Youtube

quarta-feira, 15 de junho de 2016

A PARÁBOLA DO SEMEADOR


A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Lucas 8:4-8
A parábola do semeador
4 Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: 5 Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. 7 Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. 8 Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Lucas 8:11-15
11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. 12 A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. 13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. 14 A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. 15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

Eis que o semeador saiu a semear. 
Temos aqui um factor importante no trabalho  da lavoura, o Semeador, por vezes chamamo-lhe o agricultor, aquele que tem como responsabilidade tirar as sementes do celeiro e as colocar no sítio certo para produzir fruto. 

O próprio nome da parábola dá um toque especial a este agente: "A PARÁBOLA DO SEMEADOR" no entanto Jesus não identifica este semeador, ou seja o foque da parábola não deve estar naquele que semeia, não sabemos o seu nome, nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente

Isto quer dizer que os seguidores de Cristo devem se preocupar em ensinar a palavra de Deus, semea-la no coração dos homens e quanto mais semente for semeada maior será a colheita, a identidade do professor, pregador, pastor, evangelista, obreiro, não tem importância. 
"Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento" (1 Coríntios 3:6-7).

Nos nossos dias infelizmente a ênfase está sobretudo no semeador, deixando para segundo plano a semente.

Basta olharmos á nossa volta, damos muita importância ao pregador, normalmente o seu nome é fotografia são o chamariz, e por fim em letrinhas pequenas a mensagem que vai pregar. 

Normalmente a nossa tendência é colar uma boa semente a um bom pregador, no entanto é preciso lembrar que Deus pode até usar mulas para pregar a semente.

Um simples pássaro ou mesmo um insecto podem ser semeadores.

A SEMENTE 

A semente é a palavra de Deus, e está tem o poder para transformar o coração humano.
A palavra gera (Tiago 1:18), salva (Tiago 1:21), regenera (1 Pedro 1:23), liberta (João 8:32), produz fé (Romanos 10:17), santifica (João 17:17) e nos atrai a Deus (João 6:44-45).

A palavra de Deus é vida e tem nela própria a força e o poder de transformar que a receber,

Ao longo dos séculos muitos foram os semeadores anônimos que semearam está semente tão poderosa, provavelmente nunca ouviremos falar de seus nomes, no entanto a palavra de Deus foi o que ficou pois foi dando os seus resultados, e nós somos fruto dessa semeadura. 

Mas se em tempos passados a preocupação era semear- hoje a preocupação é os resultados. E para optar resultados usa-se muitos métodos. 

As igrejas actualmente criam outros meios para atrair pessoas, por isso organizam festas, reuniões sociais, programas desportivos, 
Concertos musicais, vários seminários etc. 

Tentam por estes meios atrair pessoas que naturalmente não estão interessadas em receber a semente da palavra.

Quando plantamos batatas, a colheita será batatas, quando semeio cenoura, a colheita será cenoura por isso se deixo de semear a palavra de Deus substituído-a por outras sementes, o que vou colher não são pessoas consagradas, fiéis, transformadas, mas sim uma espécie de cristão artificial.  

A semente lançada hoje produzirá cristãos tão firmes na sua fé quando os cristãos passados que morreram nas arenas.

A essência da palavra de Deus dará sempre o mesmo fruto, e é precisamente esse que Deus quer colher.

OS SOLOS 

Sem duvida que o solo onde a semente cai é o nosso coração, e para diferentes corações diferentes resultados. 

E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 

Este solo á beira do caminho é um solo muitas vezes impenetrável, é duro, e por isso a semente não pode penetrar, logo a semente é levada pelos pássaros e por isso não cresce. 

Este solo representa todos aqueles que ouvindo a palavra, não dão hipótese para ela penetrar na sua vida, vem então o Diabo e a arrebata.

6 Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. 

O solo pedregoso é um solo que impossibilita a planta de desenvolver as suas raízes, e havendo muito sol, a planta seca e morre.

Este solo representa todos aqueles que aceitaram apalavra de Deus- mas não desenvolveram um relacionamento com Ele, houve pouco estudo da palavra, pouca oracao, e a fé não se desenvolveu- por isso quando surgiram tempos difíceis, uma prova, um teste, a sua fé desfalece e morre"

7 Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. 

Num solo onde a boa semente tem de lidar com ervas concorrentes acaba por ser abafada. Estas plantas concorrentes tiram à planta nutrientes, luz, água, e isso acaba por a sufocar.

O mesmo acontece com todos aqueles que deixam que os cuidados desta vida concorram com a vida cristã.

Gostam de agradar os homens e estão dispostos a ceder em princípios, 

Se houver dificuldades económicas penalizam a causa de Deus nos seus dízimos e ofertas. 

Procuram muitas vezes o sucesso material pondo em cheque a sua fé.

Penalizam a causa de Deus com os seus dons pois não têm tempo disponível.

8 Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um.

Este solo é bom, estão reunidas todas as características para a semente se desenvolver. 

O fruto que dá é bastante


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...