Youtube

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

COMO SURGIU O DIA DAS MÃES




DIA DAS MÃES- Como surgiu

Uma jovem americana, ANNIE JERWIS, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão./ Preocupados com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de ANNIE com uma festa./ ANNIE quis que a homenagem fosse estendida a todas mães, vivas ou mortas./ Em pouco tempo, a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente WOODROW WILSON: dia 9 de maio./ No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo Domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente GETÚLIO VARGAS.// (Guia dos Curiosos, p. 388)
O MAIOR PRESENTE PARA O DIA DAS MÃES
Já parou para contar quantas propagandas sobre o Dia das Mães estão circulando por aí? O comércio não perde tempo...
Mas quem não devia perder tempo é a gente. Não no que diz respeito a sair correndo e comprar presentes para dar para a mãe da gente, embora isso seja bom, mas no sentido de transformar o relacionamento com ela numa coisa agradável. Afinal, mãe é assim: vale por um milhão, mas a gente só tem uma e é bom cuidar dela.
Atenção para estas cinco dicas:
1. Lembre-se que ela é gente. Mãe é ser humano como a gente. Tem direito de errar e tentar acertar. Da mesma maneira, se você errar, está disposta a perdoá-lo. Basta abrir o jogo, confiar, ser sincero com ela.
2. Respeite-a. É fantástico quando há liberdade entre o filho e a mãe, mas nunca, em momento algum, a liberdade deverá anular o respeito. Mesmo porque quem respeita é respeitado.
3. Não fique eternamente na defensiva. Em seu relacionamento, você não tem que provar que é melhor ou pior que sua mãe. Se achar que algo não está bem, converse. E se ela, de alguma forma, mostrar que algo não está legal com você também, tente melhorar em vez de se justificar. Afinal, a experiência conta mais pontos do que a teoria.
4. Tire tempo para ela. Não são apenas os seus amigos que gostam da sua companhia. É certeza que sua mãe gostaria de ficar batendo um papo descontraído com você de vez em quando.
5. Cultive a sua amizade. Nada pode mudar o fato de ser filho de sua mãe, mas ser ou não seu amigo é uma escolha que você faz. Cultive essa amizade. Lembre-se, mãe também pode ser a melhor amiga da gente.
(adaptado de Mocidade, 5/92, p. 31)
RETRATO DE MÃE
- "Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus;/ e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo;/ que, sendo moça, pensa como anciã e, sendo velha, age com todas as forças da juventude, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e quando sábia, assume a simplicidade das crianças;/ pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos;/ forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha, e fraca se alteia com a bravura dos leões;/ viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e morta, tudo daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios./ Não exijam de mim que digam o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este pergaminho, porque eu a vi passar no meu caminho./ Apenas lhes peço: quando seus filhos crescerem, leiam para eles esta página, e eles lhes cobrirão de beijos a fronte;/ e dirão que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, deixou para todos o retrato de sua própria MÃE. ..." //
(Dom Ramon Angel Iara, Bispo de La Serena, Chile, tradução de Guilherme de Almeida)
Se temos conta com o médico, uma loja, o padeiro e outros fornecedores, eles habitualmente nos enviam a conta cada fim de mês, e, se os pagamentos não forem periodicamente satisfeitos, quererão saber a razão porque não o fazemos./ Qual de nós já recebeu uma conta de nossa mãe?/ Nenhum recebeu nem receberá, porque nossa mãe não mantém escrita./ Não anota nenhum débito contra nós, nem nos faz lembrados de nossas dívidas para com ela./ Talvez seja esta uma das razões porque nos esquecemos do quanto realmente lhe somos devedores./ Isso explica por que fazemos tão poucos pagamentos para liquidar essa conta...//
COMO SURGIRAM AS MULHERES
Dizem que Deus estava lá um dia e resolveu criar o mundo. Fez o mundo. Fez a terra e as águas e ficou contente com o resultado. Estava lindo, mais ainda não ficou satisfeito. Então Ele colocou as plantas sobre a terra. Melhorou muito, ficou mais colorido, mais vivo. No dia seguinte Ele percebeu que a vegetação embora muito bonita e diversificada não se mexia, e resolveu colocar um pouco de movimento em sua obra E fez os animais grandes, pequenos, voadores, rastejantes, coloridos, independentes, versáteis, enfim capazes de quase tudo. Só que, com o passar do tempo, as coisas começaram a ficar meio bagunçadas e deus achou melhor criar um novo ser para botar ordem na casa.
Deveria ser um novo animal, que reunisse as qualidades de todos os outros e mais, que desenvolvesse inteligência, que fosse capaz de dominar o mundo e reinar sobre ele absoluto.
Surgiu então o homem. Vigoroso, esperto, criava ferramentas para sobrepujar os outros animais e se proteger dos rigores do ambiente que o cercava. Pôr algum tempo Deus esteve satisfeito com sua criação mas logo percebeu que faltava ainda alguma coisa. Então Ele percebeu que já havia adquirido bastante prática na arte de criar seres vivos e resolveu fazer sua Obra Prima: Um ser superior a todos os outros que dominasse inclusive o homem, mas que fosse delicado como a pétala de uma flor, suntuosa como as curvas de um rio, forte como uma queda d'água, belo como um pôr-de-sol, versátil e inteligente como o homem e reuniu em um único ser, todo esplendor de sua obra. Nesse dia Deus fez a MULHER.
** Mensagem enviada pelo Samis Davis
SABEDORIA DE MAE ....
João convidou sua mãe para jantar. Durante a refeição, sua mãe não pode
deixar de notar o quanto a empregada era atraente e sensual. Após o
jantar, ela começou a imaginar se haveria mais alguma coisa entre seu
filho e a empregada. Lendo os pensamentos da mãe, João disse:
- Eu sei o que você deve estar pensando mãe, mas te asseguro que meu
relacionamento com a empregada é puramente profissional.
Uma semana depois, a empregada disse para o João:
- Desde que sua mãe veio jantar, a concha de sopa de prata sumiu. Você
não acha que ela levou, acha?
João disse:
- Bem, eu duvido, mas mesmo assim vou escrever um e-mail para ela, só
para ter certeza.
Então ele sentou-se e escreveu:
"Querida mamãe, eu não estou querendo dizer que você pegou a concha de
sopa da minha casa, e não estou querendo dizer que você não pegou a
concha de sopa. Mas o fato é que ela sumiu desde o dia em que você
esteve aqui para o jantar."
No dia seguinte, João recebeu a resposta do e-mail em que sua mãe dizia:
"Querido filho, eu não estou querendo dizer que você dorme com a
empregada, e não estou querendo dizer que você não dorme com a
empregada, mas o fato é que, se ela estivesse dormindo na própria cama,
já teria achado a concha de sopa que eu coloquei lá quando vim embora.
Com amor, sua mãe."

PROCURA-SE UMA MÃE
Quando lemos algumas histórias Bíblicas, nos deparamos com grandes heróis da Fé, como Moisés, Samuel, João Batista, entre outros, e o próprio Jesus Cristo que tiveram nos seus "bastidores" seu importante alicerce: uma mãe fervorosa e dedicada.
Ler e estudar um pouco sobre as mães na Bíblia, traz um encantamento ímpar, pois se percebe a fé e a entrega incondicional ao Deus Criador.
Todos sabemos que a educação vem desde o berço, e hoje se comprova que até mesmo antes do nascimento, já se influencia o feto.
Estas mães da Bíblia, Ana, Joquebede, Maria,...deixaram características e exemplos de como preparar os filhos para que sejam uma grande Benção para a sociedade.
Destaco as orações fervorosas, de todas elas. Que fé, comunhão e diálogo estas mulheres tiveram com o Deus Criador! Seu amor a Deus ao dedicarem seus filhos como eleitos do Senhor...O amor e a educação dentro do prisma religioso, deixaram marcas profundas nestes garotos, que um deles chegou até recusar ser chamado filho da filha de Faraó.(Heb.11:24)
Alguns mesmo que alertados, advertidos e admoestados pela mãe fervorosa, desobedeceram aos conselhos, como foi o caso de Sansão, que pela sua desobediência aos Pais, pagou seu preço.
Hoje o mundo procura os homens fiéis e consagrados, que tenham o Poder do Espírito Santo. Eles existem sim, mas poderiam ser muito mais.
É verdade que para ser usado por Deus, não é obrigatório ter uma mãe fervorosa, mas que isto tem uma grande influência, não há dúvida.
Recordo quando era garoto, que minha mãe sempre nos chamava para os cultos em casa, e não deixava fazer oração ou participar do culto, sem camiseta. O respeito, a reverência ao Deus criador, foram uma das bases que minha mãe forneceu para que hoje, eu fosse um Pastor. Suas preces, que às vêzes eram longas e com lágrimas, me impressionavam.
Mãe, por favor, ensine a criança no caminho que deve andar, dê seu exemplo, seja fiel a Deus, custe o que custar. Instrua seu filho, ofereça vídeos e livros com histórias Bíblicas. Procure amiguinhos que sejam cristãos também. Leve-o sempre para a Igreja, solicite ou faça partes na liturgia do culto que atinja as crianças também. Afaste literaturas e qualquer outra influência negativa, lembre-se do que disse Jesus: "O que comigo não ajunta, espalha."
Os desenhos animados da atualidade são paradoxalmente opostos a educação cristã. Ou nós como pais e mães nos acordamos agora, ou a sociedade em breve não saberá mais o que é o cristianismo vivo.
Que Deus conscientize voce mamãe da sua grande responsabilidade, não só do leite materno e da formação física e acadêmica, mas também da formação religiosa. Que está faltando muito. Procure ser um exemplo. É a melhor fórmula para que seus filhos possam ser usados poderosamente por Deus, e que isto resultará em benefícios para a sociedade e alegrias na sua velhice.
Um abraço respeitoso, para voce mamãe fervorosa!

Pr. Irineo E. Koch.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...