Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 5º TEMA - UMA LIÇÃO DE AMOR E HUMILDADE









UMA LIÇÃO DE AMOR E HUMILDADE


Texto:  S. João 13:4 e 5




INTRODUÇÃO




1.               Em muitos aspectos, a última semana da vida de Jesus, para o povo em geral, não diferencia em nada de outras. Não há dúvida de que é uma semana festiva, mas a comemoração se deve à páscoa e não a Jesus.



2.               Rapidamente chega a Quinta-Feira, e de Domingo a Quinta, ninguém seria capaz de pensar o que aconteceria no final dessa histórica semana.



A.              Para a maioria das pessoas foi uma semana de preparativos. As festividades do final de semana se aproximavam, e a maioria se preocupava em comprar alimento, arrumar a casa. No rosto das pessoas não havia nenhum sinal de que algo extraordinário aconteceria. Jerusalém estava tomada de uma enorme multidão, não por causa do Messias, mas pelas festividades da páscoa.



B.              Para Jesus essa era uma semana especial, porque para Ele era a semana de muitos  ‘últimos’:

-        última visita ao Templo.

-        o último sermão.

-        o último convite.

-        a última ceia.

-        a última oração.

-        as últimas palavras.

-        o último suspiro.



3.               E nesta Quinta-Feira à noite teria uma reunião muito importante, a última com Seus discípulos. E Jesus cuidou de tudo. Foi Ele quem escolheu o lugar, marcou o horário e organizou a refeição. Então revelou aos discípulos.  “O meu tempo está próximo, em Tua Casa celebrarei a páscoa com Meus discípulos”.  Mat. 26:18.  Sim, na santa ceia, Jesus não é o convidado, mas o Anfitrião, não é servido, mas serve.



I – A TEOLOGIA DA TOALHA E DA BACIA



1.               Finalmente, no local e horário marcados, com todos os convidados presentes e o anfitrião, inicia-se a cerimônia, pela qual Jesus quis passar três lições para Seus discípulos e futuros seguidores:



    A Lição do SERVIÇO



1.               Hoje há dois conceitos de liderança: um conforme o mundo e outro conforme Deus.



A.               Liderança, segundo os padrões do mundo é o desejo de ser o maior, de ver a liderança em termos de poder e autoridade sobre os outros.



B.               A liderança, segundo os padrões de Deus, não vem do poder, mas do serviço, pois o verdadeiro líder é primeiramente servo. Não é suficiente tomar o título de pastor, bispo ou presidente, ao contrário, tome a toalha e torne-se um servo, pois este é um grande passo para a sua salvação, porque a lei do Céu é a lei do serviço.



    A lição da HUMILDADE



1.               Você quer ser salvo e deseja um dia morar no céu?  Então, aprenda na escola da vida a lição da humildade, porque essa condição foi exposta por Jesus. “Bem-aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus”.  S.Mat. 5:3.



2.               O que mais irritou Jesus em Sua última semana não foi a disputa entre os discípulos, nem as exigências do povo, e também não perdeu a calma com o soldado e seus açoites, mas foi o tipo de religião utilizada para obter prestígio e vantagens pessoais. Uma falsa religião escondida pela capa do orgulho.



3.               O orgulho é o maior empecilho para a salvação, porque o orgulhoso acha que não é preciso mudar de vida e ser mais semelhante a Jesus. Ele argumenta:

“Eu sou bonzinho, não faço mal a ninguém”.

“Eu pago meus impostos, não roubo e nem engano”.

“Eu dou esmolas e comida aos pobres”.

“Eu não abuso de bebidas alcoólicas”.

Chega até a pensar em ser quase um santo. Deus tem que me salvar!



4.               Aí está um terrível engano, porque, se somos salvos por meio das obras, não necessitamos de Deus, basta lembrar do que devemos ou não devemos fazer, iremos para o céu. Tome cuidado! Lembre-se que para ser salvo, você precisa descer do pedestal do orgulho, da auto-suficiência, da arrogância e seguir a Jesus no caminho do serviço e da humildade. Jesus afirmou: “Mas os sãos não precisam de médicos, e sim, os doentes”. S. Mat. 9:12.



5.               Então, o primeiro passo para a salvação é você reconhecer que é um pecador e, arrependido ir à Jesus, e Ele o curará, purificando-o de todo o pecado, dando-lhe oportunidade de uma nova vida de humildade e dependência de Deus.



“Perguntaram a um grande cientista: Qual a maior descoberta que ele já havia feito no campo da ciência. Para surpresa de todos, ele respondeu:  “A maior descoberta que já fiz é que sou um pecador e necessito de um Salvador’’.



Esse é o segredo para ser salvo. Portanto, cinja-se com a toalha da humildade, e obterá a salvação.





3ª       Lição do PERDÃO



1.               Jesus deu exemplo de perdão durante toda a Sua vida, ensinado-nos a orar. “Perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. E na cruz demonstrou a verdadeira grandeza ao dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.



2.               Diante do exemplo de Jesus devemos aprender:

-        a perdoar o próximo e

-        ser perdoados por Deus



A.     Perdoar o próximo produz benefício duplo, porque nos traz a paz e nos habilita a um dia irmos para o céu.



Benefícios ao perdoarmos o próximo:

·        Perdão ajuda a ter mais controle sobre os sentimentos.

·        Perdão envolve tornar-se o herói, não a vítima.

·        Perdão pode melhorar a saúde física e mental.

·        Perdão reduz a depressão e a ira.

·        Perdão gera menos estresse.

·        Perdão aumenta a esperança.

·        Perdão eleva a auto-estima.

·        Perdão ajuda a cicatrizar as feridas emocionais.

·        Perdão melhora os relacionamentos e fortifica as amizades.

·        Perdão é uma escolha.

(O Poder do Perdão, pág. 19).



Acrescentando isso ao conselho de Jesus: “Perdoai e sereis perdoados”. S. Luc. 6:37.  Devemos chegar à conclusão de que, vale a pena perdoar. Portanto, se estamos falando a alguém nesta hora, que necessita perdoar, seja um colega, amigo, marido, esposa, filho ou qualquer outra pessoa, não demore em perdoar. Então terá paz e estará habilitado para a eternidade.



B.     Sermos perdoados por Deus, isto é mais fácil, porque Jesus está disposto e tem prazer em nos perdoar; foi por isto que Ele morreu.



Receber o perdão de Deus deve ser uma iniciativa nossa porque da parte dEle, todas as provisões já foram feitas.



Então, o que devemos fazer?  Eis a resposta: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. I João 1:9.



Não é isso maravilhoso? Então não precisamos mais carregar o peso de algum pecado ou sentimento de culpa, levemo-los a Jesus e Seu precioso sangue nos purifica e deixa o nosso coração limpo de toda mancha.



Não importa que tipo ou tamanho de pecado. Se formos a Jesus confessando-os Ele perdoa e passa a esponja, não deixando nenhum vestígio sequer, e ainda lança nossos pecados nas profundezas do mar! E coloca uma placa: ‘É proibido pescar’,   para que jamais eles sejam lembrados.



CONCLUSÃO




1.               Prezado amigo, venha agora a Jesus, traga a Ele seu coração contrito e o peso dos seus pecados, e você sairá daqui aliviado do sentimento de culpa, perdoado, feliz e alegre com uma nova página em branco em sua vida.



2.               Nesta Quinta-Feira, última na vida de Jesus aqui na terra, recordamos as três lições do seu último sermão,  e que coloquemos em prática:

·        O viver para servir

·        O valor da humildade

·        A importância do perdão



3.               Prove e verá. Sua vida será diferente, com mais significado e alegria de viver.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...