Youtube

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALCANÇANDO AS PESSOAS SECULARIZADAS - 1ª PARTE -O PROBLEMA, O OBJECTIVO E OS MÉTODOS



Vivemos numa época em que a ciência e a tecnologia transformaram profundamente o nosso modo de viver. As suas realizações tangíveis aumentaram a confiança que as pessoas depositam nelas, influenciando assim os pensamentos, os sentimentos e o agir das pessoas, e também contribuíram para o desenvolvimento do processo de secularização. As pessoas secularizadas, isto é, os indivíduos da sociedade ocidental influenciados pelo processo de secularização, têm geralmente a tendência para pensar que o ser humano não necessita de religião.
        Após a Sua ressurreição, Jesus comissionou os Seus seguidores para pregarem o evangelho e fazerem discípulos no mundo inteiro: “Portanto ide, fazei discípulos de 11\todas as nações.”1  No livro de Apocalipse, lemos: “E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo.” (Apocalipse 14:6). Ambas as declarações incluem todos os grupos étnicos e culturais. Jesus pede aos Seus discípulos para apresentarem a mensagem bíblica a todos, incluindo as pessoas secularizadas. Jesus deseja que todas as pessoas ouçam e compreendam a mensagem da Bíblia.
        Se os comunicadores da Bíblia quiserem tornar esta mensagem relevante e compreensível para as pessoas secularizadas, eles devem examinar com seriedade a sua abordagem. Eles devem aprender como apresentar a mensagem de tal forma que todos a compreendam. Obviamente, que a mensagem permanece sempre a mesma, mas a apresentação necessita de ser adaptada às origens dos ouvintes. Como muitas das pessoas secularizadas resistem marcadamente a qualquer coisa proveniente de uma instituição religiosa, elas têm grande dificuldade em receber a mensagem da Bíblia. Por conseguinte, o ponto crucial que este estudo examina é como apresentar a mensagem da Bíblia a pessoas secularizadas de uma forma que as atraia. Há muitos profissionais, tais como médicos, advogados, professores e políticos, pessoas secularizadas, as quais, quando são ganhas para o Senhor, podem auxiliar poderosamente na pregação do “evangelho a toda a criatura”.
        Se um médico deseja curar um doente, necessita de duas coisas: diagnosticar a enfermidade e prescrever uma terapia. Este estudo segue a mesma abordagem. O diagnóstico é elaborado na Primeira Parte e a terapia, na Segunda Parte. Os seres humanos são influenciados pela sua própria cultura. Para compreender o que acontece e o que deve acontecer quando a mensagem da Bíblia é apresentada às pessoas secularizadas, é necessário entender como Deus transforma as culturas de todos aqueles que recebem a mensagem bíblica e estabelecem um relacionamento com Ele. Obviamente, a parte mais importante desta investigação dedica-se a examinar a mensagem da Bíblia e a considerar como é que ela pode ser apresentada de forma relevante e compreensível. Não obstante, consideramos apenas os aspectos da mensagem da Bíblia que são mais importantes e difíceis para apresentar às pessoas secularizadas. Fazemos uma tentativa para apresentar a mensagem de tal forma que as pessoas secularizadas a possam compreender e aceitar. Na parte final deste estudo, serão dadas algumas recomendações práticas e uma conclusão


1 Versão Revista da Tradução de João Ferreira de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...