Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 2º TEMA - DEUS SABE – DEUS OUVE – DEUS VÊ





DEUS SABE – DEUS OUVE – DEUS VÊ  


Texto: S. Mat. 21:18-20




INTRODUÇÃO:



1.      Após um Domingo agitado em Jerusalém,

-     Onde enfrentou vendilhões do Templo,

-     O assédio da multidão que queria coroá-Lo rei;

-        Os fariseus com suas interrogações mal-intencionadas;



                   O que mais Jesus queria ao findar aquele exaustivo dia era um lugar para descansar.



2.      Então, lembrou-Se de Betania, lugarejo há uns 3 km de Jerusalém; lá ficava o lar de Lázaro, Maria e Marta. Esse lar era um oásis para Jesus. Por isso, sempre que desejava isolar-Se e repousar, dirigia-Se para lá.



A.     Era uma família amiga e hospitaleira. Tinham muita alegria e prazer em preparar uma pousada e uma boa refeição para Jesus. Ali Jesus Se sentia à vontade, como costumamos dizer: Ele Se sentia em casa. Um refúgio contra Seus acusadores e a multidão que O assediava todos os dias.



3.      Ali pernoitou – e Segunda-Feira bem cedo, como diz o relato, Ele saiu.  Provavelmente, não quis incomodar a família tão cedo, saindo sem tomar o desjejum.



A.     No caminho, sentiu fome, pois Ele era humano; então sentiu sede, fome e cansaço, pois Ele se tornou como um de nós. Esta verdade deve nos encorajar porque Ele nos compreende, sabe o que é sofrer, e o que é ter fome. Assim, podemos ser confiantes, porque Ele é nosso irmão.



B.     Na encosta do Monte das Oliveiras havia muitas figueiras à margem do caminho. Jesus olhou para elas e notou que entre todas havia uma bem frondosa, com abundantes e belas folhas verdes. Então, dirigiu-Se a ela em busca de frutos. Mas qual não foi Sua decepção ao encontrar muitas folhas e nenhum fruto.



I.                APENAS FACHADA



1.      De todos os milagres de Jesus, cerca de 40 que estão registrados, apenas dois deles foram com resultados destruidores, e um deles foi este da figueira  frondosa que secou imediatamente.



2.      Sendo que todos os milagres propõem ensinar uma lição, qual seria o objetivo desta vez?



A.     Uma simples figueira à beira do caminho!

B.     Que fez aquela inofensiva figueira para receber tamanha maldição?



3.      Jesus quis esculpir nas páginas do tempo algumas inesquecíveis lições para o presente e para a posteridade.



II.              DEUS VÊ DIFERENTE  (1ª lição)



1.      O homem vê o exterior, julga as pessoas pela aparência, status social ou cultura. O olhar humano vê a gravata e rotula a pessoa pelo seu exterior; costuma identificar as pessoas pela aparência dizendo: “aquele careca, aquele de cabelos brancos” e às vezes, o que é pior, por um “defeito físico”.



2.      Deus vê as pessoas além da gravata por baixo do paletó, pois Ele vê o coração.



“Porque o Senhor não vê como vê o homem, o homem vê o exterior, porém o Senhor o coração”.  I Samuel 16: 5-7.



3.      Neste episódio quase que o profeta Samuel seria iludido pelas aparências, quando viu aqueles jovens belos e garbosos. Já queria separar um deles para ser o rei, mas Deus interveio, porque aqueles jovens eram apenas figueiras com muitas folhas e mantinham somente uma boa fachada.



4.      Esta maneira de Deus ver – traz privilégio e responsabilidade!



A.     Privilégio – Porque Ele não julga levianamente, pelo exterior, mas Ele vê o coração, conhece-nos por dentro, sabe de nossa sinceridade, de nossas lutas íntimas, tem compaixão de nós e está pronto a ajudar-nos. Tanto que Ele afirma:  “Aquele que vier a Mim, de maneira alguma o lançarei fora”. S. João 6:37.



Sim, Deus sabe, Deus conhece, Deus vê - não com olhar condenatório, mas com amor e com o propósito de salvar cada pessoa, inclusive a mim e a você!  Esta realidade deve animar a cada pessoa a se aproximar de Jesus, vindo como está, porque foi por isso que Ele morreu. “Porque Deus deu Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. S. João 3:16.



B.     Responsabilidade – Agora existe o outro lado da moeda. Ao Ele ver o interior, significa que conhece o que vai dentro de nós; isto exige um estilo de vida diferente! É impossível fugir da presença de Deus!



Salmo 139:1-3



-        É uma grande verdade que o salmista afirma que Deus conhece tudo: nosso deitar, levantar, andar e até as coisas que praticamos às escondidas, que pensamos que ninguém viu.  Sim, luzes apagadas e portas fechadas, não são obstáculos para o escrutínio de Seus olhos.  Ele vê e conhece tudo!



-        Não devemos, porém, pensar num Deus arbitrário como um fiscal com um chicote na mão para castigar os que erram, pelo contrário, Deus é misericordioso e está sempre pronto a perdoar aos que, arrependidos, suplicam por perdão e ajuda para uma nova vida. Basta ir a Ele com fé, pois temos esta certeza escrita por João, o discípulo do amor: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”.  I. João 1:9.







III.  DEUS PROCURA FRUTOS – NÃO FOLHAS  ( 2ª lição)



1.      Embora sejamos salvos pela fé, não estamos isentos de apresentar frutos. Deus deseja que sejamos uma figueira frutífera, não se satisfaz apenas com folhas.



2.      O apóstolo Paulo, na epístola aos Gálatas, apresenta uma lista de frutos, que devem ser cultivados por aqueles que desejam ser verdadeiros cristãos e herdar a vida eterna.



Eis a lista: “Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança.”  Gál. 5:22-23.



-        Todos estes frutos são importantes, mas entre eles, alguns se destacam. São eles:



A.     AMOR - O amor é a base de tudo. Devemos amar nossos pais, cônjuge, filhos, amigos e até inimigos, mas, acima de tudo, devemos amar a Jesus. Ele deve ser a prioridade número 1!  Quando amamos a Jesus, estamos apenas retribuindo, porque Ele nos amou primeiro, e desse amor recíproco, depende a nossa salvação.



B.     PAZ – É uma das maiores necessidades das pessoas nos dias de hoje!  Muitos estão desesperados, outros até se suicidam levados pelo extremo desespero, mas você pode ter a bênção da paz, basta ter Jesus, pois é Ele quem diz: “A minha paz vos dou”.  Jesus é a Fonte da verdadeira paz; aceitando-O você também terá essa tão almejada paz.



C.     TEMPERANÇA – Virtude importante, porque gera saúde, longevidade e equilíbrio na maneira de viver.



-        A melhor definição de temperança é: “abstenção completa de tudo o que é mau, e uso moderado do que é bom.” Isto mostra que devemos abster-nos de todos maus hábitos e ter equilíbrio no que comemos e bebemos.  Se alguém que porventura esteja lutando para abandonar algum vício, cigarro, álcool ou outros, lembre-se que com Jesus tudo é possível, porque Ele promete: “Conhecereis a verdade (Jesus)  e a verdade vos libertará”.  S. João 8:32.



-        Sim, Jesus pode quebrar as algemas dos vícios e dos pecados, porque Seu sangue tem poder para libertar, perdoar e purificar.



CONCLUSÃO:



1.      A esta altura, talvez alguém esteja pensando: como poderei ter uma vida diferente, não sendo apenas um cristão de fachada ou uma árvore infrutífera?



A. Eis o segredo: “Eu sou a videira, vós sois os ramos, quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer”.  S. João 15:1-5.



                                        B. Temos que estar ligados à videira que é Jesus, então teremos nova vida e passaremos a ser uma figueira frutífera. Para tanto, precisamos colocar nossa vida nas mãos de Jesus que é o Mestre dos mestres.

                       

Experiência: - Em uma das ruas de Roma, estava um homem tentando leiloar um velho violino, Ele dizia ao mostrar o violino: “É um autêntico Stradivarius”. Mas ninguém acreditava; e ao olhar para aquele velho desgastado violino, davam lances muito baixos.  Até que chegou um senhor de meia idade, alto, cabelos grisalhos, tomou aquele velho violino das mãos do leiloeiro, pegou o arco e começou a arrancar lindas e harmoniosas melodias, que encantou a todos os presentes. Então, em coro uníssono todos falaram: “É Paganinni, é Paganinni!” Após isso, aquele leiloeiro não teve dificuldade para leiloar aquele violino por um alto lance.



- O que fez a diferença?  Foi o toque do mestre. Agora, aquele velho violino nas mãos do mestre, passou a ter autenticidade e valor.



- Assim também é a nossa vida; ela só passa a ter valor e autenticidade quando colocada nas mãos do Mestre Jesus.



Caro amigo, se você está se sentindo desanimado, sem nenhum valor, emitindo apenas acordes desafinados e tristes, eis a solução: coloque sua vida nas mãos de Jesus, e Ele irá fazer as cordas de sua alma vibrarem com melodias de alegria e esperança. Ele pode fazer isso por você, porque hoje e sempre A Esperança é  Jesus!

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...