Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COMO ORAR? SERMÃO SOBRE ORAÇÃO




Hábitos edificantes para o coração





Formar hábitos de oração




Dois erros a não cair:

  • Um aumento dos deveres espirituais
  • Pensar que não precisamos de nenhuma estrutura de hábitos



Se queremos ter músculos, não pensemos que os conseguiremos de braços cruzados, para adquirirmos um bom hábito e neste caso o da oração precisamos de disciplina.

Exemplo: eu e a Rute hoje fomos comprar alguns alimentos, podiamos ter ido de carro mas resolvemos ir a pé pois sentimos necessidade de andar, mas na realidade podíamos ter encontrado muitas desculpas para ir de carro.



Nas empresas existe uma linguagem que diz: se queremos saber algo temos de perguntar a um especialista. Se for sobre computadores vamos ter com o Bill Gates, ou se for sobre cinema vamos ter com Steven Spilberg, se queremos saber sobre oração devemos ir ter com o grande especialista da oração, Jesus Cristo



Lucas 11:1 - Os discípulos ficaram admirados maravilhados com Jesus a orar e porque queriam aprender a orar como Jesus eles fizeram a pergunta a Jesus.



Mateus 6:5-13 – Jesus querendo ajudar os seus discípulos começou a dizer:... por outras palavras o que Jesus estava a dizer era o seguinte:



Orar regularmente – Jesus diz “Quando orares” e não se orares.

Orar em particular – Deus não se impressiona com demonstrações

                              publicas

Orar sinceramente – Deus não está interessado em formulas ele

                              Deseja ouvir o teu coração

Orar especificamente – tomar a oração que conhecemos como

                                  exemplo a oração do pai nosso como modelo 







Orar Regularmente

  • Tirar tempo - Jesus disse quando orares, com isto ele presumiu que os discípulos tirariam o seu tempo para a oração. Para nós, se queremos que a oração se torne parte da nossa vida temos de tirar tempo para orar. Qualquer desportista que queira ganhar uma medalha tem de treinar várias horas por dia, ex: o Michel Gal o pianista adventista treina 8 horas por dia, porque treinar se ele já toca tão bem, ele sabe se deixar ele vai regredir. Se não levarmos a oração a sério jamais se tornará um hábito.



Orar em particular

  • se é importante tirar tempo para orar é também importante ter um local de oração. Existe pessoas que gostam de orar em público, em locais visíveis, refeições, para que sejam vistas e ouvidas. Fingindo ser religiosas, porem a oração segundo Jesus não é uma exibição para os espectadores, nem uma actividade para demostrar actividade.
  • O texto diz: “ Mas tu quando orares entra no teu aposento, e fecha a porta...” o que Jesus esta a dizer é que devemos escolher um local isolado, longe dos olhares, privado. Porquê a privacidade? Porquê o o fechar a porta? Um local isolado é um lugar em que temos menos probabilidades de nos distraírem e de nós nos distrairmos. O ladrão do cão, o telefone, a criança que chora, o comboio que passa, tudo isso nos distrai quando oramos por isso Jesus diz olha procura um lugar silencioso, onde possas orar sem interrupção.
  • Termos um lugar de oração vai começar a ser um hábito, e aquele lugar começa a ser para nós o que foi o Getsemanii para Jesus. Casais vão a um restaurante e aquele restaurante passa a ser o restaurante preferido ali conversaram, ali fizeram projectos riram e isso trás boas lembranças, assim acontecerá também com o cantinho que nós escolhermos.



Sejamos sinceros

  • “ Não useis de vãs repetições ” Jesus estava alertar para o uso das frases não pensadas, dos chavões habituais. Quando nós oramos principalmente em público existe a tendência a mostrarmos o nosso extenso vocabulário e por conseguinte palavras caras, frases bem construídas mas sem serem pensadas sem ter sido dado o valor ao que se está a dizer.
  • Muitas vezes ouvimos frases como esta : “ querido Jesus sê comigo durante a entrevista deste novo emprego” ou “ por favor me acompanhe na viagem” este tipo de pedidos parecem de alguma forma válidos mas se analisármos bem nós estamos a pedir algo que Jesus já está  a fazer, em Mateus 28: 20 Jesus diz: “ E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos ” em Hebreus 13: 5 Deus fala: “ ... de Maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” um dos nomes de Jesus é Emanuel que quer dizer Deus connosco. Não precisamos de Pedir a Deus para estar connosco pois se somos da sua família ele já está connosco, o que devemos pedir é que ele nos ajude a ter consciência dessa sua presença ao nosso lado.  Pedir a Deus para estar connosco quando ele já está é de alguma forma utilizarmos palavras vãs.
  • Outro tipo de repetição sem sentido é por exemplo é alguém que se assenta à mesa para comer um abuso nutricional cheio de gordura, uma bebida gasificada ou alcoolizada, uma sobremesa cheia de açúcar e dizer querido Deus venho te pedir a benção para esta refeição que nos dê a saúde necessária para podermos assim te louvar. Isto é quase como uma criança que sai de um exame e pede a Deus que a capital de Portugal seja Guimarães.
  • Quando orarmos a Deus oremos com sentido como a um amigo falássemos, Deus quer que falemos se o dia esta a correr bem ou mal, se estou preocupado ou deprimido, sabes Senhor acho que vou fazer assim ou assado, falar com Deus como se um amigo próximo se tratasse.



Orar especificamente

  • quando Jesus disse esta oração do Pai nosso ele queria que os seus discípulos pudessem orar especificamente,



-        Pai nosso – todos nós somos filhos de Deus, estamos a orar a um Pai que nos ama muito

-        Que estás nos céus – lembra-nos que Deus é soberano omnipotente para ele nada é impossivel

-        Santificado seja o teu nome – as nossas orações não são feitas ao pai Natal, mas devemos adorar e louvar o nome de Deus

-        Venha o teu Reino – deixemos que o reino de Deus faça parte da nossa vida, não o nosso reino

-        Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu – coloque a vontade de Deus em primeiro lugar na nossa vida, o casamento o trabalho, família, finanças, corpo, igreja, etc.

-        O Pão nosso de cada dia dá-nos hoje – colocar diante de Deus todas as nossas necessidades para cada dia.

-        Perdoa os nossos pecados assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido – certifiquémo-nos se não estamos a ser nós próprios o obstaculo para que Deus nos perdoe, perdoemos a quem nos tem ofendido.

-        E não nos deixes cair em tentação mas livra-nos do mal – oremos pela proteção de Deus contra o poder do mal.

-        Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre – termine a oração com louvor, agradecendo a oportunidade de ter estado em oração com ele.



A oração autentica deve incluir:

Louvor – Pai nosso que estás no céu santificado seja o teu nome

Submissão – faça-se a tua vontade

Pedidos – o pão nosso de cada dia nos dás hoje

Confissões – perdoa as nossas dívidas



A oração do Pai Nosso é um modelo, Jesus não pediu que a repetissemos vezes sem conta Jesus quis com ela mostrar aquilo que precisamos dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...