Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 3º TEMA - O BOM PASTOR





O BOM PASTOR   
           

Texto:  S. João 10:11




INTRODUÇÃO:



1.               A Bíblia é como um álbum de fotos de Jesus; desde o Gênesis ao Apocalipse podemos, através dos quadros, imagens e figuras divisar Jesus através das páginas sagradas.



A.              No Velho Testamento está revelado, na semente da mulher, na rocha que jorrou água no deserto, na serpente levantada na haste para todos olharem e terem vida. No Novo Testamento aparece como a luz do mundo, a água da vida, o cordeiro, etc, e um dos quadros mais comoventes é o do Bom Pastor, aquele que aparece com a tímida ovelha em Seus fortes braços de amor.



B.              Realmente, a mensagem do Bom Pastor está expressa em toda a Bíblia. Exemplos:



·        Davi  - O Senhor é meu Pastor (Sl 23)

·        Isaías - Como pastor apascentará o Seu rebanho (Isa. 40:11)

·        Ezequiel - Como o pastor busca o seu rebanho assim buscou Minhas ovelhas (Ez. 34:12)



C.              E agora nos últimos dias de Sua vida, o próprio Jesus apresenta-Se como o Bom e verdadeiro Pastor.  (S. João 10:1-11)



I – O TRABALHO DO PASTOR



1.               Um pastor pastoreando seu rebanho era uma cena familiar nos dias do ministério de Jesus. E ao apresentar o quadro do bom pastor, Ele quis deixar uma mensagem de amor e cuidado que jamais seria esquecida por Seus seguidores.



2.               A vida do pastor era de diligência, pois de todos os animais, a ovelha é a mais tímida e destituída de elementos de defesa. No Oriente, o cuidado do pastor por seu rebanho é incessante e infatigável.



A.              O pastor tinha que sair das cidades muradas e levar o rebanho em busca de água e pastagens verdejantes, e necessitava enfrentar animais selvagens que ameaçavam atacar as ovelhas e ainda salteadores que se disfarçavam de pastores para roubar as ovelhas.



B.              A vida do pastor, portanto, era de intenso cuidado e preocupação.



 “Ao conduzir o pastor o rebanho pedregosas colinas acima, através de florestas e barrancos abruptos, a relvosos recantos à margem da corrente, ao vigiá-lo sobre as montanhas através da noite silenciosa, protegendo-o contra os ladrões, cuidando ternamente da enferma e da fraca, Sua vida  se chega a identificar com a das ovelhas”.    DTN, 404.



II – O BOM PASTOR



1.               A relação de Jesus com Seu povo é comparada a de um pastor. Por quê?



A.              Ele vai adiante - O verdadeiro pastor não tange suas ovelhas, não as conduz pela força ou temor; pelo contrário, ele vai à frente chamando-a com amor. Assim é Jesus, Ele veio na frente, enfrentou os perigos do caminho e hoje, chama Suas ovelhas com amor e espera que ouçamos a Sua voz e O sigamos.



“O caminho para o céu é consagrado pelas pegadas do Salvador”. DTN, 465.



Basta seguirmos os Seus passos, pois todo fardo que somos chamados a suportar, Ele já o suportou.



B.              Ele conhece Suas ovelhas - Essa é uma afirmativa confortadora, Jesus conhece a mim e a você!



“Cada alma é tão perfeitamente conhecida por Jesus, como se fora ela a única por quem o Senhor houvera morrido”.  DTN, 414.



Jesus afirma: “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Nas palmas das minhas mãos te tenho gravado”. Isa. 49:16



Sim, isso é maravilhoso! Jesus ainda diz:



“Conheço as vossas lágrimas; também Eu chorei”.

“Não temas que Eu sou contigo”.

“Eu te conheço pelo nome – sei onde moras”.

“Eu sou o Bom Pastor, e nada lhe faltará”.



Sim, “Ele cuida de cada uma de Suas ovelhas, como se não houvesse nenhuma outra na face da terra”.  DTN, 464.



C.              Ele deu o exemplo de amor A relação que liga o verdadeiro pastor à ovelha sincera é o amor. E Jesus provou Seu amor morrendo pelas ovelhas. Mas, passemos isso para o singular, morreu pela ovelha que sou eu e é você! Que amor generoso!



“O Salvador teria passado pela agonia do Calvário para que uma única alma fosse salva no Seu reino”.  DTN, 466.



E essa alma pode ser você.



Somente Ele pode dizer: Eu sou o Bom Pastor, e o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas”.



III – AS OVELHAS



1.               Diante de tudo que o Bom Pastor (Jesus) fez pelas ovelhas (que somos nós), o que devemos fazer diante dessa demonstração de amor?



A.              Ouvir a voz do Pastor.



A verdadeira ovelha conhece a voz do pastor e atende.



Experiência: – Um turista cristão estava viajando pela Palestina, quando avistou um grande rebanho sendo pastoreado por um dedicado pastor. Então ele se lembrou desta passagem bíblica onde afirma que as ovelhas conhecem a voz do pastor. Aproximou-se do rebanho e perguntou ao pastor:

- O senhor conhece cada ovelha, e se chamar uma delas, ela atende?

O pastor afirmou que cada ovelha tinha um nome e atendia o seu chamado. Então, o turista pediu:

- Chame uma delas para confirmar.

O pastor, então, gritou um certo nome. Uma das ovelhas lá no meio do rebanho levantou a cabeça para confirmar se realmente era ela, e quando o pastor gritou o seu nome pela segunda vez, ela veio correndo deitar-se aos pés do pastor. Diante disso, ficou comprovado que as ovelhas ouvem a voz do seu pastor e o atendem.



Assim também nós devemos ouvir a voz do pastor e atendê-la, “para sermos ovelhas do seu aprisco.”  Sl. 95:7.



B.              Seguir o pastor.  S. Mat. 11:28



Devemos atender a voz e segui-Lo, escolhendo-O como Salvador.



O convite dEle é “Vinde a mim todos os que estais cansados e Eu vos aliviarei”.

     

Ele nos atrai com cordas de amor. Demonstrou no Calvário o profundo desejo do Seu coração, de tomar os homens sob Seus cuidados.

     

Cristo nos escolheu, nos comprou, pagando o preço do Seu sangue; Ele nos chama pelo nome. Nosso dever e privilégio é apenas segui-Lo. O restante Ele já fez.



C.              Escolhê-Lo como nosso pastor.



-        Dizer como Davi: O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.  Essa será a melhor escolha de sua vida; porque escolhendo a Jesus como o Pastor de nossa vida, com certeza, Sua promessa não falha; nada vai nos faltar, pois Ele proverá todas as nossas necessidades.



-        Não nos faltará descanso: “Deitar-me faz em verdes pastos”.



-        Não nos faltará água: “Guia-me mansamente às águas tranqüilas”.



-        Não nos faltará perdão: “Refrigera a minha alma”.



-        Não nos faltará direção: “Guia-me pelas veredas da justiça”.



-        Não nos faltará companhia: “Porque Tu estás comigo”.



-        Não nos faltará consolo: “A Tua vara e o Teu cajado me consolam”.



-        Não nos faltará alimento: “Preparas uma mesa perante mim”.



-        Não nos faltará alegria: “Unges a minha cabeça com óleo”.



-        Não nos faltará coisa alguma: “Meu cálice transborda”.



-        Nada nos faltará no dia-a-dia: “A bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida”.



-        Finalmente, nos proverá uma habitação com Ele no Seu reino: “E habitarei na casa do Senhor para todo sempre”.







CONCLUSÃO:



1.               A voz do pastor ainda ecoa convidando Seus filhos de volta para casa. Ele é o Pastor a procura de Suas ovelhas. Tem as pernas arranhadas, os pés doloridos e os olhos ardendo. Escala montanhas, atravessa campos e explora grutas. Coloca as mãos em formato de concha ao redor da boca e grita no desfiladeiro.



E o nome que Ele grita é o seu!



2.               Sim, você é a ovelha que necessita de um pastor. Porque sem Jesus, o Bom Pastor, você será como:



-     uma vela apagada

-         um barco sem rumo

-         um avião sem turbinas

-         um  carro sem combustível

-         um relógio sem pilhas

-         um piano sem teclado

-         um violino sem cordas

-         um livro sem letras

-         um jardim sem flores



Enfim, sem Jesus, você não é nada!

Com Jesus, você é tudo!



Tome agora a decisão e aceite a Jesus como seu Bom Pastor. Sinta a alegria e o privilégio de ser uma ovelha do Seu aprisco, e tenha a certeza de que, realmente, NADA VAI LHE FALTAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...