouvem. Todas estas coisas não são provas que é o Espírito de Deus que ali está. 

Isaías 8:20
20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

As escrituras são a prova de fé, se as manifestações não tiverem apoio pela palavra, então é porque vem de fonte falsa.

28 Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.
29 Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.
30 E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;
31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.
32 E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?
33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,
34 os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!
35 Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão.

Hoje mais do que nunca precisámos estar em comunhão com a palavra de Deus. A Bíblia adverte-nós contra os falsos cristos, os falsos profetas, os falsos irmãos. 

A Bíblia chama a nossa atenção para com aqueles que disfarçados de ovelhas são lobos vorazes. 

Hoje na nossa sociedade não existe verdades absolutas, tudo é relativizando, a minha verdade é minha e a tua é tua.  

Hoje as pessoas podem  acreditar em Deus mas também acreditar na reencarnação, podem acreditar em Jesus mas ao mesmo tempo acreditar que por si mesmas serão capazes de tudo.

Hoje estamos mergulhados numa Babilonia de filosofias é só conseguiremos nos orientar, encontrar o caminho se nos agarrarmos á palavra de Deus"

Tudo o resto diz as escrituras:
Provérbios 14:12
12 Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas que o seu fim são caminhos de morte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...