Youtube

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ESPELHO DO AMOR RECEBER E REFLECTIR O AMOR DE DEUS



Espelho do amor
Você deve primeiro receber o amor de Deus
para depois refleti-lo no mundo ao redor

“O amor de Deus está para o ser humano assim como  a luz do Sol está para a Lua”


Augusto César Maia é psicólogo clínico em Campinas, SP.
Todo cristão quer amar a Deus acima de todas as coisas. Ninguém ques­tiona o mandamento bíblico, O pro­blema está em saber o que é amar a Deus. Para uns, amar a Deus é cumprir os mandamentos à risca; para outros, é ser sub­misso à vontade de Deus; e ainda para outros, é ser estrito no cumprimento de normas reli­giosas e na prática de obras de caridade. Na sua opinião, o que é amar a Deus?
Vamos recorrer a Jesus em busca da resposta definitiva. Em Lucas 7:36-48, Jesus nos indica: “Quem tem pouco a ser perdoado sente pouco amor.” Isso quer dizer que quem tem muitos (numerosos) pecados ama mais a Deus? Não é isso o que Jesus está dizendo. Ele ensina que as pessoas que se reconhecem pecadoras (devedo­ras), pedem o perdão das suas dívidas (pecados) e têm capacidade de receber o perdão passam a estimar e a amar mais o Credor, na proporção direta da quantidade de perdão recebida.
Amar a Deus é ser capaz de receber, e não, como muitos pensam, de dar. Como posso dar se não quero receber? Como pode haver preenchimento se não quero receber algo para ocupar meu vazio? Como posso abrir o cora­ção se não quero receber ninguém dentro dele? Como vou abrir a porta da minha casa se não quero receber visitas? Quando não quere­mos receber ninguém, fechamos as portas.
A Bíblia deixa claro que só conseguiremos amar a Deus compreendendo e acei­tando que Ele nos amou primei­ro. Deus nos deu algo muito precioso corno presente. Se dou algo a alguém, essa pessoa tem que querer receber. Sem rece­ber, é impossível ter. Sem ter, não há como dar Para amar a Deus, é preciso receber aquilo que Ele deu: Seu Filho amado para morrer na cruz por nós. A natureza de Deus é dar. Deus deu Sua própria vida para provar que a Sua capacidade de dar é imensurável, ilimitada.
Se não recebemos esse amor ainda, significa que não somos ca­pazes de amar a Deus. Amar a Deus é ser capaz de receber Seu perdão, ou seja, Seu amor. Nos­sa capacidade de receber o perdão divino é pro­porcional á habilitação de perceber e confessar o quanto somos pecadores, doentes, necessita­dos e dependentes. Segundo Jesus, quanto maior o perdão, maior a gratidão e maior o amor pelo Doador do perdão. O tamanho do perdão não depende do tamanho do pecado, pois para Deus pecado algum é pequeno, mas da capacidade de aceitar e querer receber a cruz de Cristo, o amoroso perdão divino. Aquele que recebe o perdão, igual à mulher que Cristo perdoou, ama a Deus de todo o coração.
A esta altura, podemos afirmar que todos aqueles que amam a Deus guardam os Seus mandamentos, são obedientes é fazem a Sua vontade. Mas isso é conseqüência de amar a Deus. Eu não faço ou cumpro certas coisas para amar a Deus, mas porque amo a Deus O verbo amar vem primeiro.
Nós recebemos o amor e refletimos a dádiva. O que sai de nós é o reflexo do amor de Deus. O amor de Deus está para o ser humano assim como a luz do Sol está para a Lua, que apenas reflete a luminosidade do portador real de luz. O ser humano não é capaz de gerar amor, pois não é fonte, mas receptáculo. Não é matriz de seu próprio caráter, mas precisa de algo externo e superior para sua formação. Para termos o ca­ráter de Cristo, que é amor, necessitamos dEle. O amor refletido não é nosso. Apesar de estar em nós, não é nosso. O amor não é meu, a despeito de Deus ter-me dado, O amor não pode ser possuido como um bem mate­rial. Pode apenas ser desfrutado por quem o possui ou por aqueles ao redor, O amor é um dom. E no mundo espiritual, quando se dá algo, a dádiva não passa a ser propriedade de quem o recebeu. O ser humano não é capaz de dar o que não tem. Por isso, é preciso querer rece­ber e continuar receben­do o amor de Deus, para poder crescer no amor e refletir esse amor.


Sinais dos Tempos     Setembro - Outubro  2003

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...