Youtube

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - O FUTURO NAS MÃOS DE DEUS 3/4 partes


Rute 1:16-19
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela. 19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas...

Rute ao contrário da sua cunhada Orfa, decidiu acompanhar a sua sogra, isto não só demostrou uma fidelidade à Noemi, mas vai um pouco mais longe, ela também seria fiel ao Deus de Noemi.

Uma das frases mais fortes do livro demonstra precisamente essa aliança que Rute faz com Deus.ela diz:
Rute 1:16-17
16 Disse, porém, Rute: ...porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Noemi iria ter o seu tempo de existência, provavelmente é naturalmente morreria primeiro que Rute, e nesse contexto esta promete lhe ser uma companheira fiel. No entanto mesmo depois de Noemi morrer, Rute se manteria fiel ao Deus de Israel. 

Rute aprendeu a confiar e depender de Deus, faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, ela estava disposta a aceitar o que fosse, pois sabia que a sua vida estava nas mãos d’Ele. 

Ela não estava preocupada como seria a sua vida num novo país, não vivia atormentada com um futuro incerto, nem o que seria dela depois da morte de Noemi, ela simplesmente deixou tudo por conta de Deus. 

Na carta de Tiago, existe uma lição quando pensamos nos nossos projetos e no nosso futuro, ele diz:
Tiago 4:13-15
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Como seres humanos temos a tendência de pensar que controlamos todas as áreas da vida e até o futuro. 

Não existe mal nenhum em projectarmos o futuro, o problema está em pensar que o podemos controlar, Tiago mostra a importância de contarmos com Deus nesses planos: Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser.

De certa forma Rute vai demonstrar que era precisamente isso que ela contava fazer. Seria Deus a dirigir a sua vida, e confiaria n’Ele para esse efeito. 

O texto diz também que as pessoas da cidade de Belém se comoveram ao ouvir a história destas duas mulheres. 

Era uma história comovente é dramática, que facilmente levaria as suas protagonistas a uma vida de lamentação e se encostariam a um estado de dependência alheia. 

Provavelmente Noemi já se tinha mentalizado viver da piedade dos outros. Mas Rute começou logo a arregaçar as mangas e a trabalhar para o bem das duas. 
Rute 2:2
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!

Rute não ficou à espera das pessoas entenderam a sua situação, não ficou parada pois ninguém lhe daria emprego, não ficou à espera que a sua sogra dissesse o que ela devia fazer. 

Esta mulher demonstrou uma grande coragem e iniciativa, não seriam as circunstâncias da vida que a iam moldar, mas ela estava preparada para as lutas. 

Não importa o que nos aconteça na vida, mesmo que ela nos seja madrasta, contemos sempre com Deus, e façamos a nossa parte, e seremos bastante abençoados. 

Na próxima reflexão veremos o final da vida desta mulher, aquilo que Deus fez na vida dela



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...