Youtube

sexta-feira, 3 de junho de 2016

SETE SEGREDOS DO CRESCIMENTO CRISTÃO



Sete segredos do
crescimento cristão
Deus não espera que em uma hora sejamos árvores gigantescas.
A lição me ocorreu, de modo muito direto, ao deitar-me no gramado.

por Jennifer Downs
Enquanto estava deitada no gramado do parque para absorver a agradável Luz solar do mês de maio, meus olhos vagueavam entre os galhos folhudos de uma gigantesca ár­vore, um bordo. Fascinada, observei milhares de pequenas sementes parecidas com helicóp­teros serpenteando até o solo e pontilhando a grama. Fiquei então a imaginar: “Por que será que Deus colocou hélices nessas sementinhas?”
Curiosa, examinei uma das sementes, removendo aquela pele com asas quebradiças. Para minha surpresa, a camada externa seca envolvia uma semente verde em formato de feijão. “Como pode existir vida dentro de uma pequena vagem enruga­da?” Impacientemente, dividi a sementinha ao meio e percebi que tinha nas mãos um completo projeto microscópico com duas folhinhas perfeitas para uma réplica da árvore sob a qual me achava. “Uau! Como pode uma semente delicada como esta se transformar em tão frondosa árvore?”
Enquanto eu considerava aquele milagre da vida, descobri sete segredos da vida cristã, que exponho a seguir.

1. Nossa fé começa com uma sementinha enraizada na Palavra de Deus.
O Salmo 1:3 diz que o justo será como “árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedi­do” Assim como a água ajuda a árvore a crescer, nós vicejamos à medida que absorvemos força da Palavra de Deus, a água da vida. Ao entesourar­mos as promessas de Deus em nosso coração, Ele nos transforma em pessoas amáveis, pacientes e alegres. Pelo desenvolvimento de uma relação ín­tima com Deus através do estudo da Bíblia e da oração, começamos a perceber Seu propósito para a nossa vida. Assim, ao enfrentarmos conflitos não murcharemos como uma se­mente sem água.

2.  Mesmo que outros nos vejam como um caso sem esperança, Deus não nos vê assim. Antes de abrir a semente parecida com um helicóptero, imaginei que ela estivesse morta internamente. 1)a mesma forma, nós às vezes consideramos uns aos outros como sem espe­rança porque só podemos ver os conflitos externos. Eu poderia ter jogado fora a semente como imprestável. Mas, em vez disso, descobri vida dentro dela.
De igual modo, Deus vê além do exterior. Fico maravilhada porque “Deus, que é riquíssimo em miseri­córdia, pelo Seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” Efés. 2:4 e 5.

3. Nossa vida humilde tem um enorme potencial, assim como a semente.
Deus quer realizar algo incrível em cada um de nós. Quando percebo quão tremendamente egoista sou sem o amor de Cristo em meu coração, fico imaginando como poderei algum dia amar alguém do modo como Deus ama. No entanto, o mesmo Criador que falou e aquele primeiro bordo veio a existir, por meio de Sua Palavra cria vida em mim também. Ele é Aquele que “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós” (Efés. 3:20, MVI). Ele espera grandes coisas de nós porque nos vê, não como a semente pequenina que somos, mas como as árvores gi­gantescas que estamos nos tornando através do Seu poder

4. Deus cria o milagre da vida —  nós não.

 Imagine se uma semente começasse a preocupar-se com seu cresci­mento. Não importa quanto se preocupasse, jamais poderia crescer simples­mente por pensar nisso. Deus dá vida às sementes. Ele fornece luz solar e chu­va ao solo rico em nutrientes para ajudar a semente a crescer. Da mesma for­ma, Ele provê também nutrientes para o nosso crescimento espiritual. Ele atua através do Espírito Santo, de Sua Palavra, de Seu Filho Jesus, da natureza, da família, de amigos e das provações da vida. Jesus diz: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede” (João 6:35). Não podemos criar o crescimento em nós mesmos, assim como a semente não o pode fazer. Podemos unicamente aceitar as bênçãos que Deus nos concede, como a semente que absorve a luz solar e a água. Cresci­mento é o resultado natural.

5. O crescimento não ocorre de uma vez.

Eu poderia ter plantado aquela se­mente e ter esperado vê-la crescer rapi­damente centímetro por centímetro rumo ao céu. Se eu tivesse feito isso, te­ria ficado impaciente com seu progres­so. Mas se a deixasse ali e voltasse al­guns anos depois, provavelmente veria uma pequenina árvore começando a se desenvolver. Temos a tendência de ser impacientes quando não progredimos rapidamente. Precisamos firmar nossa confiança em Deus e lembrar-nos de que “Aquele que começou boa obra” em nós, “vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filip. 1:6, XVI). Ele é muito paciente conosco. Por que não somos pacientes também?

6. Deus nos considera perfeitos em cada fase do crescimento.

Deus não espera que em uma hora sejamos árvores gigantescas — simplesmente sementes a germinar. Seu ideal para nós é muito mais elevado do que podemos imaginar, mas Ele sabe que ainda esta­mos crescendo. Quando nascemos, nossos pais não nos colocam no chão e ordenam que andemos. Em vez disso, eles nos falam suavemente e nos acariciam em seus braços. Sabem que mais tarde desenvolveremos a capacidade de andar Eles nos vêem como bebês per­feitos. Deus nos vê com olhos de um pai amoroso. Em 1 João 3:2 lemos a seguinte promessa: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabe­mos que, quando Ele Se manifestar, se­remos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é.”

7.  Sinto-me pequena, mas minha in­fluência não tem limites.

Enquanto observava as sementinhas parecendo helicópteros sendo levadas pelo vento e aterrissando no solo, notei como se espalhavam numa área muito mais ampla do que os galhos daquela árvore cobriam. “Em 50 anos ou mais, eu provavelmente encontraria ali não só uma árvore, mas centenas delas!” Do mesmo modo, Deus não só me ajuda a crescer até a estatura plena, como também atua por meu intermédio para espalhar mais sementes. Talvez eu alcançe apenas uma pessoa, mas ela alcançará outras, e o amor de Deus será espalhado como sementes de bordo. Paulo nos encoraja com as seguintes palavras.: “E não nos canse­mos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desani­marmos, Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a to­dos, especialmente aos da família da fé” (Gál. 6:9 e 10, NVI). Não vamos saber, até chegarmos ao Céu, quantas vidas foram tocadas por nosso inter­médio. Portanto, continuemos a es­palhar sementes!
Minha vida pode ser desconheci­da para a maior parte do mundo, mesmo assim, Deus quer utilizar meus pequenos esforços. E acima de tudo, Ele quer que eu esteja disposta a começar onde estou — como uma pequenina semente.         

Jennifer Downs é formanda da Faculdade de Educação Fundamental no Colégio Walla
Walla, em College Place, Washington, E. U.A. Ela gosta de observar a natureza, pois afirma

que isso a faz lembrar—se de seu amoroso Criador e Amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...