Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 8º TEMA - COLUNAS DA SALVAÇÃO





COLUNAS DA SALVAÇÃO


INTRODUÇÃO




1.               Quando Jesus esteve aqui na terra, durante o período de Seu ministério, estabeleceu bem firme três colunas que são a base para a salvação de todo ser humano.



1ª Coluna – Seu nascimento – Mal. 4:2



1.               Aqui o profeta afirma que nasceria o Sol da Justiça, trazendo salvação debaixo de Suas asas. Essa profecia refere-se a Jesus como Sol da Justiça.



2.               Realmente, se Jesus não nascesse, tornando-se um bebê na manjedoura de Belém, não haveria salvação, o mundo estaria em trevas, entregue ao príncipe do mal. Mas graças que Ele nasceu, e todo o mundo cristão confirma isso, haja vista que comemoramos a maior festa da cristandade que é o Natal.



3.               O inimigo, comparado em Apocalipse como o dragão, tentou impedi-lo de nascer, mas Ele venceu e ao nascer deu o primeiro passo ou estabeleceu a 1ª. Coluna para a salvação da humanidade.



2ª Coluna – Sua morte – S. Mat. 27:45-50



1.               O primeiro passo já havia sido dado. Jesus nasceu, e agora, durante a Sua vida aqui na terra, o grande dragão fez o possível e o impossível para que Jesus não chegasse à cruz.  Desde cedo tentou matá-Lo através do rei Herodes, insultou- O no monte da tentação, entregou-O nas mãos dos traidores, levou-O a um julgamento prolongado e injusto e ainda O fez carregar a pesada cruz até o monte Calvário.



2.               Mas, Aleluia! Ele venceu!  Enfrentou a mais angustiante e vergonhosa morte, sendo pregado na cruz. Quando pendurado na cruz, em meio à angústia, Ele exclamou: “Está consumado!” O inimigo foi derrotado, e a 2ª Coluna para a nossa salvação foi firmada.



3ª Coluna – Ressurreição – S. Mar. 16:1-8



1.               Agora o inimigo exultava: Jesus está morto e sepultado, e ainda selaram a porta do túmulo para não haver escape. O silêncio pairava sobre Jerusalém, a tristeza era vista entre Seus seguidores e as hostes do mal se rejubilavam, pensando em detê-Lo para sempre naquele túmulo escavado na rocha.



2.               Mas eis que no primeiro dia da semana, bem cedo, algo extraordinário aconteceu. Aquela grande pedra que fechava o túmulo, sem mãos humanas foi removida, e quando os primeiros discípulos chegaram, o túmulo estava vazio. Foi a vitória sobre a morte!  E sem dúvida, Jesus em pé, ao lado daquela rocha proclamou o brado da independência: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida, quem está em Mim, ainda que morra, viverá!” 



3.               Graças que hoje temos um Salvador vivo, que está no Santuário Celestial intercedendo por nós. Alguém que nos compreende, porque foi humano como um de nós e pode compadecer-Se de nossas dores e fraquezas.



I – SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS



1.                           Para alcançarmos a salvação, é necessário, à semelhança de Jesus, darmos estes três passos: - Nascer

- Morrer

- Ressuscitar.



A.              Como isto é possível?  Alguém poderá perguntar.  A resposta está numa cerimônia instituída por Jesus, que é o batismo. Ele representa estas Três Colunas da fé.



Romanos 6:3-5



B.              O batismo bíblico é assim: Quando a pessoa é mergulhada nas águas, simbolicamente, ela morre para a velha vida; quando levanta das águas, simbolicamente, ela ressuscita e nasce de novo para uma nova vida.



2.               O batismo é muito importante e decisivo para a salvação, porque a velha natureza de pecados não pode herdar a vida eterna. É necessário que ela seja sepultada e ressuscite uma nova vida com a natureza espiritual, sem pecado, como afirma o apóstolo S. Paulo: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas.” II Cor. 5:17.



3.               O batismo é um marco na vida da pessoa, a linha divisória entre o passado e o futuro. Seu passado fica apagado, esquecido, e seu futuro aberto como um novo começo para uma vida de santificação andando com Jesus.



II – QUE TIPO DE BATISMO?



1.               Agora que você está convicto de que o batismo é importante e necessário, precisa saber qual é o batismo verdadeiro.



A.              Se perguntasse a uma pessoa ou até a um religioso poderiam ser apresentadas várias formas de batismo: Por aspersão, que é aspergir água na cabeça; por infusão, que é colocar a pessoa dentro da água até a cintura e derramar um pouco de água sobre sua cabeça; o batismo trino, que é mergulhar a pessoa três vezes e o batismo por imersão, que é mergulhar a pessoa de costas totalmente na água.



B.              Mas o que as pessoas dizem não é sempre a verdade, o importante é o que a Bíblia diz, e vejamos o que ela afirma:



“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.  Efés .4:5



C.              Então fica claro, pelo que ensina a Bíblia, que há um só batismo e esse é o verdadeiro. Foi o batismo que Jesus instituiu e deu o exemplo, sendo batizado.  S. Mat. 3:13-17.

Jesus Se batizou não porque tinha pecados, mas para dar o exemplo e para mostrar qual a verdadeira forma de batismo. Ele entrou nas águas do Rio Jordão   e foi mergulhado por João Batista.  Esta é a forma de batismo por imersão.



III – DEVEM TODOS SER  BATIZADOS?



1.               Talvez você esteja perguntando: “Devo me batizar?” Deixe a Palavra inspirada dar a resposta:  “Quem crer e for batizado será salvo”. S. Mar. 16:16.



2.               Sim, o batismo é a condição básica para:

·     Ter o nome do Livro da Vida.

·     Ter o perdão dos pecados.

·     Receber a salvação.

·     Tornar-se membro da família de Deus aqui na terra.



3.               Jesus já fez a parte que Lhe cabia: nasceu, morreu e ressuscitou. Agora cabe a você fazer a sua parte, pois de nada adiantaria Jesus ter nascido mil vezes na manjedoura de Belém, se você não nascer de novo através do santo batismo.



4.               Não basta apenas crer:



A menina Rose saiu de casa à tardinha para brincar com as amiguinhas da vizinhança. Mas a noite chegou e ela não voltou para casa. Sua mãe saiu nas casas vizinhas procurando-a, porém não a encontrou. Todos os vizinhos começaram a procurá-la, mas não a achava.  A mãe preocupada solicitou o auxílio de policiais. Um deles passou em frente a uma igreja onde o pastor, com as luzes apagadas, estava passando um filme para crianças. O policial entrou na igreja, pediu licença ao pastor, e mesmo com as luzes apagadas, falou: “A menina Rose está desaparecida e sua mãe está muito preocupada, por favor, se ela estiver aqui, se apresente”.  Esperou por alguns minutos e ninguém se apresentou. O policial foi embora. Quando terminou o filme e acenderam as luzes, o primeiro rosto ali, bem na frente, que o pastor viu, foi o da menina Rose.  Então, ele falou: por que você não se apresentou, todos estão preocupados pensando que você está perdida. E ela, na sua ingenuidade respondeu: “Eu não estou perdida, estou dentro da igreja!”



5.         Dessa experiência, aprendemos a lição de que não basta crer somente ou freqüentar a igreja.    Nós podemos estar perdidos, se não aceitarmos o batismo.







CONCLUSÃO



1.               O convite para você nesta hora é aquele que foi feito a Paulo logo após sua conversão:



“E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados”.  Atos 22:16.



2.               O tempo é agora! O amanhã é incerto! Portanto, não pode ser amanhã ou dentro de uma semana, sua decisão precisa ser agora! Este é o momento mais importante de sua vida.



Não perca esta oportunidade, venha agora, e saia daqui com a posse do maior tesouro que é a salvação e a certeza da coroa da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...