Youtube

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ORFA RUTE E NOEMI




ORFA, MULHER QUE CAIU NO ESQUECIMENTO POR UMA DECISÃO ERRADA

"As nossas vidas continuarão por milhões e milhões de anos. E a escolha que fizermos agora decidirá o tipo de vidas que vamos viver no futuro." Billy Graham*

Rute 1:1-15
(Ler também todo o Livro de Rute)

A vida tinha sido dura para Orfa. Embora fosse ainda jovem, já tinha experimentado mais sofrimento do que muitas pessoas numa vida inteira.
A morte do marido, Quiliom, foi o golpe que mais duramente a abalou. Tinha sido uma boa esposa para ele, mas a sua felicidade tinha durado apenas alguns anos.
Uma vez que não tinham filhos, depois da sua morte ela ficou só.
Dentro do circulo dos parentes, Orfa não era a única pessoa que tinha enfrentado o sofrimento. Noemi, a sua sogra, também era viúva. Rute, a sua cunhada, tinha passado por idêntica experiência. Estas três mortes haviam arrebatado todos os homens da família. O resultado foi que se desenvolveu entre as três desoladas mulheres um elo de profunda afeição.
Orfa e Rute ficavam continuamente impressionadas com o amor e altruísmo da sogra. Noemi, que entre elas fora a que mais perdera, dava-se inteiramente na luta pelo bem-estar das noras, em vez de olhar pelos seus próprios interesses. Todos os dias provava que podia existir uma boa relação entre uma sogra e as suas noras.
Mas de agora em diante, Orfa iria perder o carinhoso cuidado de Noemi e a amizade e compreensão de Rute. As bênçãos que haviam acompanhado e suavizado a sua tristeza eram agora simples recordações, pois Orfa havia decidido voltar para o seu povo e os seus deuses.
Encontramos Orfa numa estrada deserta, algures em Maobe, não longe da fronteira com Israel. Era uma figura solitária. Quando olhou para trás, viu Noemi e Rute que se afastavam em direção oposta à dela. Depois, esses dois pontos diminutos acabaram por se sumir no horizonte. Tinham desaparecido, separando-se para sempre de Orfa.
Pouco tempo antes, as três viúvas tinham caminhado juntas na direção da fronteira israelita. Agora, Orfa caminhava ao longo da estrada em direção à sua terra, sozinha.
A decisão de Noemi de voltar a Belém não apanhou Orfa de surpresa. Alguma vez a minha sogra foi feliz em Moabe? – perguntava ela a si mesma. Apesar da sua adaptação ao país estrangeiro, Noemi pareceu sempre estar desenraizada e deslocada.
Orfa sabia isso por causa da relação de Noemi com Deus. A sogra era hebréia e não adorava os deuses das nações ao redor de Israel. Adorava o verdadeiro Deus que tinha escolhido os israelitas para Seu povo (Dt. 7:6) e lhes tinha dado especificamente a terra em que viviam (Dt. 1:8). Para Orfa era evidente que Noemi só seria feliz no seu próprio país, a terra onde o seu Deus era adorado.
Tanto Rute como Orfa tinham partilhado da decisão de Noemi de deixar Moabe, e haviam partido com ela, sem a menor hesitação. As três, unidas ao princípio pelo amor a Malom e Quiliom, pertenciam umas às outras.
Assim deram início à sua viagem. Enquanto os seus pés se moviam sobre a estrada poeirenta e quente, cada uma delas entretinha-se com pensamentos ligados ao passado. Os de Orfa iam para Quiliom, o homem que amara. Sentia a falta dele, especialmente agora que o seu futuro era tão incerto.
Então, de repente, Noemi parou no meio da estrada. "Por que é que não ides para a casa dos vossos pais?" – perguntou ela. "Isso é melhor, Orfa e Rute, do que virdes comigo. Que Deus vos abençoe por todo o amor que mostrastes para com os meus filhos. Que Ele vos recompense com outro casamento feliz" (Rute 1:1:8-9). Para mostrar às noras que deviam levar a sério as suas palavras, ela beijou-as e disse-lhes adeus. Nessa altura, todas desataram a chorar.
Rute e Orfa não queriam escutar a proposta de Noemi, mas os seus argumentos eram fortes e lógicos. "Por que é que havíeis de vir comigo? O vosso futuro está num casamento. Se fordes comigo, perdereis essa oportunidade. Sou velha demais para ter filhos" – insistia Noemi. "E mesmo que isso fosse possível, por causa da sua idade os meus filhos não seriam próprios para vós (vv. 11-13).
Enquanto ouviam esta argumentação clara, tanto Orfa como Rute começaram de novo a chorar. Mas as decisões definiram-se. Rute resolveu firmemente permanecer com Noemi, enquanto Orfa, receosa pelo futuro desconhecido, se dispôs a ser persuadida. Depois de beijar a sogra mais uma vez, Orfa voltou-se e começou a jornada de regresso. É esta a última vez que a Bíblia menciona o seu nome (v. 14).
As Escrituras não indicara as razões de Orfa para tal decisão. É evidente, contudo, que até ao momento da separação ela em nada se distinguira de Rute. Ambas são louvadas pelo seu amor aos maridos. Ambas provaram estar prontas a deixar a casa dos pais e a sua terra para enfrentarem um futuro desconhecido. Todavia, as circunstâncias tinham mudado na altura em que lhes fora solicitada uma decisão pessoal. Por que é que então Noemi tinha falado com tal insistência? Por que é que ela pintou tão cruamente os fatos de Orfa e Rute? Talvez soubesse que as noras só poderiam viver felizes em Israel se tivessem a oportunidade de escolher voluntariamente o seu país.
Através das suas próprias experiências, Noemi tinha aprendido que não estava só em jogo a escolha de um simples lugar para viver, ou de uma pessoa. As suas escolhas significavam uma posição a favor de Deus ou contra Ele e, como tal, tinham de ser decisões individuais baseadas numa convicção pessoal.
Josué, um líder da nação hebréia, tinha enfatizado antes esse mesmo ponto. "Escolhei hoje a quem ides obedecer", havia ele declarado. "Se os deuses dos vossos pais além do rio Eufrates, ou..." Depois acrescentou, "porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Jos. 24:15).
Como Rute, Orfa tinha entrado em contacto com o Deus de Israel através dos hebreus. Todavia, ao contrário da cunhada, decidira não servir a Deus e contentou-se em permitir simplesmente que Ele continuasse a ser o centro da religião do marido e família dos sogros. Não quis aceitar o Deus de Noemi como seu Deus.
No momento da decisão, Orfa escolheu a favor do deus da sua nação, Quemos, que se chamava "a abominação de Moabe" (1 Rs. 11:7). Ela preferia este deus ao Deus de Israel. Escolheu um deus que não podia falar ou agir, em vez do Criador do céu e da terra (Isa. 16:12). Voltou as costas a Deus – que queria mostrar-lhe a Sua bondade – para servir ídolos vãos (Jon. 2:8). Trocou o Deus que dá a vida por um ídolo que exigia vidas através do sacrifício de crianças. "Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses" (Rute 1:15). Com estas palavras de Noemi, Orfa caiu no esquecimento. O seu nome desapareceu dos escritos bíblicos.
A Bíblia ensina claramente que toda a decisão que uma pessoa faz tem conseqüências eternas. Essas conseqüências não só influenciam a sua vida terrena, mas determina o seu destino eterno. Decidem se ela irá para o céu ou para o inferno.
Deus mantém um registro de rodos os que têm vivido. No Seu Livro da Vida, Ele escreve todos os atos que as pessoas praticam (Mal. 3:16; Apoc. 20:12-15). Todo aquele cujo nome não aparece nesse Livro será condenado ao inferno por toda a eternidade.
Talvez Orfa se tenha arrependido mais tarde da sua decisão errada, e se tenha voltado dos ídolos para Deus. Se ela procurou encontrá-lO com todo o seu coração, então sem duvida que Ele a encontrou (Jer. 29:13). Mas se Orfa não buscou a Deus, então o seu futuro estava acabado e a sua vida e alma foram perdidas para toda a eternidade.

Orfa, mulher que caiu no esquecimento por uma decisão errada
(Rute 1:1-15 ; ler também todo o Livro de Rute)

Perguntas:
1. Que semelhança vê nas circunstâncias e atitudes entre Orfa e Rute?
2. Qual é a grande diferença entre as duas?
3. Quais as palavras de Rute que mais claramente expressam a diferença ?
4. Explique em breves palavras a influência que Rute e Orfa tiveram na história.
5. Estude a vida de Orfa à luz de Malaquias 3:16-18 e Apocalipse 20:12-15, e escreva as suas conclusões.
6. O que é que aprendeu de Orfa no que toca a decisões? Mencione uma situação específica em que o seu exemplo poderia influenciar uma decisão que tenha de fazer.

FONTE: LIVRO SEU NOME É MULHER


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...