Youtube

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O DOMÍNIO DE JESUS SOBRE A NATUREZA



O DOMÍNIO DE JESUS SOBRE A NATUREZA

Lucas 8:22-25
22 Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram.
23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar.
24 Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança.
25 Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?

Neste texto vemos Jesus a ter um controle absoluto sobre a natureza. 

Este controle vem do facto de Jesus ser o criador de tudo,, a Bíblia afirma o seguinte: 
João 1:3
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Jesus como criador também da natureza, tem nas suas mãos o controle da mesma.

Temos vários textos que nos apresentam Deus ao controle da natureza.
Ao som do seu trovão,
as águas no céu rugem;
ele faz com que as nuvens se levantem
desde os confins da terra.
Ele faz relâmpagos para a chuva
e faz sair o vento de seus depósitos.
Jeremias 51:16

Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.
Tiago 5:17-18

Muitas vezes o povo de Israel perdia está noção que na realidade era Deus que lhes dava o sustento trazendo sol e chuva na medida certa para que a terra produzisse com abundância. 

Por vezes o povo agarrava-se à idolatria e à crença pagã de que eram providos por determinado deus.

Um exemplo claro era a adoração a BAAL, deus da natureza, que controlava os ventos e a chuva, e que era responsável por boas colheitas.

Não é por acaso que Elias se opôs à este deus falso e desafiou os adoradores de BAAL a conseguirem desfazer a ordem de Deus no que respeita à seca dos três anos e meio que o povo sofreu.

Se satanás pudesse contrapor a ordem estabelecida por Deus ele o teria feito quando os 400 profetas de BAAL se puseram em adoração, invocando o livramento que este lhes podia dar.

Mas neste ponto satanás não controla os elementos da natureza. 

Vou tentar explicar-me melhor com um exemplo Biblico é comentado por Ellen G. White.

Todos sabemos a razão pela qual Deus destruiu o mundo antigo com um dilúvio, certo? 
A Bíblia é clara dizendo: 
Gênesis 6:5-7
5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Mais à frente o texto afirma ainda o seguinte:
Gênesis 7:11-12
11 No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram,
12 e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

Perante tal acontecimento natural Ellen g. White diz o seguinte: patriarcas e profetas p. 60.
"A água parecia vir das nuvens em grandes cataratas. Os rios romperam os seus limites, e inundaram os vales. Jatos de água irrompiam da terra, com força indescritível, arremessando pedras maciças a muitos metros para o ar; e ao caírem, sepultavam-se profundamente no solo ...Aumentando a violência da tempestade, árvores, edifícios, pedras e terra, eram arrojados a todos os lados. O terror do homem e dos animais era indescritível. Por sobre o estrondo da tempestade, ouvia-se o pranto de um povo que tinha desprezado a autoridade de Deus. O próprio Satanás, que fora obrigado a permanecer no meio dos elementos em fúria, temeu pela sua existência"

Mais uma vez se satanás tivesse poder sobre a natureza, ele não temeria por sua existência. 

Embora seja claro que Deus é aquele que controla os elementos naturais, podemos ver pela Bíblia que o pecado veio alterar em muito a natureza. 

A TERRA SERIA AMALDIÇOADA. 
Gênesis 3:17
17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.

A natureza tal como Deus a fizera tinha sofrido alterações e por causa disso a lei causa efeito joga hoje um papel fundamental na história do grande conflito. 

Satanás vai usando a natureza a fim de trazer dor e sofrimento ao ser humano, ele fê-lo com o patriarca Job: 
Jó 1:18-19
18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,
19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.

Sabemos que Deus permitiu que satanás tocasse na vida de Job, e nesse sentido ele usou um dos elementos da natureza para trazer essa dor.
Não sabemos como o fez e que condições climatéricas se aproveitou, no entanto o método é sempre o mesmo magoar Deus, ferindo o ser humano.

Hoje satanás continua a aproveitar a natureza para inflingir de tristeza e dor o ser humano. Hoje vivemos num mundo muito desequilibrado, sendo o homem o maior agente de desequilíbrio.

As alterações climáticas são consequência de um mundo afectado pelo mal. O egoísmo e a ganância levaram o mundo ao estado caótico em que se encontra. 

Os cientistas procuram outro lugar no universo para ser colonizado, e fugirmos desta terra sem futuro, onde a natureza geme de dor. 
Romanos 8:22
Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.

Isaías 51:6
6 Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada.
Embora vivamos num mundo em convulsão, sabemos por aquilo que lemos hoje que Deus está ao controle, ele não deixará que a nossa existência naufrague nas ondas desta vida. 

A Bíblia afirma claramente que Deus vai repor a ordem neste nosso planeta.
2 Pedro 3:10-13
10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...