Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 3º TEMA - SENHOR SOMOS TUA VOZ




SENHOR SOMOS TUA VOZ

Para a salvação de nossas crianças e jovens




Texto Base: Deuteronômio 1:1-8



INTRODUÇÃO



Marco histórico:

Quando olhamos para o primeiro dia do 11º mês do 40º ano do êxodo, encontramos Israel acampado em Sitim, em frente a Jericó, nas planícies de Moabe, ao leste do rio Jordão (Num. 25: 1; Deut.1: 1-3). Durante os dois meses que permaneceram ali (Deut. 1: 3; cf. Jos. 3: 1, 2, 5, 7; 4: 19), todo o preparo foi feito para ocupar Canaã. Neste tempo Moisés apresentou os princípios que constituem a maioria do livro de Deuteronômio.

Por que é importante estudarmos este livro?

Sua grande importância está no registro das orientações de Deus para Moisés e também para o povo.  Ele destaca que a lei de Deus deveria ser freqüentemente repetida para Israel, de forma que eles não esquecessem dos seus ensinamentos. Deveria ser mantida diante da cidade, sendo sempre exaltada e ensinada, linha após linha, preceito sobre preceito, e ainda em ocasiões de festa ela deveria ser lida de forma que todos pudessem ouvir. A prosperidade de Israel dependia da obediência a esta lei. Se fossem obedientes, teriam vida; se fossem desobedientes a conseqüência seria a morte.

Os livros de Êxodo e Deuteronômio registram o tratamento de Deus para com o povo de Israel. Deus livrou os israelitas da escravidão e os guiou pelo deserto, para a terra prometida. Ele, o líder invisível de Israel governou por meio de instrumentos visíveis.

          O Senhor, Deus do Céu, é nosso Líder. É um Líder em quem podemos confiar com segurança.



CONSIDERANDO




Era o primeiro dia do décimo primeiro mês, ano quadragésimo do êxodo. O povo de Israel ainda permanecia no deserto. Deus voltou a falar através de Moisés dizendo: “Tempo bastante haveis estado neste monte!” - Deut.1:6.

Deus estava incomodado com o tempo que aquelas famílias estavam no deserto. Deus lhes havia libertado do Egito, os tirou da escravidão, para levá-los a uma terra nova, Canaã, que manava leite e mel. No entanto, já haviam se passado quarenta anos e eles ainda estavam no deserto. A caminhada direta do Egito a Canaã não demoraria tanto tempo assim.

V.8 – “Eis aqui a terra que pus diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor, com juramento, deu a vossos pais...”.

É chegada a hora de entrarmos na Terra Prometida!



PREOCUPAÇÕES DIVINAS



Deuteronômio 6:6 - “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração”.

Quando guardamos algo em nosso coração é porque estamos apaixonados por isso. Deus estava preocupado. Por isso orientações especiais ao povo. Assim como no passado, depois de tantas provas de Seu poder, eles haviam esquecido de Seu nome e Suas palavras, agora às portas de Canaã, parece que eles já estavam esquecendo de tudo novamente. Deus deu a Moisés o que está no livro de Deuteronômio. Era uma mensagem que repetia, em síntese, o que Deus havia ensinado de mais importante até ali.

O que nos chama a atenção é que Deus não estava apenas preocupado com o presente, mas com o futuro de Israel, o futuro da liderança da igreja de Israel. O futuro não deveria ser somente aguardado, deveria ser construído, preparando àqueles que conduziriam a igreja de Israel no futuro próximo. Esta preocupação Divina fica bem clara em todo o livro:

6:7 – “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”.

11:19 – “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”.

12:12 – “Ensinados os filhos terão condição de participarem da herança”.

18:5 – “No reino os filhos serão ministradores do Senhor”.

23:8 – “Mesmo os filhos da terceira geração, dos povos vizinhos, poderiam participar da assembléia do Senhor”.

29:29 – “As coisas reveladas pertencem aos nossos filhos”.

31:13 – “Que os filhos aprendam a temer ao Senhor”.

31:19 - “Que os filhos aprendam novo cântico”.

Você já parou pra pensar quem estará liderando a igreja de Deus, nos próximos dez anos? Os jovens, juvenis, adolescentes. E se nós não formos preparados, haverá uma grande crise na igreja no futuro próximo.

Preocupando-se com o momento presente que aquelas crianças e jovens viviam, não estaria o Senhor pedindo que os pais, líderes, e outros mais experientes, os ajudassem a enfrentar as influências negativas dos povos vizinhos e seus costumes pagãos?

Deuteronômio 13:6-8 – “Se teu irmão, ou teu filho...te incitar em segredo, dizendo : Vamos e sirvamos a outros deuses dos povos que estão ao nosso redor. Não concordarás com eles, nem o ouvirás...”



OS ENCANTAMENTOS DO SÉCULO



Atos 8:9-10

“Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto, ao qual todos davam ouvidos, do MENOR ao MAIOR, dizendo: Este é o poderoso Deus”.

Será que os jovens de hoje não estão iludidos, dando ouvidos aos encantamentos que andam por ai? Não seriam a televisão, o cinema, as músicas, as drogas, a prostituição, a apatia religiosa, os encantamentos, instrumentos de mágica de nosso tempo? Pela quantidade de tempo e interesse que são dedicado à estas coisas e lugares, infelizmente a nossa resposta acaba sendo positiva.

Assim como Moisés tinha por objetivo estabelecer o reino de Deus na Canaã terrena, Filipe, que pregava em Samaria, tinha como objetivo o estabelecimento do Reino de Deus na Canaã Celestial.



CONCLUSÃO



Moisés e Filipe viveram em períodos diferentes, mas enfrentaram problemas semelhantes. Deus os tornou Sua Voz!

Deus está precisando de homens e mulheres que hoje, conscientes dos terríveis perigos que rodeiam nossas crianças e jovens, a se colocarem a disposição de Deus e digam: SENHOR SOMOS TUA VOZ!

Como um eco, as advertências Divinas também precisam ser ouvidas pelo Israel moderno. Estamos às portas da Canaã celestial. O inimigo está ao nosso redor com sua influência negativa, querendo arrastar a cada um de nós. Vamos permanecer com os braços cruzados?  Diante destas claras colocações Divinas, só deveria haver uma resposta dos pais, líderes, pessoas de mais experiencia: SENHOR, SOMOS TUA VOZ!

Se havia alguma dúvida de que Deus estava preocupado com as influências negativas, que poderiam destruir crianças e jovens, o texto citado tira todas as nossas dúvidas. As influências negativas existiam sim!

Hoje as tentações são muito maiores diante da certeza de que a história desse mundo vai caminhando para o seu final. Satanás vai intensificar ainda mais suas estratégias para o mal.

Diante da necessidade de juvenis, adolescentes e jovens que sejam consagrados e vivam hoje ao lado de Jesus respondamos o seu chamado: SENHOR, SOMOS TUA VOZ!

Enfrentando os desafios que estão diante dos jovens: A pressão dos amigos, a filosofia do descartável, sexo livre, o “não tô nem aí” e tantas outras artimanhas que tentam enredar, a única resposta que cada um de nós deve e pode dar é: SENHOR, SOMOS TUA VOZ!

Quando Samaria foi atingida pela pregação e testemunho deste homem de Deus – Filipe, a Bíblia diz em Atos 8:12-13, que houve uma conversão em massa naquela cidade, inclusive Simão foi batizado.

Quando Faraó perguntou a Moisés quem é que estaria indo embora do Egito, abandonando os deuses daquela terra, suas músicas, suas festas, seus homens e mulheres, suas drogas, seus prazeres da carne, abandonando definitivamente tudo e partindo para Canaã,  a resposta de Moisés foi :

Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos e com as filhas..., havemos de ir,  pois temos de celebra festa ao Senhor!”  - Êxodo 10:9.

Nossa oração: “Querido Deus, muito obrigado por estarmos entendendo os perigos que ameaçam a salvação de nossas crianças e jovens. Como usastes Moisés e Filipe, usa-nos hoje também. Ensina-nos a servir! Se o inimigo pensa que deixaremos alguns deles – crianças e jovens para trás, ele está muito enganado, com certeza celebraremos juntos festa ao Senhor na Canaã Celestial. Muito obrigado por tudo, e pelo privilégio de podermos dizer : SENHOR SOMOS TUA VOZ ! Amém!    



Orientações aos pregadores:



Acrescente ao sermão experiências de crianças e jovens mais próximos da sua  realidade. Tome o cuidado, quando necessário, de não mencionar o nome de pessoas que estejam presentes ou familiares.

Dê oportunidade para que as pessoas participem do sermão, respondendo perguntas como: “Vocês acreditam que satanás está querendo enganar e encantar as nossas crianças e jovens?”, “Você já parou para contar quantas horas do seu precioso tempo tem dedicado à televisão?”, “E seus filhos?”

Ore a Deus pedindo que esta mensagem não seja somente para os outros, mas para você em primeiro lugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...