Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA SANTA - 4º TEMA - O MELHOR LUGAR DO MUNDO





O MELHOR LUGAR DO MUNDO



Texto: S. Mateus 11:28-30



INTRODUÇÃO:



1.               “Convidamos o senhor e sua família para.....” Quem já não recebeu um convite semelhante a este! E como é bom receber um convite! Porque, quem recebe um convite sente-se honrado, foi lembrado, foi digno de consideração de alguém. Por esse motivo, todos os convites merecem uma gentil resposta.



2.               Os melhores convites, porém, não vêm em envelopes pelo correio, ou emails, ou qualquer outro meio, mas são encontrados na Bíblia. Deus está sempre fazendo convites. Ele gosta de fazer convites.



-        Convidou Eva a casar com Adão.

-        Convidou os animais a entrarem na arca.

-        Convidou Davi a ser rei de Israel.

-        Convidou Maria a gerar um Filho.

-        Convidou Seus discípulos a serem pescadores de homens.

-        Convidou a mulher adúltera a conhecer nova vida.

-        Convidou Tomé a tocar em Suas feridas.



3.               Sim, Deus é o Rei que prepara o palácio, arruma a mesa e convida Seus súditos para o banquete. Até parece que a palavra favorita de Jesus é “Vinde”.



-        “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”.



-        “Vinde para as bodas”.



-        Vinde após Mim”.



-        Se alguém tem sede venha a Mim e beba”.



-        Venha, eis que estou à porta e bato”.



4.               Jesus é pródigo em convidar, e Seu convite é universal e pessoal.





I – UM CONVITE E RESPOSTAS DIFERENTES



1.               Em Sua última semana de vida, Jesus contou uma parábola, abordando o importante assunto do convite.



S. Mat. 22:1-10



Esta parábola de um rei que prepara a festa de casamento para o filho, convida o povo para participar, mas ninguém comparece. Alguns ignoram o convite, outros dão desculpas, e cada um apresenta uma justificativa para não atender o cordial convite.



2.               Você já parou para pensar como Jesus (representado por um Rei) Se sentiu? Assim também é em nossos dias; a maioria das pessoas não dá a devida importância ao convite de Jesus para participar do banquete da salvação.



3.               Muitas desculpas são apresentadas: Uma porque a família se opõe, outra porque tem medo de perder o emprego, outra ainda porque sente vergonha diante da sociedade de ser um seguidor de Jesus. Assim são muitas as desculpas, mas nenhuma que justifique.



4.               Jesus diz: “Eis que estou à porta e bato”. Caro amigo, para conhecer a Jesus é necessário aceitar um convite. Não apenas ouvi-Lo, não apenas analisá-Lo, mas aceitá-Lo!



5.               Lembre-se: Da aceitação ou negação desse convite dependerá sua salvação ou perdição eterna. Onde você passará a eternidade?



Experiência: Um jovem estudante ficou noivo, e ao chegar no dia seguinte à classe do colégio onde estudava, o professor, muito observador, notou a aliança na sua mão direita e deu-lhe os parabéns pelo noivado, perguntando em seguida quais eram seus planos. O jovem respondeu primeiramente que iria terminar seus estudos. O professor perguntou: “E depois?” O jovem respondeu que depois gostaria de trabalhar para alcançar sua independência econômica. O professor perguntou de novo: “E depois?” O jovem respondeu que pretendia casar e constituir uma família. O professor novamente perguntou: “E depois?” O jovem respondeu que gostaria de ver seus filhos criados e formados. “E depois? Perguntou de novo o professor. O jovem mais uma vez respondeu que pretendia ter uma boa aposentadoria e uma velhice tranqüila, desfrutando da companhia de seus netos, mas o professor insistiu mais uma vez: “E depois?” O jovem disse que, como ninguém fica para semente, eu vou ficar bem velhinho e morrer. A esta altura, ele calculou que o professor já estava satisfeitos com suas respostas, ao que o velho mestre indagou mais uma vez: “E depois?”  Daí para a frente o jovem ficou sem resposta, porque havia feito planos para a vida inteira, menos para a eternidade.



6.               E depois, o que lhe resta, tudo depende de você aceitar ou rejeitar o convite de Jesus. Abra, pois, o seu coração e deixe-O entrar.



II – ESCOLHA A MELHOR PARTE



1.               Há inúmeras coisas na vida que não podemos escolher. Exemplos:



A.              Não podemos escolher o clima e a temperatura que desejamos.

B.              Não podemos escolher ser ricos ou pobres.

C.              Não podemos escolher a maneira de morrer.



2.               Mas, há uma coisa que podemos escolher - a grande escolha da vida: Onde iremos passar a eternidade.  Essa escolha, Deus deixa por nossa conta; a decisão crucial é nossa. Essa é a única decisão que realmente importa!



3.               Como escolher a melhor parte? Temos uma experiência na Bíblia que nos orienta.



S. Luc. 10:38-42



4.               Nesta passagem, o evangelista narra a história das irmãs Maria e Marta.  Enquanto Marta se preocupava com afazeres terrenos e cotidianos, Maria assentava-se aos pés de Jesus para alimentar-se das palavras de vida, e Jesus elogiou a sua atitude dizendo: “Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada”. (v.42)



5.               Sim, nestes dias de correria e a busca desenfreada pelas coisas do mundo, é necessário reservar tempo para ouvir o convite de Jesus e gastar momentos preciosos assentados aos  Seus pés, porque tudo passa, mas as palavras de Jesus permanecem e jamais serão tiradas do coração. Sua palavra tem vida e esperança.



III – O MELHOR LUGAR DO MUNDO



1.               Qual o melhor lugar do mundo para você? Talvez, para alguns seja na mesa de um bar, numa roda de amigos tomando uma cerveja. Para outros, poderá ser numa arquibancada num campo de futebol, torcendo pelo seu time preferido, numa roda de samba nas noites de carnaval, numa linda casa no alto da montanha ou ainda numa famosa praia para veranear. Essas são as propostas do mundo, mas Jesus tem algo melhor a oferecer. As palavras deste hino dizem tudo:

“O melhor lugar do mundo

é aos pés do Salvador.

É ali onde a esperança

traz alívio ao sofredor.

É ali onde eu me encontro

com a fonte do amor.

O melhor lugar do mundo,

é aos pés do Salvador.”



2.               Sim, caro amigo, não existe outro lugar melhor no mundo a não ser aos pés de Jesus. Ali Suas feridas emocionais serão curadas, ali renasce a esperança, ali é o início do caminho para a eternidade.



CONCLUSÃO:



1.               O convite foi feito e ainda está em aberto a todos que queiram aceitá-lo. O que Jesus poderia fazer por nós, que não tenha feito para preparar a grande ceia, o banquete celestial?



2.               Diante disso você tem apenas duas escolhas:



1ª-   Pode rejeitá-Lo. É uma opção, como infelizmente, muitas pessoas têm feito. O exemplo principal foi Pilatos, que ao invés de pedir a graça de Deus, pediu uma bacia; ao invés de ouvir a voz de Jesus, ouviu a voz do povo perdendo-se, assim, para a eternidade, e o mesmo poderá acontecer com você!



2ª-   Pode aceitá-Lo. Caminhando com Jesus, escolhendo estar no melhor lugar do mundo que é assentar-se a Seus pés e segui-Lo.



Apelo: Não temas aceitá-lo hoje; ainda que toda a terra vire as costas para você, tudo no céu virá a seu favor.



“Hoje, se ouvir a sua voz, não endureça o seu coração”.  Tome posse no melhor lugar do mundo, agora, e terá um lugar muito melhor na eternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...