Youtube

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O FALSO PROFETA HANANIAS JEREMIAS 28:1-17


CONFIAR EM MENTIRAS 
Jeremias 28:1-17

Neste capítulo 28 de Jeremias temos uma luta entre um verdadeiro é um falso profeta, algo que nos pode ajudar a discernirmos se aqueles que falam em nome de Deus, estão realmente a ser verdadeiros. 

Jeremias 28:1-4
“No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia. Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia” 

O falso profeta Hananias profetiza duas coisas que Jeremias já tinha anunciado da parte de Deus e que o seu resultado seria bem diferente.

1ª Israel seria cativo em Babilonia por cerca de 70 anos 
Jeremiah 25:11
11 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.

No entanto Hananias anunciou somente dois anos.

2ª O rei JOAQUIM iria morrer em Babilónia 
Jeremiah 22:27
27 Mas à terra da qual eles têm saudades, a ela não tornarão.

Hananias por sua vez anunciou que o rei JOAQUIM voltaria a Jerusalém.

Dois profetas com duas mensagens distintas, duas mensagens opostas. Qual deles tinha razão? 

É evidente que um dizia a verdade é que o outro a mentira. Como descobrir qual falava a verdade? 

Ao ouvir tal mensagem dentro da casa de Deus, ficamos atónitos como era possível num lugar sagrado, dedicado ao Deus da verdade, poder ser anunciado a verdade é a mentira?
Mas também isso não nos devia surpreender, isto porque temos várias advertências contra a dissimulação é mentira dentro do seio da igreja. 
 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras...” (2 Pe 2.1).

A pergunta que surge logo de seguida é: Porquê que essas pessoas falam falsamente? Qual a motivação? 
A resposta também é assegurada nas escrituras: 
Romanos 16:18
“Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos”

Este texto deixa claro que eles servem o seu ventre.

Deuteronômio 18:22 
“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”

Este diz que é por causa da soberba.

2 Pedro 2:2-3
2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Finalmente este texto mostra-nos que por ganância aos lucros eles falseiam a verdade.

Temos então a satisfação e exaltação do EU, são os interesses pessoais, que subjugam a verdade divina.

Provavelmente estas também foram as motivações de Hananias. 

Depois de Hananias ter profetizado falsamente, Jeremias respondeu: “Disse, pois, Jeremias, o profeta:. (...) O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor” (vv. 6,9). 

O que Jeremias estava a querer dizer era que a mensagem de Hananias ia em contra ciclo, isto porque os profetas que tinham vindo anteriormente da parte do Senhor (Habacuque, Miqueias e Sofonias) tinham trazido mensagens que enfatizavam o julgamento, e alertavam o povo para que se arrependesse. A tradição profética era sempre o anúncio de guerras, fome e peste e quando fosse o contrário, mensagens de paz, somente seria considerado palavra profética depois de ser concluída, mas não antes.

Hananias não ficou nem um pouco impressionado, mas fez o seguinte:“Então, o profeta Hananias tomou os canzis do pescoço de Jeremias, o profeta, e os quebrou; e falou na presença de todo o povo: Assim diz o Senhor: Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho” (vv. 10-11). 

Aquela cena deve ter sido impressionante, ver o falso profeta num espectáculo e encenação. A este show, o profeta Jeremias decide retirar-se para deixar de ouvir tantas mentiras.

Mas o Senhor orientou-o para que voltasse até Hananias e lhe dissesse, entre outras coisas: “...O Senhor não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o Senhor. Morreu, pois, o profeta Hananias, no mesmo ano...” (vv. 15-17).

Deus vai dizer por intermédio de Jeremias, que Hananias era o responsável do povo confiar em mentiras, é porque tinha levado o povo numa ilusão profética que ele seria morto naquele mesmo ano, e na realidade aconteceu 3 meses depois.

Não só Hananias morreu como as suas profecias não se cumpriram, tudo não tinha passado de um embuste. 

Ao contrário tudo o que Jeremias tinha profetizado aconteceu, e mais tarde já quando o povo estava no cativeiro em Babilónia Jeremias escreve  uma carta, Dizendo o seguinte aos líderes de Israel e a todo o povo que Nabucodonosor tinha levado para a Babilônia:“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor” (Jr 29.8-9). 

É interessante ver que o texto fala em adivinhadores e sonhadores, algo que está mesclado com as falsas profecias e os falsos profetas.  Na realidade podemos ver a contrafacção de satanás, é ele que de forma dissimulada e mentirosa inspira as falsas profecias com o intuito de levar o povo para longe de Deus.

O próprio Jesus avisou sobre os falsos profetas:
Mateus 7:15-20
Disse Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”

Os falsos profetas vêm sempre disfarçados, esta foi sempre a estratégia de satanás, ele fez isto com Eva no Jardim do Éden, e vai fazer isto no final da história deste mundo quando imitar Cristo sendo ele o principal Anti- Cristo.

Jesus fala também dos frutos que eles produzem, mais tarde ou mais cedo eles aparecerão, e nessa altura podemos comparar. 

Podemos comparar com os frutos do espírito que são: 
Galatians 5:22

Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

A bíblia também diz: 
Isaiah 8:20

20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 Jo 4.1).



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...