Youtube

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A SERVA DE NAAMÃ O LEPROSO



A SERVA JUDIA, UMA MENINA QUE FALOU DE DEUS

"A questão que cada homem deve pôr não é o que faria pelo Senhor se tivesse mais dinheiro, tempo ou educação, mas o que fará com as coisas que tem. O que imporia não é o que você é ou o que você tem – mas se Cristo controla a sua vida''.
Autor desconhecido

2 Reis 5:1-5, 14, 15
Atos 1:8

850 A. C.. Oficialmente havia paz em Israel. Contudo, as tropas de Ben-Hadade, rei da Síria, continuavam a fazer incursões a Israel para levarem prisioneiros como despojo. Um dia capturaram uma menina judia que não tinha mais de 15 anos. O nome dela não está registrado na Bíblia. Talvez seja porque aquilo que se diz a seu respeito é tão impressivo, que o nome é de secundária importância.
A moça tomou-se criada da esposa dum oficial de alta patente no exército do rei. O oficial, Naamã, era competente e tinha muita influência. Era grandemente honrado pelo rei devido ao seu valor em combate. Seria o resultado das orações dos seus pais tementes a Deus, ou a resposta ao grito do seu próprio coração a Deus, que levou esta pobre menina, provavelmente através de um mercado de escravos, em Damasco, para esta boa casa?
Na altura, Naamã estava profundamente preocupado. Uma sombra caíra sobre a sua casa e não podia ser afastada. Havia verificado que tinha lepra, a mais temível das doenças. Uma vez que a pessoa contraía a lepra, era marginalizada para o resto da vida (Lev. 13:45,46). Tratava-se duma doença horrível, e podia levar anos até que a morte libertasse a vítima do seu isolamento.
Naamã era já um homem morto. A sua morte física poderia demorar anos, mas na realidade, para a esposa, para o seu senhor, os seus colegas, e para a menina, ele em breve já não existiria. Nenhum rei, nenhum troféu de vitória poderia evitar a sua expulsão. Seria forçado a vaguear fora dos muros da cidade como um pedinte. Cada pessoa que se aproximasse dele seria avisada para se afastar.
Naamã e a sua esposa tinham tentado manter a doença em segredo, mas em breve isso se tornaria impossível. O segredo havia-se tornado conhecido – mesmo a criada estava consciente dessa situação chocante.
Ela não se enchera de amargura por causa do cativeiro. A sua fé em Deus, aprendida no lar dos pais, tinha-a livrado disso. Sujeitava-se aos seus superiores e era simpática para com eles. Reconhecendo isso, eles confiavam nela.
Sim, os seus senhores tinham um problema. Mas não era verdade que os problemas existiam para poderem ser levados a Deus? Não sabiam estes sírios que Deus tinha um servo na terra – Eliseu? Ele era uma figura muito honrada na terra dos seus pais. Assim, ela aproximou-se da sua senhora, com uma proposta muito natural:
"Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra".
Algumas palavras apenas, mas que diferença fizeram. Em vez de morte certa, havia uma possibilidade de vida! A senhora considerou seriamente as suas palavras, e o senhor achou que eram suficientemente importantes para as comunicar ao rei. Este ordenou ação imediata. Logo que possível, Naamã estava a caminho, levando muitos presentes para ver o profeta Eliseu em Samaria.
Quando Naamã voltou, não estava apenas curado da sua horrível doença – a sua pele limpa e sem mancha, com o aspecto da pele saudável dum jovem – mas o processo de cura havia sido muito mais profundo. O seu coração fora tocado. Agora ele tinha confiança no Deus de Israel. E disse: "Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus senão em Israel''. Em vez de adorar ídolos, tornou-se adorador do Deus vivo.
Nada mais se diz acerca da menina cuja vida foi descrita em duas frases. Todavia, alguns aspectos da sua vida são impressionantes. Primeiro, ela deve ter sido uma serva excelente, que desempenhava bem o seu trabalho. Alguém disse: "O que tu fazes fala tão alto, que não consigo ouvir o que tu dizes". Ela viveu cedo demais na história para ter lido as palavras de Tiago que diz que a fé da pessoa é provada pelas obras (Tg. 2:14-26). Contudo, praticava o que Tiago pregou. As suas obras haviam preparado uma oportunidade para as palavras. Ela foi ouvida atentamente pelos senhores.
Segundo, ela não se manteve em silêncio, com timidez. Não pensou que era demasiado nova para ter alguma coisa importante a dizer (1 Tim. 4:12). Não sentiu que a sua posição fosse demasiado baixa para poder ser ouvida. Em vez disso, viu uma pessoa em necessidade e creu que o Deus de Israel podia satisfazer essa necessidade. Confiou em que Ele curaria Naamã da sua temível doença. Foi só isso que ela disse, umas simples palavras, mas o resultado foi significativo. Um futuro completamente novo se abriu para Naamã.
Umas simples palavras trouxeram nova vida a um homem, esperança para a sua família e apoio para o seu rei. Umas simples palavras chamaram a atenção e trouxeram honra para o Deus de Israel. Esta menina continua a falar às pessoas, hoje, através das palavras que ficaram registradas sob a direção do Espírito Santo, muito depois dela ter morrido. A história jamais poderá apagar o que ela disse e fez.
Não disse muito, mas o que disse revelou a sua fé – uma fé que foi provada pela realidade, uma fé que serviu o povo ao seu redor. Por causa da sua fé uma vida foi transformada. Afinal, a insignificante criada não era assim tão insignificante!
Cerca de 900 anos mais tarde, Jesus disse aos discípulos que eles seriam Sua testemunhas. Testemunhar significa falar aos outros das experiências pessoais do que a pessoa ouviu e viu (1 Jo. 1:2,3). Para fazer isso, tem que começar em "Jerusalém" (Atos 1:8). Isto significa começar no seu próprio ambiente. Se alguém deseja fazê-lo, então Deus usará as palavras. Abençoa-as. Uma pessoa que está pronta a testemunhar dessa maneira, receberá oportunidades com que nunca sonhara.

A Serva Judia, uma menina que falou de Deus
(2 Reis 5:1-5,14,15; Atos 1:8)

Perguntas:
1.   O que é que a Bíblia diz a respeito desta menina? Como é que ela chegou ao lar de Naamã?
2.   O que é que a Bíblia conta acerca de Naamã e da sua doença? Por que é que esta era tão temível? (Levítico 13:45,46).
3.   O que é que conclui das palavras que a menina disse à esposa de Naamã?
4.   Quais as diferentes coisas que aconteceram como resultado daquelas poucas palavras?
5.   Qual lhe parece ser o resultado mais importante da sua ousadia?
6.   Compare o que a menina fez com a comissão que Jesus deu em Atos 1:8. Que lições tirou, pessoalmente, da sua ousadia? Como é que você vai aplicá-las?


FONTE: LIVRO SEU NOME É MELHER

PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda




3 comentários:

  1. muito bom esses esboços adorei nota1000

    ResponderEliminar
  2. Esbolso maravilhoso aprendi que temos que ter o fruto do espirito.

    ResponderEliminar
  3. Aprendi que Deus usa as coisas insignificante para o mundo para salvar aqueles que no mundo esta .

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...