Youtube

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O CINTO DE LINHO


O CINTO DE LINHO

Hoje vamos tentar perceber o que Deus quis mostrar a Jeremias com a lição do cinto de linho.

Jeremias 13:1-11
O cinto de linho
1 Assim me disse o SENHOR: Vai, compra um cinto de linho e põe-no sobre os lombos, mas não o metas na água. 2 Comprei o cinto, segundo a palavra do SENHOR, e o pus sobre os lombos. 

Deus deu uma ordem ao profeta Jeremias, e essa primeira ordem foi para ele comprar um cinto de linho, e depois usá-lo à cintura. 

Jeremias ia agora usar um elemento que fazia parte do vestuário do comum cidadão da sua época, muito embora, o ser de linho mostrava desde já um elemento ligado à espiritualidade. 

Na época as roupas usadas pelos sacerdotes quando oficiavam eram especificamente feitas de linho, e um dos elementos que a compunham eram precisamente o cinto.
Ao compra-lo Jeremias demostraria que esse sinto tinha tido um preço, e por isso tinha valor. 

Deus vai mostrar a Jeremias o que significava esse cinto no versículo 11: 11 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá

Quer dizer que o cinto representava toda a nação judaica. Percebemos também que a ordem para usar o cinto à cintura representava a intimidade que Deus desejava viver com o seu povo.

É o preço pago, significava também que Deus os tinha adquirido por bom preço, eram preciosos para ele. 

Mas ainda percebemos outro pormenor significativo na ordem que Deus dá a Jeremias, Deus diz: mas não o metas na água.

Normalmente ao fim de alguns dias as roupas deviam ser lavadas, sobretudo quando falamos nos rituais de purificação que eram sujeitos os sacerdotes antes de oficiarem no templo.

Temos um exemplo bíblico com o sacerdote Josué que é descrito como tendo as suas roupas sujas símbolo das acusações e pecados que satanás lhe infligira:
Zacarias 3:1-4
1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. 2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.

 Quando Deus disse a Jeremias para não lavar o cinto, provavelmente denotava já que alguma coisa de menos boa se passava com o povo de Israel.

O texto continua:
3 Então, pela segunda vez me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 4 Toma o cinto que compraste e que tens sobre os lombos; dispõe-te, vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha. 5 Fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. 6 Passados muitos dias, disse-me o SENHOR: Dispõe-te, vai ao Eufrates e toma o cinto que te ordenei escondesses ali. 

Deus vai agora dar uma segunda ordem a Jeremias, vai lhe pedir que vá ao rio Eufrates e que esconda o cinto na fenda de uma rocha. 

Embora esta ordem pareça estranha, e Jeremias somente a cumpra, existem elementos simbolicamente significativos. 

Jeremias teria de se deslocar ao rio Eufrates, isto pressupunha que teria de fazer uma longa viagem de cerca de 600km, esta viagem teria de ser realizada duas vezes uma para esconder o cinto e outra para desenterra-lo. 

Isto pressupunha que aquele cinto que era símbolo do povo de Deus seria levado para bem longe do seu país. Algo que encontramos bem presente logo no capítulo 5 de Jeremias: 
Jeremias 5:15
15 Eis que trago sobre ti uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o SENHOR; nação robusta, nação antiga, nação cuja língua ignoras; e não entendes o que ela fala. ..
19 Quando disserem: Por que nos fez o SENHOR, nosso Deus, todas estas coisas? Então, lhes responderás: Como vós me deixastes e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa.

O tempo que que Jeremias esperou entre a primeira viagem, de enterrar o cinto e a segunda viagem de o desenterrar, simbolizava também que o povo de Deus iria estar exilado longe do seu país um período grande de tempo, período este que Jeremias mais tarde anuncia como sendo de 70 anos.

Depois desse tempo que não está definido Deus mandou Jeremias procurar novamente o cinto.

7 Fui ao Eufrates, cavei e tomei o cinto do lugar onde o escondera; eis que o cinto se tinha apodrecido e para nada prestava. 8 Então, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Assim diz o SENHOR: Deste modo farei também apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém. 10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. 

Aquele cinto com o tempo tinha-se deteriorado, já não mais prestava, deixará de cumprir a sua missão. 

A acção que levou só apodrecimento do cinto foi o ter sido enterrado, isto faz-nos lembrar a parábola que Jesus conta do servo que enterrou o talento, e que por causa disso acabou por lhe ser retirado. (Mt 25:14-30)

Israel tinha se desviado de Deus, já não era um cinto bem ajustado aos lombos de Deus. 

Paulo aos Efésios fala do cinto bem ajustado e ele diz:
Efésios 6:14
Mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade...

Israel já não andava na verdade, andava na soberba, não ouvia a voz de Deus, e cultuava outros deuses



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...