Youtube

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - UMA DECISÃO COM CONSEQUÊNCIAS ETERNAS 2/4 PARTES


Rute 1:7-11
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, 8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. 9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz 10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. 11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?...
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.

Na primeira reflexão sobre o livro de Rute pudemos ver um pouco o que aconteceu com Noemi, hoje gostaria de explorar o pouco que é dito de Orfa. 

Será difícil expressar os sentimentos desta jovem mulher, tinha perdido o marido não tinha tido filhos, e socialmente encontrava-se desamparada.

Agora encontrava-se a caminho de Belém, juntamente com a sua cunhada Rute, e a sua sogra Noemi.

Entretanto na viagem Noemi vai tentar dissuadir as suas noras de a seguir, vai insistir com elas quer o melhor para os seus futuros seria voltarem para junto dos seus familiares e no seu país construírem novos casamentos e refazerem a vida.

Talvez estas palavras de Noemi começassem a fazer eco na mente daquelas duas moças. Que futuro elas teriam naquele país? Os judeus e os moabitas se odiavam, provavelmente, iriam ser descriminadas e ninguém mais casaria com elas. 

Esta decisão era difícil pois sogra e noras tinham um bom relacionamento, e todas compreendiam bem a dor umas das outras. 

Perante a insistência de Noemi, todas choraram, já não bastava a dor que as uniam, agora teriam de decidir um caminho que as separavam. 

Foi então que Orfa tomou a decisão de voltar ao seu país, e aos seus parentes. 

Até aquele momento quer Orfa quer Rute estavam em pé de igualdade, ambas amavam os maridos, e a sogra, ambas estavam prontas a ajudarem Noemi, ambas tinham decidido viver num país estrangeiro. 

Mas a insistência de Noemi para que fizessem uma escolha, e o quadro negro que pintou sobre o futuro, pressupunha que ela sabia que as suas noras só seriam felizes se pudessem escolher de forma livre e voluntária o país onde viveriam. 

Noemi sabia que não era somente a escolha de um lugar para se viver que estava em jogo, mas algo mais importante do que isso, ela sabia que a noras ao escolher, estariam a tomar uma posição a favor ou contra Deus, e como tal tinham de ser decisões individuais baseadas numa convicção pessoal.

Foi aqui que Orfa decide pela diferença, ao contrário das companheiras de viagem, Orfa decide antes escolher o deus dos moabitas, conhecido como "a abominação de Moabe" (1 Rs. 11:7), em vez de decidir pelo Deus de Israel, decidira antes por um deus que não podia falar ou agir.

Voltou as costas a Deus – que queria mostrar-lhe a Sua bondade – para servir ídolos vãos, (Jonas 2:8
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.). Trocou o Deus que dá a vida por um ídolo que exigia vidas através do sacrifício de crianças. "Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses" (Rute 1:15)

A Bíblia ensina claramente que toda a decisão que uma pessoa faz tem conseqüências eternas. Essas conseqüências não só influenciam a sua vida terrena, mas determina o seu destino eterno. Decidem se ela irá para o céu ou para o inferno.

A Bíblia ensina claramente que toda a decisão que uma pessoa faz tem conseqüências eternas. Essas conseqüências não só influenciam a sua vida terrena, mas determina o seu destino eterno. Decidem se ela irá para o céu ou para o inferno.

Deus mantém um registro de rodos os que têm vivido. No Seu Livro da Vida, Ele escreve todos os atos que as pessoas praticam (Mal. 3:16; Apoc. 20:12-15). Todo aquele cujo nome não aparece nesse Livro será condenado ao inferno por toda a eternidade.

Talvez Orfa se tenha arrependido mais tarde da sua decisão errada, e se tenha voltado dos ídolos para Deus. Se ela procurou encontrá-lO com todo o seu coração, então sem duvida que Ele a encontrou (Jer. 29:13). Mas se Orfa não buscou a Deus, então o seu futuro estava acabado e a sua vida e alma foram perdidas para toda a eternidade.

Orfa, mulher que caiu no esquecimento por uma decisão errada



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...