Youtube

terça-feira, 14 de junho de 2016

JESUS NO GETSÊMANI - MATEUS 26:36-46


Mateus 26:36-46
Jesus no Getsêmani
36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. 43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

A experiência no Getsemani por parte de Jesus foi uma das mais difíceis., se não a mais difícil que Ele enfrentou nesta terra.

EGW
Tão terrível Lhe parece o pecado, tão grande o peso da culpa que deve levar sobre Si, que é tentado a temer que ele O separe para sempre do amor do Pai. 

A questão em causa tinha a ver com a separação entre Ele e o Pai, causada pelo pecado.

Vejamos: se o homem tivesse de pagar o preço do pecado, isso acabaria com a sua morte eterna:
Romanos 6:23
23 porque o salário do pecado é a morte...

O homem pagaria com o seu afastamento eterno o ter pecado, 

A Bíblia por sua vez ensina-nos que Jesus Cristo não pecou.
Hebreus 4:15
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Nesse sentido Jesus não tinha de sofrer a separação do pai, nem morrer por consequência do seu pecado, pois nunca o cometeu.

Nesse sentido Jesus merecia viver e não morrer, mas como Cristo decidiu tomar o lugar da penalidade do pecado, e morrer no lugar do homem, a questão seria, se essa morte no lugar do pecador fazendo-se Ele pecado por nós, o separaria para sempre do Pai.

Isso trazia angústia sobre Jesus:
 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo

Depois da ceia Jesus se dirigiu com os discípulos para o Getsemani, e despedindo-se de todos ficou com três dos seus discípulos, Pedro Tiago e João.

Agora teria de enfrentar esta última etapa e precisava de intercessão. 

EGW
Ao sentir Cristo interrompida Sua unidade com o Pai, temia que, em Sua natureza humana, não fosse capaz de resistir ao vindouro conflito com os poderes das trevas. No deserto da tentação, estivera em jogo o destino da raça humana. Cristo saíra então vitorioso. Agora viera o tentador para a última e tremenda luta. Para isso se preparara ele durante os três anos de ministério de Cristo. Tudo estava em jogo para ele. Falhasse aqui, e estava perdida sua esperança de domínio; os reinos do mundo tornar-se-iam afinal possessão de Cristo; ele próprio seria derrotado e expulso. Mas se Cristo pudesse ser vencido, a Terra se tornaria para sempre o reino de Satanás, e a raça humana estaria perpetuamente em seu poder

Satanás agora tentava pela última vez que Jesus cedesse à tentação, ou vencia ou seria vencido.

Satanás sabia que se falhasse desta vez, o seu reino estaria condenado, por isso vai usar das armas que possuía para derrotar Jesus. 

Um dos meios utilizados foi usar os discípulos afim de causar ainda mais angústia e frustração em Jesus. 

Primeiro com aqueles três que deviam estar a vigiar, quando Jesus lhes pediu oracao, e veio ter com eles os encontrou a dormir. 

Depois usando Judas como traidor. 

Sem duvida que estas fraquezas dos discípulos, causavam-lhe ainda mais angústia. 

Outra forma de causar em Jesus desanimo, era sem duvida a atitude daquele povo, um povo rebelde é ingrato que rejeitou o seu único salvador. 

EGW
E que se lucraria com esse sacrifício? Quão desesperadas pareciam a culpa e a ingratidão humanas! Satanás apertava o Redentor, apresentando a situação justamente em seus piores aspectos: “A nação que pretende achar-se acima de todas as outras quanto às vantagens temporais e espirituais, rejeitou-Te. Procuram destruir-Te, a Ti, fundamento, centro e selo das promessas que lhes foram feitas como povo particular. Um de Teus próprios discípulos, que tem ouvido Tuas instruções e sido um dos de mais destaque nas atividades da igreja, trair-Te-á. Um de Teus mais zelosos seguidores Te há de negar. Todos Te abandonarão.” Cristo repeliu esse pensamento com todo Seu ser. Que aqueles a quem empreendera salvar, aqueles a quem tanto amava, se unissem aos tramas de Satanás — isto Lhe traspassava a alma.

A questão era mostrar a Jesus que Ele estaria a sacrificar-se por alguém que não merecia. 

EGW
alma de Cristo Se encheu de terror da separação de Deus. Satanás dizia-Lhe que, se Se tornasse o penhor de um mundo pecaminoso, seria eterna a separação. Ele Se identificaria com o reino de Satanás, e nunca mais seria um com Deus

Será que valeria a pena Jesus correr o risco da separação eterna por Homens miseraveis? 

EGW
Mas Deus sofria com Seu Filho. Anjos contemplavam a agonia do Salvador. Viam seu Senhor circundado de legiões das forças satânicas,

Não será muito difícil imaginar as palavras do tentador a Jesus:
AMAS ASSIM TANTO A HUMANIDADE?  

OLHA A FORMA COMO ELES TE AGRADECEM O TEU SACRIFÍCIO? 

ESTÁS DISPOSTO A CORRER O RISCO DA SEPARAÇÃO ETERNA POR AMOR A ESTES INGRATOS?

SE ESTAS DISPOSTO A CORRER O RISCO DA SEPARAÇÃO ETERNA QUER DIZER QUE OS AMAS MAIS DO QUE AMAS O PAÍ?

SE AMAS MAIS O HOMEM QUE O PAI ENTÃO NÃO ÉS DIGNO DO PAI?

O que responderíamos a Satanás se estivéssemos no lugar de Jesus? 

Será que Jesus estaria mesmo a amar O homem acima de Deus? Pondo em risco a separação eterna do pai, por amor ao homem? 

Por três vezes Jesus repetiu-se:
“Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice.” Mas mesmo então acrescenta: “Todavia não como Eu quero, mas como Tu queres”. Mateus 26:39. 

Não era a morte física que Jesus temia, mas sim o cálice da separação do Pai, essa era a sua maior angústia.

EGW
O tremendo momento chegara — aquele momento que decidiria o destino do mundo. Na balança oscilava a sorte da humanidade. Cristo ainda podia, mesmo então, recusar beber o cálice reservado ao homem culpado. Ainda não era demasiado tarde. Poderia enxugar da fronte o suor de sangue, e deixar perecer o homem em sua iniqüidade. Poderia dizer: Receba o pecador o castigo de seu pecado, e Eu voltarei a Meu Pai....
Surge, porém, então, a história da raça humana diante do Redentor do mundo. Vê que os transgressores da lei, se deixados, têm de perecer. Vê o desamparo do homem. Vê o poder do pecado. As misérias e os ais do mundo condenado erguem-se ante Ele. Contempla-lhe a sorte iminente, e decide-Se. Salvará o homem custe o que custar de Sua parte. Aceita Seu batismo de sangue, para que, por meio dEle, milhões de almas a perecer obtenham a vida eterna. 

Jesus não amava mais o homem que o Pai, simplesmente Jesus estava a corresponder com amor a todos aqueles que tinham morrido por amor a Ele, e todos aqueles que no futuro entregariam a sua vida por Jesus.

A minha decisão hoje de estar do lado de por Jesus e a vossa decisão hoje de aceitarem Jesus na vossa vida, deram-lhe a coragem para enfrentar a tentação e vencê-la. 

Obrigado Jesus mais uma vez pelo teu grande amor

PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda






Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...