Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 1º TEMA - UM VASO ESCOLHIDO




UM VASO ESCOLHIDO



Texto Base: Atos 9:1-16



INTRODUÇÃO



Ler Atos 9:10 a 18 

Deus estava à procura de um vaso. Procurou, à noite, um homem chamado Ananias. Ele ficou assustado. Deus lhe disse: “Levante-se e vá falar com Saulo, você precisa ter um encontro com ele, porque ele é para Mim um vaso escolhido”.

          O que você é para Deus, querido Jovem? Você já pensou nisso?

Deus necessita de vasos, vasos escolhidos. Aqui está Deus insistindo para Ananias: “Levanta-te Ananias e vai à rua chamada Direita, na casa de Judas, pois eis que ele está orando e encontrarás ali um homem de Társis, por nome Saulo”.  Aquele chamado causou em Ananias impacto. Ele estava com medo, apavorado. Por que? A igreja estava sendo perseguida em Jerusalém, os crentes estavam espalhados, todos estavam temendo a perseguição.

“Vai Ananias, vai e fala com Saulo”.

Quem era Saulo? Um terrível perseguidor; era o líder de todo o grupo de perseguidores. E, agora, quando ouviu o chamado de Deus, Ananias ficou com o  coração cheio de medo, e disse: “Senhor, quero ter uma conversa Contigo; talvez não estejas  ciente do que eu estou sabendo”. Ele começou a falar com o Senhor, como se Deus fosse homem e não conhecesse tudo e não soubesse  mais do que ele. Ele disse: “Olha Senhor, tenho ouvido falar muito neste homem, e o mal que tem feito aos Teus santos em Jerusalém, e aqui. Senhor, ele veio com o mesmo objetivo, prender os cristãos e martirizá-los. Foi bom o Senhor me avisar, porque eu vou fugir, vou desaparecer, ele veio para me pegar”.

          Depois de tantas desculpas, e justificativas, o que o Senhor disse para ele? “Ananias, vai”.

          A ordem não mudou em nada. Deus tinha um motivo por excelência para continuar dizendo para Ananias que ele deveria ir. “Saulo é para Mim um vaso escolhido”.

Aqui está a história de um jovem escolhido por Deus. Saulo, cidadão romano de nascimento, descendente da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, segundo a lei dos fariseus, da lei irrepreensível, Saulo era a esperança dos rabinos para destruir os escolhidos de Deus.

          Querido jovem, não foi na estrada de Damasco a primeira vez que o Senhor se encontrou com Saulo, Ele já o havia encontrado. Onde? Quando? Em que ocasião?

No apedrejamento de Estêvão, ali estava Saulo, envergando as suas roupas nobres. Ele estava ali, diante daqueles homens com as mãos cheias de pedras, para ter a certeza do cumprimento eficiente da tarefa de liquidar Estevão. Quando os homens começaram a atirar pedras sobre Estêvão, para espanto de Saulo, ele não fraquejou ou reclamou, mas fixou seu rosto num ponto do céu e disse: “Eu vejo o Filho de Deus, Ele está assentado à destra de Seu Pai”. Quando isto aconteceu, seu rosto refletiu o brilho da glória de Cristo. Naquele instante, nos primórdios da era cristã, quando a terra bebia o sangue do primeiro mártir, Deus falou ao coração de Saulo.

 Ele começou a viver noites de tremenda agonia, da cozinha para o quarto, do quarto para a copa, ele não conseguia dormir e ouvia uma voz que dizia: “Jesus é o Messias prometido. Você deve aceitá-Lo. As vidas dos mártires são vidas inocentes, Saulo”. É tempo de deixar o serviço e abraçar a liberdade em Cristo. Era o Espírito Santo que falava ao coração de Saulo.

Ele ficou incomodado, ao ponto de ir aos sacerdotes. Saiu convencido de que os cristãos eram blasfemos e fanáticos.  Diz a Bíblia que cresceu mais ainda seu ódio contra os cristãos. Ele dirigiu-se ao sumo sacerdote para pedir a vida de homens e mulheres, crianças e jovens. Saulo montou seu imponente cavalo, e partiu com os soldados para Damasco.

Depois de três dias, lá estava Saulo diante da encantadora cidade de Damasco. Quando uma luz como o sol o alcançou. O que ocorreu com Saulo?  Ele caiu cego, prostrou-se ao chão e ouviu uma voz do Céu que dizia: “Saulo, Saulo, porque Me persegues?” Ele reconheceu a voz do Senhor. Ali começou o diálogo.

          Você já experimentou conversar com Jesus?  À pergunta de Saulo: “Quem és Senhor?” Eis a resposta: “Eu sou Jesus, a quem persegues”.

A conversa continuou. Agora Saulo diz: “Que queres que eu faça?” Que maravilha! Saulo se colocou nas mãos do Senhor, como o barro nas mãos de um oleiro. É apenas quando o barro está nas mãos do oleiro que este pode moldar os mais lindos vasos.

Cada um de nós somos um Ananias, para dizer ao mundo o que convém fazer. Somos discípulos de Cristo, somos vasos escolhidos de Deus para levar a outros a mensagem do segundo advento.

Cada jovem é um vaso escolhido de Deus para espalhar esta mensagem de fé,  esperança e amor.

Deus necessita de vasos escolhidos, de homens e mulheres para serem Seus porta-vozes, de uma mensagem de amor para o mundo que está morrendo em angústia e desespero.



ILUSTRAÇÃO



Uma mulher, nos Estados Unidos sonhou, por muitos anos, em ter um vaso. Ela imaginou um vaso todo especial, com um formato diferente. Ela saiu pelas lojas, olhando milhares de vasos. Nenhum deles era de acordo com o que imaginava. Ela já estava desanimada, triste, com vontade de voltar para casa, mas continuou insistindo. Foi a uma grande loja que havia na sua cidade, e então começou a olhar os vasos.

Seus olhos viram um vaso, espetacular, era fantástico!  Ficou encantada com a visão daquele vaso. Chamou o artista e disse:

“Senhor, eu quero aquele vaso. É aquele mesmo”.

O homem sorriu descontraído: “A senhora apenas começou a olhar os vasos que tenho aqui, venha conhecer outros”.

“Não me interesso por outros vasos, eu quero aquele ali.”

Ela continuou a olhando para o vaso. O artista mostrou muitos outros, mas ela não se interessou por nenhum. Dizia sempre: “Eu quero aquele vaso”.

          No final, o homem coçou a cabeça e disse: “Eu sinto muito, mas não posso vender aquele vaso”.

“Mas como? O senhor acha que eu não tenho dinheiro para pagar? Diga quanto é e eu lhe vou lhe pagar um valor maior. quero aquele vaso”.

“Não, senhora, eu não posso vender aquele vaso”. Ele começou a contar a história daquele vaso: “Sabe, eu já estou velho, no final de minha carreira. Há muitos anos eu desejei construir uma obra de arte . Pensando nisso, cansado e desanimado, estava construindo um vaso, era este vaso aí. Estava dando a sua forma, amassando o barro, mas o barro não queria dar a liga necessária para que eu pudesse dar a forma que eu desejava, eu já estava cansado de tanto amassar o barro, quando, de repente,  uma pedrinha cortou a minha mão e começou a sair sangue, mas eu estava tão ansioso para moldar aquele vaso que continuei amassando, e o sangue começou a se  misturar com a argila,  e era isso que precisava para dar a liga necessária. Senhora, este vaso não tem preço, ele custou o meu sangue”.

Parece a nossa história! Deus tomou o vaso em Suas mãos. Ele começou a amassar o barro, aquele vaso que havia se quebrado com o pecado, estava ferido, não havia mais esperança para ele, mas Deus amassou de novo. Ele colocou Seu sangue para dar a liga necessária.

Você é um vaso escolhido por Deus. Ele deu o Seu sangue  para dar a forma, para transformar você em um vaso escolhido dEle. Ele o criou! Ele o salvou! Ele sonha com o dia em que poderá desfrutar a eternidade junto com você!



APELO



Você gostaria de ser um vaso escolhido nas mãos de Deus?  Um instrumento escolhido por Deus para levar a mensagem de amor?

O diabo está cheio de vasos. Vasos que estão espalhando a mentira, espalhando o pecado, no entanto, Deus chama você para ser um vaso escolhido dEle.  Gostaria de convidá-lo a ser um vaso escolhido nas mãos de Deus.

Se você aceita esse convite, fique em pé. Seja um vaso escolhido por Deus, um vaso que leve a mensagem do amor em todo lugar que passe: na universidade, em casa, na escola, no esporte, no namoro, em todo lugar.


1 comentário:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...