Youtube

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TABITA, MAIS CONHECIDA POR DORCAS







DORCAS, UMA MULHER QUE AMAVA A DEUS

''Quando uma jovem aceita de fato ficar solteira, então isso significa uma tal libertação para ela, que nessa situação pode tornar as suas peculiares características femininas úteis a muitos'' Dr. Paul Tournier*

Atos 9:36-42
Romanos 12:4-8
Trago 1:27

Dorcas não era uma mulher particularmente impressionante. A única coisa que sabia fazer bem era costurar, e quem é que consideraria isso uma coisa notável? Muitas mulheres podiam fazer outro tanto.
Dorcas era uma mulher de um só talento. Só tinha um dom, e mesmo esse era insignificante. Teria sido natural que ela pensasse: Não sou profetisa como Miriã, e não posso governar um país como Débora. Não sou uma mulher capaz de desempenhar um papel de relevo na história do meu país. Não pertenço à categoria das mulheres talentosas.
Parece que o casamento e a maternidade a tinham também deixado de lado. De outro modo, ela teria podido influenciar indiretamente a sociedade através do marido ou de um filho. Não era verdade que na história do seu país o destino de um rei de Israel fora muitas vezes decidido pela mãe?
Contudo, havia uma coisa em que Dorcas ultrapassava todas as outras mulheres da Bíblia. É ela a única que foi chamada discípula! Dorcas era uma discípula, uma seguidora de Jesus, e isso fazia toda a diferença. Ela abriu-Lhe o seu coração antes de O seguir. Ele tornou-Se o seu Salvador, antes de ser o seu Senhor. E embora ela o tivesse recebido como Redentor, não se contentou com isso. A fé é mais do que simples comunhão com Deus. A pessoa usa-a para servir os outros – a verdadeira fé expressa-se em obras. Aquele que segue a Cristo é movido na direção das pessoas, exatamente como Ele era.
Torna-se criativo e quer fazer todo o possível para dar à sua vida o máximo de significado. Portanto, a discípula Dorcas fez o que brotava naturalmente dela. Costurou, especialmente para as viúvas pobres. Aplicou toda a sua capacidade nesse trabalho.
Jope (agora Jafa), um porto que fica no Mar Mediterrâneo, deve ter tido uma grande quantidade de viúvas. Durante a estação do mau tempo, muitos dos pescadores naufragavam e afogavam-se. Essas mulheres haviam perdido não só os maridos, mas a sua fonte de receita. Não havia qualquer Segurança Social naqueles tempos, mas isso, na verdade, não se tornava necessário, pois, repetidamente, Deus tinha dito ao Seu povo que cuidasse das viúvas e dos órfãos (Êx. 22:22-24; Dt. 10:17-18). Se obedecessem às ordens de Deus, então as viúvas não teriam quaisquer necessidades e o povo desfrutaria bênçãos abundantes, a recompensa que Deus lhes havia garantido (Dt. 14:29; 24:19).
Deus tinha prometido ser o marido delas (Is. 54:4,5). Seriam alvo de cuidado e proteção especiais da Sua parte. Sendo uma discípula, Dorcas sabia o que dava prazer ao seu Senhor, ou seja, cuidar deste grupo de pessoas em que Ele estava particularmente interessado. Portanto, ela não executava o seu trabalho com indiferença. Não era simplesmente um passatempo. Fazia-o com algo definido em mente. Fazia-o de todo o coração porque amava a Deus. Quando Jesus entrou no seu coração, Dorcas tornou-se uma mulher livre. Ele havia-Se definido a Si mesmo como a Verdade (João 14:6). Mais tarde, afirmou que aqueles que eram libertados por Ele, ficavam verdadeiramente livres (João 8:32,36). Dorcas agia nesta base de liberdade.
A Bíblia dá lugar ao pensamento de que Dorcas era solteira, mas não parece que ela se tenha sentido frustrada por sentimentos de inferioridade. Não tinha qualquer desejo de competir em importância com as mulheres casadas, ao seu redor. Não tinha ciúmes das mães que possuíam filhos.
Dorcas tornou-se uma mulher que estava muito além da sua época. Sentiu-se tão plenamente realizada na vida trabalhando sozinha, que foi única em relação ao tempo em que viveu. Muitas das mulheres que moram em Jafa hoje em dia ficariam certamente contentes se pudessem trocar de lugar com ela. Dorcas satisfez uma necessidade real através da costura. Exigia pouco para si mesma. Vivia para os outros. Era essa a razão da sua própria felicidade.
"Aquele que quer conquistar a felicidade tem de a partilhar. A felicidade nasceu como os gêmeos", disse mais tarde Lord Byron, poeta inglês.

Uma mulher que é verdadeiramente livre pode ser de fato ela própria e pode desenvolver o seu caráter da maneira que Deus a criou singularmente. Aquele que é livre intimamente é uma pessoa feliz, que irradia essa felicidade. A sociedade não pode passar sem tais pessoas. Uma mulher assim não sente necessidade de lutar por seus direitos. Não tem de se esforçar para se tornar alguém – já é alguém.

Muitas das viúvas de Jope andavam por ali vestidas com vestes feitas por Dorcas. A gratidão para com ela ia aumentando. Dorcas, que provavelmente estava só na vida, era muito capaz de dar apoio moral e espiritual às viúvas. Entendia as mulheres solitárias e podia conversar com elas. Em conseqüência, utilizava esse seu potencial. Agindo assim, tornou-se uma pessoa de importância na Igreja. Então, de repente, ocorreu a tragédia. Dorcas adoeceu e morreu.
Alguém se lembrou de que Pedro estava trabalhando em Lida, a uns escassos dezesseis quilômetros, e mandou imediatamente dois homens para o trazerem. Sabiam que Pedro possuía um poder sobrenatural. Não tinham eles ouvido que as pessoas doentes ficavam curadas, quando a sombra de Pedro pousava sobre elas? (At. 5:15) Não tinha ele, juntamente com João, curado o paralítico? (At. 3:1-10) Todas as suas esperanças se concentraram nele. Pedro veio imediatamente. No quarto superior, onde jazia o cadáver, Pedro viu-se rodeado por mulheres chorosas. Estas disseram-lhe quão profundamente sentiram a falta de Dorcas, quão desoladas se sentiam sem ela. Mostraram-lhe as roupas que ela lhes havia feito.
Muitas vezes, só se dizem coisas boas a respeito dos mortos. Todavia, neste caso, era perfeitamente evidente quanto sofriam os que ficavam, com a perda daquela vida. O amor de Dorcas tinha despertado também neles um grande amor por ela. Que outra coisa se poderia esperar? Pedro fez o que tinha visto fazer ao Senhor numa situação semelhante (Mar. 5:40-42). Pediu a todos que abandonassem o quarto, orou então e trouxe de novo à vida o corpo de Dorcas, por meio do poder de Deus.
A Bíblia registra sete casos de pessoas que foram ressuscitadas. Dorcas foi a única mulher adulta entre elas. A notícia da sua ressurreição tornou-se o assunto do dia, em Jope. "Ouviram?" exclamavam as pessoas umas para as outras, "Dorcas está viva de novo! Pedro ressuscitou-a".
Então aconteceu mais alguma coisa notável. As pessoas reconheceram que Deus havia realizado um milagre, portanto glorificaram o próprio Deus, em vez de Dorcas ou Pedro. Através destes acontecimentos, as pessoas reconheceram o vazio das suas próprias vidas. Também elas desejavam crer no Senhor Jesus. Começaram a entender alguns dos valores reais da vida. Queriam pertencer-Lhe como Dorcas. Desejavam tornar-se cristãs, novas pessoas, com uma nova perspectiva na vida.
"Que é isso na tua mão?", tinha, há muito tempo, perguntado o Senhor a Moisés (Êx. 4:2-5). Ele respondeu: "Uma vara". "Vai e trabalha com essa vara", disse Deus, "e serás meu servo''.
Se Deus tivesse feito a Dorcas a mesma pergunta, ela teria respondido: "Uma agulha e uma linha, Senhor". Então Ele ter-lhe-ia mostrado que eram esses precisamente os instrumentos com que podia servi-lO.
A vida, morte e ressurreição de Dorcas ajudaram a disseminar o Evangelho. Pedro não pôde deixar Jope durante algum tempo, porque era solicitado pelas pessoas que desejavam saber mais acerca de Deus.
Dorcas começou um movimento que se espalhou para além das fronteiras da sua cidade e do seu país. Indiretamente tornou-se uma grande evangelista. Hoje, há Sociedades Dorcas em todo o mundo. A Sociedade Internacional Dorcas, dos Estados Unidos, é a maior de todas. Milhões de pessoas necessitadas são alimentadas e vestidas por esta Sociedade.
Quem poderá contar as inúmeras mulheres que foram influenciadas pela vida de Dorcas? O seu belo exemplo jamais se extinguirá. É isso o máximo que qualquer discípulo pode desejar.

Dorcas, uma mulher que amava a Deus
(Atos 9:36-42; Romanos 12:4-8; Tiago 1:27)

Perguntas:
l. De acordo com Atos 9:36, o que era típico da vida de Dorcas?
2. Estude a sua dedicação à luz de Mateus 25:14-29 e Romanos 12:4-8, e enumere os pontos que descobriu.
3. Qual poderá ter sido o pano de fundo da sua dedicação para com as viúvas? (Deuteronômio 10:17,18; 14:29).
4. Descreva em poucas palavras o que aconteceu a Dorcas.
5. Qual lhe parece ser o resultado mais importante da sua ressurreição?
6. Quais os fatos desta história que mais o tocam? Como é que eles irão modificar a sua vida?

FONTE: LIVRO SEU NOME É MULHER

PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda





16 comentários:

  1. Muito emocionante essa história adorei,

    ResponderEliminar
  2. Muito emocionante essa história adorei,

    ResponderEliminar
  3. Eu aprendi q na lei humana quando uma pessoa morre oh natural é: desce, cava enterra. Mas as viúvas quebraram oh protocolo q as vezes queremos usar muito oh natural, mas essas viúvas entenderam q já q natural era: descer, cavar e enterrar elas preferiam oh quarto alto. Como assim: se no natural não podemos fazer nada. Vamos para sobrenatural quarto alto. Elevo meus olhos para montes de onde me virar oh socorro. Quarto alto significa intimidade com todo Poderoso.....

    ResponderEliminar
  4. Muito pude aprender sobre essa mulher que teve um destaque excelente na Bíblia.

    ResponderEliminar
  5. Historia linda,
    Estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Lindaaa. Muito linda a história de Dorcas. Nos deixou um grande legado

    ResponderEliminar
  7. DORCAS E UM EXEMPLO DE QUE QUEM FAZ AO PROXIMO , FAZ A JESUS

    ResponderEliminar
  8. Muitas vezes me sinto diminuída perante a sociedade, pois não tenho profissão, não trabalho fora de casa. Trabalho somente pra Jesus, com os vários dons que Ele me presenteou. Que tolice... que Sua misericórdia me alcance... pois isso é Tudo que eu preciso! Trabalhar prá Jesus com amor e dedicação me faz especial pra Ele ♡ Aleluias! Perdão Meu Deus...

    ResponderEliminar
  9. Nao desejo apenas aprender com este maravilhoso exemplo de Dorcas, misa trazer este aprendizado para a prática. Há muitos esperando por mim também. Eis aqui Senhor! Faz em mim segundo este exemplo de amor, fé e bondade.🙏❤

    ResponderEliminar
  10. Discipla de referência concernente ao amor ao próximo

    ResponderEliminar
  11. Saúde paz e prosperidade à todos. Hoje em dia , os irmãos só sabem dizer; vou orar por você. E despedem o necessitado de Mãos vazias

    ResponderEliminar
  12. Muito lindo a história é tocante faz nós refretirmos nossas ações. Graças e paz...

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...