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sexta-feira, 10 de junho de 2016

O SÁBADO NA BÍBLIA - TIRA DÚVIDAS SOBRE O SÁBADO



Tira-dúvidas


1.0 sábado não é só para os judeus?
Não. Jesus disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2:27. Não somente para os judeus, mas para o homem todo homem e toda mulher em todos os lugares. Os judeus só passaram a existir 2300 anos após o estabelecimento do sábado.

2. O texto de 1a. Corintios 16:1 e 2 não fala de ofertas na escola dominical?
Não faz referência alguma a reunião pública. O dinheiro devia ser se­parado em particular, em casa. Havia fome na Judéia (Romanos 15:26; Atos 11:26-30), e Paulo estava escrevendo às igrejas da Ásia Menor para que ajudas­sem. Todos esses cristãos guardavam o sábado, e assim Paulo sugeriu que no domingo pela manhã, após o sábado [era quando pagavam seus débitos e punham em ordem suas contas], eles separassem algo para os irmãos neces­sitados, a fim de que estivessem prepa­rados quando ele viesse. Isso devia ser feito em particular, ou seja, em casa. Não há nenhuma referência ao domingo como dia santo. De fato, a Bíblia não sugere nem ordena em lugar algum a observância do domingo.

3. Atos 20:7-12 não é uma prova de que os discípulos guardavam o domingo como dia santo?
De acordo,com a Bíblia, cada dia começa com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte (ver Gêne­sis 1:5,8 e Levítico 23:32), e a parte es­cura do dia chega primeiro. Portanto, o dia de repouso começa com o pôr-do-sol de sena-feira e termina ao pôr-do-sol de sábado. Esta reunião de Atos 20 foi realizada na parte escura do domingo, o que hoje chamamos de sábado à noite, e durou até a meia-noite. Paulo sabia que não veria essas pessoas outra vez antes de sua morte (ver­so 25). Por isso, não é estranho que pregasse durante tanto tempo. [Uma reunião semanal não teria durado tanto tempo.] A reunião ocorreu na parte escura do primeiro dia da semana [o que chamamos sábado à noite] por­que Paulo “devia seguir viagem no dia imediato”. “Partir o pão” não tem ne­nhum significado de “dia santo” por­que eles o partiam todos os dias (Atos 2:46). Não há o menor indício nesta passagem das Escrituras de que o primeiro dia da semana é santo, nem de que esses primeiros cristãos assim o cressem. Tampouco há a mais remota evidência de que o dia de repouso ti­vesse sido mudado. A Bíblia refere-se ao domingo como ‘dia de trabalho’ em Ezequiel 46:1. Deus jamais pediu a quem quer que fosse para guardar o domingo como dia santo. A propósito, a reunião de Atos 20 é mencionada nas Escrituras por causa do milagre da ressurreição do jovem que sofrera um acidente fatal durante a cerimônia.

4. Mas não se perdeu a noção do tempo nem dos dias da semana, desde o tempo de Cristo?
Não. Enciclopédias de grande cre­dibilidade e livros de referência deixam claro que nosso sétimo. dia é o mesmo que Jesus guardou como dia santo. S um fato que pode ser comprovado.

5. Mas João 20:19 não é um relato provando que os discípulos instituíram a observância do domingo em lisura da ressurreição?
Muito ao contrário, esses discípu­los não criam que a ressurreição havia ocorrido (Marcos 16:14). Eles estavam reunidos com “medo dos judeus”, e tinham  trancado as portas. Não há a menor idéia aqui de que eles conside­ravam o domingo como um dia santo. Há apenas oito textos no Novo Testa­mento que mencionam o primeiro dia da semana. [A palavra “domingo” não existe na Bíblia.] Os primeiros cinco tratam da ressurreição: Mateus 28:1, Marcos 16:2, Marcos 16:9, Lucas 24:1, João 20:1. Já discutimos os outros três (João 20:19, Atos 20:7 e I Cor 16:1 e 2) nas perguntas anteriores. Nenhum deles faz a mais remota inferência de que o domingo é dia santo.

6. E Colossenses 2:14-17 não suprime o sábado?
De maneira alguma. Essa passa­gem refere-se apenas ao sábado como “sombra das coisas que haviam de vir’; e não ao sétimo dia, o sábado. Havia sete dias santos no antigo Israel que eram chamados sábados. Foram dados em acréscimo, ou “além dos sábados do Senhor” (Levítico 23:38) ou sábado do sétimo dia. Eles prefiguravam a cruz e terminaram na cruz, mas o sá­bado do Senhor foi estabelecido antes da entrada do pecado, e portanto, esses sábados não podiam prefigurar nada sobre livramento do pecado. Esta é a razão pela qual Colossenses faz men­ções especificas dos sábados que eram uma sombra’ Esses sábados anuais que foram abolidos na cruz, são men­cionados em Levítico 23.

7.        De acordo com Romanos 14:5, o dia que guardamos é um assunto de opinião pessoal?
As palavras “todos os dias” refe­rem-se aos seis dias de trabalho. (Ver Êxodo 16:4, 5, 26, etc.) O sábado do sétimo dia não está envolvido. A dis­cussão gira em torno dos sete sábados anuais e sua validade após a cruz. Note que todo o capitulo trata do assunto: julgar uns aos outros (ver versos 4 e 13). Paulo não diz nada sobre o que está certo ou o que está errado. Ele simplesmente diz: “Não nos julgue­mos mais uns aos outros (Romanos 7:7,12 e 14; 1 Coríntios 7:19; 9:21).


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