Youtube

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - CULPANDO DEUS 1/4 PARTES


Rute 1:1-6
Noemi e Rute
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. 6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.

Esta história acontece no tempo em que reinavam os JUIZES, eram tempos difíceis, pois “cada um fazia o que achava melhor aos seus olhos”
É neste tempo como já vimos, havia muita instabilidade, ou se vivia com liberdade, ou então se era oprimido por um povo inimigo. 

Para tentar a sua sorte um casal israelita ELIMELEQIE E NOEMI decidiram emigrar e tentar encontrar melhores condições do que aquelas que viviam na cidade de Belém. 

Não havia mal nenhum emigrar, e tentar uma vida melhor noutro país, mas o problema foi a escolha do seu destino, eles foram para um lugar pouco recomendado caso desejassem viver em paz e prosperar.

Escolheram viver matéria dos moabitas, um povo pagão adorador de muitos deuses e que durante muito tempo fora inimigo de Israel.

A escolha não fora muito sabia, ELIMELEQUE, que quer dizer O SENHOR É REI, acabou por tomar uma decisão errada, pondo-se a ele e à sua mulher e filhos numa situação de desvantagem. 

Imaginem vocês decidirem hoje ir morar para a Síria, mesmo não estando em guerra este pais seria sempre um lugar ao qual enfrentaria grandes desafios, por exemplo a mentalidade das pessoas, a religião, a segurança, etc. Não seria uma vida tranquila de certeza absoluta. 

Outro problema que enfrentou com esta mudança foi o futuro dos seus filhos, que influências teriam? Que amizades fariam? Que casamento fariam? Tudo isto parece ter sido pouco reflectido. 

Vemos que os dois filhos acabam por casar com duas mulheres moabitas, algo que os podiam desviar da adoração ao verdadeiro Deus. 

Depois de dez anos naquela terra Noemi perde o seu marido evos seus dois filhos ficando sozinha com as suas duas noras moabitas. 

A desgraça tinha recaído sobre aquela família. Noemi decidiu voltar para Belém pois ouviu dizer que as condições de vida estavam melhores e assim foi, quando lá chegou às pessoas a reconheceram: 
Rute 1:19-21
19... Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?

Para Noemi as coisas tinham mudado, o seu nome significa DELICIA, no entanto ela agora queria que  olhassem paralela como uma pessoa AMARGA.
Pata Noemi, Deus era o responsável pela sua miséria, por tudo onqueclhe tinha acontecido. Na verdade nós como seres humanos temos facilidade em culpar Deus pelos erros e escolhas que nós próprios fizemos. 

Outro erro que comentemos é pensar que todo o sofrimento que vivemos é para o nosso mal, mas nem sempre é assim. 

Vivemos num mundo injusto dominado pelo pecado, é só por isso teremos de viver aflições, no entanto Jesus nos diz para termos bom ânimo pois ele venceu o mundo é o pecado o sofrimento é a dor vão em breve ser erradicado da nossa existência. 

Mas enquanto isso não acontece, não podemos esquecer as palavras do apóstolo Paulo quando ele diz: 
Romanos 8:28
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Diz aí que todas as coisas, quer boas quer más cooperam para o nosso bem, Noemi tinha dificuldade em entender está lição, no entanto no final da história desta mulher, o seu sentimento é bem diferente:
Rute 4:14-15
14 Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. 15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice....

Hoje também podemos agradecer a Deus pelo filho que nos deu, o nosso remador, que nos livrou da morte e nos deu a vida.

Não importa as circunstâncias difíceis que possamos estar a viver, ou as consequências negativas das nossas más decisões, podemos sempre entregar o controlo da nossa vida a Jesus e com isso podermos viver um futuro com esperança. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...