Youtube

domingo, 4 de fevereiro de 2018

UMA CASA PARA OS JUDEUS



Uma casa para os judeus


Líder de comunidade judaica fala sobre características e costumes do povo judeu

Apesar de o Holocausto nazista ter ceifado uma imensa população judai­ca, o povo judeu sorna mais de 13 mi­lhões de pessoas no mundo. Só no Brasil há 130 mil.
Que costumes eles ainda preser­vam dos tempos bíblicos e como vive essa nação peregrina? Para responder a perguntas como essa, Sinais dos Tempos buscou o professor Reinaldo W Siqueira. Especialista na teologia do Antigo Testamento e com a expe­riência de alguns anos em Israel, Siqueira dirige uma comunidade judai­ca em São Paulo, chamada “Casa dos Filhos de Sião”, urna sinagoga que reúne judeus e evangélicos. Ele co­meçou seus estudos em teologia no Brasil e concluiu graduação e mestra­do na França. Fez doutorado na área de exegese e teologia do Antigo Testa­mento, nos Estados Unidos. Há três anos ensina Línguas e Exegese Bíbli­ca, no Seminário Latino-Americano de Teologia, localizado em Engenhei­ro Coelho, interior de São Paulo.
Siqueira define a “Casa dos Filhos de Sião” como um local para diálogo aberto e respeitoso entre comunidade judaica e cristãos, cujo objetivo é promover o conhecimento e respeito pelas raízes da fé cristã”.
Veja os principais trechos da entre­vista:

Sinais dos Tempos: Quantos judeus há no mundo hoje e onde estão concentrados?
Dr. Reinaldo Siqueira: Estima-se que a população judaica no mundo seja de 13 a 14 milhões. Muitos judeus per­deram totalmente o contato com a comunidade e as instituições judaicas do pais onde eles residem e não estão portanto incluídos nessa estatística.
Cerca de 6 milhões e 200 mil ju­deus vivem na América do Norte, sendo que 5 milhões e 800 mil destes nos Estados Unidos. Israel vem em segundo lugar com cerca de 4 mi­lhões e 600 mil judeus. Depois a Eu­ropa, com um pouco mais de 2 mi­lhões e 300 mil. Na América do Sul calcula-se cerca de 500 mil judeus. Na África, a grande concentração de judeus se encontra na África do Sul, com cerca de 106 mil. O último gran­de foco de população judaica se en­contra na Austrália, com cerca de 100 mil judeus. Uma listagem e estatística mundial detalhada, por país, pode ser encontrada no website http://www.vj­world. com.

Sinais:  E no Brasil?
Siqueira: Em nosso país há cerca de 130 mil judeus, sendo que 60 mil se encontram na cidade de São Paulo, e outros 40 mil no Rio de Janeiro. Co­munidades judaicas menores existem em praticamente cada capital dos Es­tados brasileiros

Sinais: Como é constituída esta popula­ção judaica mundial?
Siqueira:  Quanto à origem e cultura, há dois grandes grupos de judeus no mundo: os asquenazis e os sefaraditas. Os asquenazis são provenientes da Europa Central, do Norte e Oriental, e são o grupo mais numeroso da popu­lação judaica. Muitos deles ainda fa­lam o yiddish (um dialeto do alemão que incorpora vários termos hebrai­cos e que faz uso do alfabeto hebraico para a escrita). Já os sefaraditas são provenientes de regiões do ocidente e sul da Europa, norte da África e Oriente Médio. Espanha e Portugal éo lugar de origem desse grupo. Al­guns deles ainda falam o Ladino, que corresponde basicamente ao Caste­lhano do final da Idade Média.
Há grupos minoritários de judeus como os Benei Israel da Índia e os Fa­lachas da Etiópia. Em sua língua ma­terna e aspectos físicos eles são seme­lhantes aos seus conterrâneos india­nos e etíopes, respectivamente. A maioria dos Benei Israel, no entanto, e praticamente a totalidade dos Fala­chas hoje vivem em Israel, se inte­grando à cultura e vida desse pais.

Sinais: Quais são as características reli­giosas do povo judeu?
Siqueira: Há judeus religiosos e não-re­ligiosos. Entre os religiosos, se desta­cam os ortodoxos, os conservadores, os reformados e os reconstrucionis­tas. Os ortodoxos consideram a lei de Moisés (a Torá) autoritativa e têm as Escrituras como a revelação de Deus. Observam de forma criteriosa as leis alimentares do judaísmo. A liturgia é feita em hebraico. Crêem na vinda de um Messias pessoal para estabelecer o reino de Deus na Terra.
Os conservadores mantêm os prin­cípios da fé judaica, mas buscam uma adaptação da Torá e da tradição judai­ca às realidades da vida moderna.


Sinais dos Tempos       Maio-Junho/2000

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...