Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 5º TEMA - O QUE EU VOU FAZER





O QUE EU VOU FAZER?

 


TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 30 : 1 – 5




I. INTRODUÇÃO



Talvez você já tenha ouvido, lido ou até mesmo falado a seguinte frase: e agora, o que é que eu faço? Existem inúmeras situações na vida que nos fazem dizer isso. Hoje vamos estudar uma parte do livro do profeta Isaías aonde o povo de Judá diz isso: o que é que vamos fazer? O ponto não é exatamente a pergunta e sim a sua resposta. Que resposta você dá a essa pergunta? Talvez você passe por um momento da sua vida aonde essa pergunta brota como água da nascente! Sem emprego, com a mensalidade da faculdade atrasada, o namoro de mal a pior, o relacionamento com os pais cada dia mais difícil, enfim, o que se faz quando tudo na vida parece dar errado? O livro de Isaias responde essa pergunta. Vamos tentar entender melhor o texto bíblico.



II. PARCERIA COM O EGITO

O povo de Israel era o povo eleito de Deus. Foram escolhidos para mostrar o Seu poder a todas as nações, mas escolheram seguir um caminho diferente. Escolheram abandonar a Deus. É geralmente quando abandonamos a Deus que as coisas começam a ir mal. Logo uma poderosa nação se transformou num fraco e vulnerável reino. Em nossa história, os judeus estavam sendo ameaçados pelo império assírio. As forças assírias eram fortes demais e não havia a mínima possibilidade de vencê-las a não ser que se oferecesse o pagamento de um tributo ao governo da assíria. O que fazer? Para onde correr? Essa é a mesma pergunta que se faz hoje. O que é que se faz quando tudo parece estar indo por água abaixo?

          O texto bíblico mostra a opção que eles encontraram: juntar forças com outros exércitos! Pensaram em unir judeus e egípcios e assim enfrentar à assíria. Pobres judeus! O profeta fala de vergonha e de confusão. Um povo que tenta se ajuntar com a fraqueza de outro achando que dois fracos podem juntos se tornam fortes só pode terminar em vergonha e confusão.



          III. O EGITO DE HOJE

          É exatamente assim que muitos de nós temos feito. Quando as coisas começam a ir mal e quando os problemas batem a porta de nossa casa e tiram por completo a paz e o descanso. Quando tudo que se planejou dá errado, quando o imaginado não acontece. Quando o dinheiro não vem e a saúde tarda em voltar. Quando o emprego insiste em ficar só na casa do vizinho, o que é que se faz?

          Muitos têm descido ao Egito. Hoje o Egito tem muitas facetas, se apresenta com muitas e diferentes roupas. Por exemplo, um jovem devendo a faculdade. O que ele faz? Corre para pedir dinheiro aos pais, mas os pais não têm! Pede para um irmão que já esta formado, mas ele também está passando por uma situação financeira complicada e não  pode atender naquela hora. Vai até um tio, daí a um primo, ao avô, ao diretor da faculdade, a um professor, a outro professor e de repente se vê sem ninguém pra lhe ajudar. Aonde corre então? Alguns têm descido ao Egito buscando um dinheiro que não é correto. Agiotas, negócios ilícitos, dinheiro que não lhes pertence, seja de amigos ou dos dízimos. Não fazem por maldade, mas porque no desespero já não sabem para onde correr. Fazem com a certeza de que não o farão mais ou que devolverão assim que puderem. Descem ao Egito.

          Pode ser que os problemas sejam com os amigos. Eles cobram atitudes que não soam bem a seus ouvidos. Você se sente deslocado, e por vezes, não só deslocado como antipático. Você quer se enturmar melhor, mas algumas coisas ainda lhe incomodam. Como resolver isso? O que fazer para ser aceito pelo grupo no cursinho, faculdade, escola ou simplesmente no grupo de amigos da rua? Parece que a única saída é descer ao Egito. O Egito tem o som das musica, das festas, e tem o gosto da bebida. No Egito o sexo é colocado fora de lugar e se namora de qualquer jeito. No Egito estão as drogas. E o pior, você pensa que tudo isso pode facilitar a sua vida. Se eu fizer essas coisas serei aceito e é isso que eu preciso! Então lá vai você descendo para o Egito.



          IV. AS CONSEQUÊNCIAS

          Sabe o que a Bíblia fala sobre o Egito? O profeta diz que a força do faraó se tornará em vergonha e confusão! Um dos capitães do exército assírio fez um discurso diante de seu exército e os judeus puderam ouvir. Ele dizia que quem confia no Egito, confia num bordão de cana quebrada e qualquer que se apóia nele tem sua mão furada!!! (Is 36:5)

          O que, os que descem ao Egito, não enxergam ou não lembram é que no Egito existe vergonha, dor, lágrimas, tristeza e confusão. No Egito as pessoas que eram livres se tornam escravas. No Egito todos os sonhos morrem e algumas vezes os que descem ao Egito nunca mais voltam.

Algumas frases são próprias de pessoas que desceram ao Egito e sentiram o que é a dor de ter sua mão furada: “Por que não dei ouvido...” ou “Eu devia ter escutado o que me disseram...”.  são frases que saem da boca de gente que se feriu. São sonhos desfeitos. O sonho de um dia ter um casamento feliz destruído por atitudes impensadas. O sonho de uma faculdade jogado por terra. Às vezes uma vida com um lindo futuro pela frente destruída por uma noitada que termina num trágico acidente de carro.

O Egito só causa dor e tristeza. O Egito escraviza. O Egito é vergonha. O Egito produz jovens que por vezes não tem coragem de olhar nos olhos das pessoas que mais amam. O Egito destrói famílias em cinco minutos de prazer egoísta que se multiplicam infinitamente em culpa.



V. A SOLUÇÃO

Por que descer ao Egito? Porque ir aonde só existe tristeza? Porque buscar onde não existem soluções verdadeiras? Por que correr atrás das lágrimas?

Você pergunta, então: E o que eu vou fazer? Qual é a saída para tudo isso? Essa era a mesma pergunta que havia no coração de um rei. O nome dele era Ezequias. Descer ao Egito não era a opção dele. Meu amigo, ouça em nome de Jesus: descer ao Egito não é opção para nós! Não cogite e nem imagine como seria descer ao Egito. É vergonha e confusão. Ezequias entendeu isso quando ouviu o profeta dizer: “... em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação...” (30:15).

Quando as oportunidades do homem terminam, só então as de Deus se iniciam. No poder da oração está a solução de Deus. Simples assim! Simples como somar dois mais dois. Simples como acender uma lâmpada ou fechar uma torneira. A solução está na confiança em Deus. A porta de saída está em clamar ao Deus todo-poderoso. O rei de Judá entendeu isso. No capítulo 37 verso 15 ele age. Ele cai de joelhos diante de Deus e ora. Não só ora, ele clama e até mesmo chora. Existe poder na oração sincera do filho de Deus. Não importa quantas palavras tenha a oração ou se eu nunca tenha orado. Não importa se estou no transito ou na igreja, minha oração será ouvida e será atendida.



VI. CONCLUSÃO

Meu querido amigo, aceite o desafio de entregar seu caminho completamente nas mãos do salvador Cristo Jesus. Aceite o desafio de clamar e derramar seu coração aos pés de Cristo. A promessa de Deus é que nenhum clamor de um filho ficará sem resposta. Foi assim com os reis da Bíblia, foi assim com os profetas e apóstolos, foi assim com os pioneiros da igreja e será assim também com você.

Não fuja para o Egito. Você não vai encontrar aquilo que espera para ter paz, realização pessoal e ser totalmente feliz.

Ezequias correu para Deus. Ele clamou. O problema dele não era pequeno ou simples. Acredito que você não terá um problema tão grande como o dele. Só que ele teve coragem e clamou, orou e chorou. Pediu que Deus colocasse Sua poderosa mão.

Você também precisa pedir isso? Parece impossível de ser resolvido o problema? Pode ser que você já tenha até desistido de lutar e jogado a toalha branca. Não desista. Lute, mas lute com a sua principal arma que é descansar nos braços do pai.

          O texto de Isaías 37:36-37 diz que o problema do Rei Ezequias foi resolvido. Miraculosamente resolvido assim como o seu será. Acredite! O anjo do Senhor passará por sua vida destruindo o que precisa ser destruído, limpando o que precisa ser limpo e removendo o que precisa ser removido. O Anjo do Senhor destruiu uma multidão de soldados fortemente armados. Nada pode ser mais forte do que a resposta de Deus. Essa resposta está a sua disposição. Esse anjo também poderá passar por sua vida, por sua casa, em seu namoro, no seu trabalho. Só depende de você aceitar. Aceita?

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...