Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 1º TEMA - O REI DA GLÓRIA



O REI DA GLÓRIA 

Texto:  S. Mat. 20:18



INTRODUÇÃO:



1.      Era apenas mais uma estrada, poeirenta e pedregosa como as demais estradas da Palestina, uma extensão de uns 20 km, distância que se percorria em um meio-dia de jornada.



2       O importante aqui não era a estrada, mas o homem que caminhava por ela!



  1. Jesus ia adiante do grupo de seguidores, como um jovem soldado marchando para a batalha!



  1. Assim que terminasse essa jornada e atravessasse os muros de Jerusalém, Jesus se tornaria um homem condenado; a ampulheta seria virada e começaria a contagem regressiva para a Sua morte.



  1. Esta última jornada de Jesus em direção a Jerusalém, geograficamente iniciou-se em Jericó, mas espiritualmente a jornada até a cruz teve início muito antes, ainda nas portas do Éden, com a primeira promessa de redenção. Gên 3:15.



I.                MONTADO NUM  JUMENTINHO – Zac. 9:9



1.      Era costume de Jesus sempre andar a pé, mas agora preferiu cavalgar num jumentinho. Ele, porém, estava seguindo um costume real; todo rei cavalgava um jumento, símbolo de vitória.



2.      Ele poderia estar acompanhado de um séquito glorioso de anjos, todavia, é no lombo de um jumentinho que Ele monta, não em cavalos garbosos ou carruagens pomposas. Isto revela Sua humildade que deve servir de exemplo para nós, pois os humildes herdarão o Reino.



3.      Onde Jesus arrumou esse jumentinho?  S. Luc. 19:30-31.



A.     Jesus o tomou emprestado. Apenas enviou um recado ao seu dono através de Seus discípulos, dizendo: “Soltai-o, porque o Senhor precisa dele”. E o seu dono atendeu prazerosamente, e assim passou para a história.



B.     Todos nós temos um ‘jumentinho’, são os talentos ou habilidades para servir, cantar, testemunhar, etc, e quem sabe, esse ‘jumentinho’ não seja seu próprio coração, que ainda esteja preso no palanque do orgulho ou na cerca do pecado. Lembre-se: Sejam talentos ou o coração, é importante atender o pedido de Jesus: “Soltai-o, porque o Senhor precisa dele”.



II.              HONRANDO O REI



1.      Era o primeiro dia da semana; a cidade de Jerusalém estava agitada, porque era o início da semana pascal. Afluíam pessoas de todas as partes e a grande expectativa era saber se Jesus viria para a grande festa, pois Ele era odiado por alguns, amado por outros, mas admirado por todos!



2.      Sua última parada fora em Betania, pequena vila próxima a Jerusalém; dali em diante começou o cortejo; muita gente se achava a caminho de Jerusalém para celebrar a páscoa e uniu-se à multidão que acompanhava Jesus.



3.      Nunca dantes vira o mundo um cortejo triunfal como esse!



A.     Jesus permitiu essa demonstração pública; porque desejava chamar atenção para a missão que viera cumprir, e que estava prestes a acontecer no Monte Calvário.



B.     À medida que o cortejo se aproximava da cidade, a euforia tomava conta das pessoas. Já que não tinham bandeiras para saudá-Lo, o faziam com ramos de palmeiras; e já que não possuíam custosos tapetes, o faziam com suas próprias vestes.



C.     Surgiu novamente, e desta vez, com mais força, a esperança de um novo reino, onde Jesus seria o Rei, mas Ele próprio afirmou que o Seu reino não é deste mundo, porque Ele não é apenas um simples rei, mas, o Reis dos reis! E os olhos da multidão Lhe seguiram a marcha até a cena final.



III.            O  REI  DA  GLÓRIA



1.      Com esta cena em mente, ainda revivendo a Sua entrada triunfal em Jerusalém,  talvez você esteja pensando: como gostaria de ter estado lá e ter feito parte daquela cena inesquecível!  Mas não precisa ficar decepcionado, porque desde aquele dia a marcha triunfal de Jesus para a salvação de todos ainda continua.



2.      Jesus ainda hoje está passando, em sua cidade, seu bairro, sua rua, em frente à sua casa. Sim, Cristo vai hoje passar, como dizem as palavras deste hino:



“Há hoje alguém esperando, para Jesus encontrar?

Venha sem mais demorar-se, Cristo vai hoje passar!

Passa de amor transbordando, todos a Si convidando,

Sim, hoje Ele vai passar!



A.     Resta-nos, pois, aceitar esse convite de amor, e unir-nos a essa grande caravana que marcha triunfalmente para a Nova Jerusalém.

CONCLUSÃO




1.      Jesus é o Rei da Glória, e está estabelecendo um reino eterno para todos os que O aceitarem como Salvador. Por isso devemos orar com fervor e vontade: “Venha o Teu Reino”.



2.      Além de orarmos “Venha o Teu Reino”, devemos também ter um estilo de vida digno de morarmos nesse Reino da Glória.



Experiência: Numa escola havia um aluno que no seu comportamento era diferente das demais crianças. Enquanto os demais alunos brincavam, faziam artes e corriam na hora do recreio. Este pequeno aluno sempre ficava bem comportado e quieto em algum canto. A professora observando a atitude dessa criança por longos dias, aproximou-se dela e perguntou-lhe o porquê deste seu comportamento, e obteve a seguinte resposta:  “quando eu era bem pequeno, a minha família vivia na época de uma guerra e meus pais sempre me preveniam dizendo:  se algum dia devido a guerra, nossa família se dispersar, não se esqueça que você é filho de uma família de príncipes. Tenha, portanto, um comportamento à altura de sua nobre origem. Realmente, a guerra dispersou a minha família, e eu, mais tarde, fui adotado por outra família, mas nunca esqueci a recomendação e a lembrança de que sou filho de um príncipe”. Então, a professora compreendeu a atitude e o comportamento daquele aluno.



-        Nós somos mais que filhos de um príncipe; somos filhos do Rei dos reis! Em face disso, devemos ter um estilo de vida que honre o Rei da Glória – Jesus.



-        Por isso, somos convidados a abandonar a vida de pecado e desobediência, e aceitando a Jesus como nosso Rei e Salvador, para sermos moradores no Reino Eterno!


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...