Youtube

sábado, 4 de janeiro de 2014

OS DOZE ESPIAS DE CANAÃ



I. INTRODUCÇÃO:
Samua, Safate, Igal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Geuel.
Se eu vos perguntar quem são estas personagens, será que vocês saberão me responder ? Mas, se eu vos falar de Josué e Caleb; vocês já ouviram falar deles, não já ? Bem, estas doze personagens que eu acabei de citar são os 12 espias enviados por Moisés à terra de canaan. Mas porque nos lembramos de Josué e Caleb e não conhecemos os outros espias? Bem, vamos conhecer esta historia mais de perto: Antes porém de entrarmos propriamente no texto desta manhã, vamos ver o contexto desta historia. 

II. CONTEXTO:
Retrocedemos um pouco no tempo, mais ou menos ao ano 1490 a.C. Moisés foi designado o chefe e condutor do povo de Israel do Egipto (lugar onde o povo este cativo por longos anos) até uma terra prometida por Deus, uma terra que mana leite e mel, uma terra onde o povo seria verdadeiramente feliz. Moisés tinha sido encarregado de transmitir ao povo as leis de Deus e a Sua vontade.
Um pouco depois da saída do povo do Egipto, chegamos ao monte do Sinaï: (aí dá-se a construção do santuário, o povo recebe os mandamentos de Deus e começa-se a cumprir a páscoa como um sinal da libertação do Egipto).
Depois de passarem grandes momentos onde viu a manifestação do poder e da Gloria de Deus, o povo prepara-se para partir: Deus tinha dado ao povo uma nuvem que os guiaria durante o dia, e uma coluna de fogo durante a noite. Então, seguindo a nuvem eles chegam ao deserto de Parã. Mas o povo não percebeu o porquê deste caminho.


Sra White diz no seu livro “Patriarcas e Profetas” que o povo se deu conta que em vez de ir para norte, ia para o este (oriente) descendo por desertos e caminhos rochosos, invadindo-os de um sentimento de melancolia e tristeza. Como poderiam eles passar estes desertos com crianças e idosos ? Então um sentimento de duvida surgiu no coração do povo.
O povo começa então com seus murmúrios e exigências (Cap 11 de Números). Como sabem Deus tinha enviado o maná para o povo comer, mas o povo estava já cansado do mana. Lembraram-se da comida do Egipto e quiseram carne.
Hoje ainda é assim, Deus dá-nos o que na sua omnisciência Ele sabe ser o melhor, mas muitas vezes nos queremos outras coisas, queremos mandar na nossa vida. Muitas vezes estamos que a dizer “ Deus Tu não sabes nada, eu e que sei o que é bom para a minha vida. O melhor e sair com os amigos, deixar a Igreja, viver a minha vida” QUAO ENGANADOS ESTAMOS. SEM CRISTO A VIDA NÃO TEM SENTIDO, SEM CRISTO TUDO O QUE FAZEMOS E PASSAGEIRO.”

Onze dias passaram desde a saída do Sinai e chegamos agora a Cades, lugar onde o povo se instalou e onde se desenrola a nossa historia sobre os 12 espiões.

II. PARTE BIBLICA:
No cap. 13 de Números Deus diz a Moisés: (LER vers 1-16) – Então Moisés envia 12 espies , cada 1 de uma tribo diferente, sendo estes príncipes ou representantes da sua tribo. MAS QUAL ERA A SUA MISSÃO ?  (LER vers 17-20)
Eles deveriam subir para a banda do sul (montanha) e relatar as coisas que eles vissem, tanto as dificuldades encontradas, como as coisa boas deste país que mana leite e  mel.
III. RELATORIO DOS ESPIOES:
Qual foi o relatorio dos espioes ?
Depois de terem espionado a terra de Cannan, os espias voltaram a Moisés, Aarão e toda a congregação de Israel que estava em cades para relatar a sua aventura; vers 26. O povo estava todo entusiasmado esperando boas novas sobre a terra que Deus lhe tinha prometido. Então os espiões disseram o seguinte: (LER vers 27-29).
Os outros 10 espias, a excepção de Josué e Caleb, apesar da consciência de que esta terra era fértil e que manava leite e mel, portanto uma terra boa para se habitar, deram mais importância as possíveis dificuldades que ai poderiam encontrar. (Eram os filhos de Anaque (anaquims) que eram gigantes que viviam em Canaan, eram os amalequitas, amorreus, cananeus, hetitas e outros povos que habitam ali e que eram inimigos de Israel.
Estes 10 espiões viram estes povos como barreiras ao objectivo que eles tinham. Sabem porquê ? Porque o seu pensamento não se elevou ao Deus do céu. Não confiaram em Deus o suficiente. (Talvez não conhecessem ainda o poder inesgotável de Deus)
Eles esqueceram que Deus estava com eles, e de como ele os tinha libertado do Egipto, livrado dos perigos do percurso, de que tinha aberto o mar vermelho e de tantas outras maravilhas operadas no meio do povo.
Caleb não pode deixar os oiutros terem esta atitude negativista, e embora fosse um homem de poucas falas, ali ele falou como nunca o tinha feito antes. Ele fez calar todo o povo que murmurava contra Moisés e disse: (LER vers 30) SUBAMOS ANIMOSAMENTE E TOMEMOS POSSE DELA.
Que bom conselho para a nossa vida. Mesmo se tens problemas SOBE ANIMOSAMENTE. SOBE COM ANIMO NESTA TUA VIDA.
Mas os 10 não fizeram caso do que Caleb disse e diziam ainda (LER vers 31-33) “nos éramos aos nossos olhos como gafanhotos, assim como aos olhos deles.” QUE PRINCIPES! ELES TINHAM JÁ PERDIDO A BATALHA MESMO ANTES DE A COMEÇAR!! Pensavam que lutavam sozinhos... Então começa a revolta do povo.
(LER cap 14:2-3) Eles queriam voltar ao local onde eles tinham sido escravizados (o povo tinha sido escravo durante 400 anos). Que povo instável não é ? Não parecem estar bem da cabeça, entao eles queriam voltar ao local onde tinham sofrido tanto! Queriam fugir de Deus... Mas nos também somos assim. Quantas vezes não queremos voltar ao velhos hábitos antigos ? Quantas vezes voltamos as costas a Deus fugindo dele. Fugimos para longe, as vezes para o lado oposto como Jonas, fugimos para onde pensamos que Deus não esta. FUGIMOS DA IGREJA, DOS AMIGOS, DE TUDO E DE TODOS. Mas no fundo estamos a tentar fugir de Deus. Sabem porquê ? Porque todos os dias Ele bate a porta do nosso coração dizendo que precisamos voltar para Ele, ou simplesmente dizendo que estamos num caminho errado, e nos ate sabemos, mas fala-nos muitas vezes coragem para voltar atras. Não queremos admitir que erramos. Deus espera por nos cada instante e Ele esta pronto para nos perdoar.
Josué e Caleb (vers 6-9) ficaram firmes em Deus e fieis a Ele confiando nas suas promessas, na sua misericórdia, no seu poder. Deus era para eles a sua salvação, o seu refugio, a sua segurança para herdar esta terra da qual manava leite e mel.
A Bíblia diz-nos que mais nenhum destes homens que saíram do Egipto entraram em Canaan a não ser Josue e Caleb (vers 30). Deus disse mais, como eles tinham espiado a terra em 40 dias, por causa da infidelidade do povo e da sua falta de confiança, teriam que andar 40 anos no deserto (vers 34).


IV. PARALELO CONNOSCO:

Mas o que e que esta historia nos diz hoje a nos homens e mulheres no limiar do  XXI Século ?

1.   A melhor decisão pertence sempre a Deus:
Não deveríamos querer fazer as coisas por nos mesmos pensando ser o melhor. (ex: Abraão quis ajudar Deus e teve um filho da serva e tantas preocupações ainda traz hoje) O que Deus faz por nos e sempre a melhor escolha.

2. Olhar para o presente:
Não deveríamos pensar nas coisas mas do nosso passado para as cobiçar. Por vezes talvez tenhamos essa tentação como o povo olhando para as coisas do Egipto. Mas como vimos e sempre mau voltar os olhos as coisas mas passadas. Arriscamo-nos a olhar para essas coisas e a afastarmo-nos de Deus.

3. Não pensar em Gigantes intransponíveis
 Por vezes temos gigantes na nossa vida (de múltiplas formas); são os nossos problemas, as fraquezas, mas com Deus é possível transpô-los, ultrapassa-los e mesmo destrui-los. Os 10 pessimistas viram os filhos de Anaque como barreiras impossíveis a ultrapassar. Ele nem mesmo tentaram lutar contra eles. Eles estavam vencidos antes de começarem a combater. E nos não podemos deixar isso acontecer na nossa vida. Temos que combater os problemas, enfrenta-los e não nos derrotarmos a nos próprios.
A nossa historia felizmente não termina aqui. Ela mostra-nos 2 homens que continuaram firmes em Deus. As dificuldades são difíceis a vencer ? Por vezes sim, mas com Deus queridos irmãos, jovens, visitas é possível, pois para Deus nada e impossível (Luc 1:37) Com Deus 2 homens conseguiram vencer, com Deus nos também vamos vencer. O nosso Deus é o Deus dos impossíveis....

4. Existem 2 perspectivas de vida:
2 posições face ao mesmo acontecimento
10 espiões = pessimistas (eles diziam a terra e boa, mas ...)
2 espiões = optimistas (eles diziam existem certos problemas, mas ...)
Porquê estas duas posições ? Porque os últimos confiaram em Deus. Tão somente isto.               IRMAOS, TEMOS QUE CONFIAR MAIS EM DEUS

Hoje existe estas 2 posições:
·       pessoas pessimistas que dizem – A vida e boa, mas existem muitos problemas. Este desanimam.
·       Existem pessoas com uma visão optimista da vida – Existem certos problemas e certo, a vida não é só rosas, mas ela e maravilhosa porque Deus me ama.

(A nossa vida pode ser mais ou menos feliz dependendo da maneira de como a encaramos)


V. CONCLUSAO:
Apesar das coisas por vezes menos boas que nos acontecem, deveríamos ter um olhar positivo da vida. Como cristãos que somos, deveríamos seguir o exemplo destes dois homens de Deus. O seu optimismo face a uma situação aparentemente desesperada, a sua fé nas promessas de Deus e fidelidade a sua palavra são coisas a imitar.
A Igreja de Cristo precisa hoje de homens e mulheres como Josué e Caleb, que fiquem fieis a Deus no meio de circunstâncias adversas, homens e mulheres que não se deixem influenciar pelo mal e para o mal, homens e mulheres que queiram o bem-estar do povo de Deus. Queremos nós seguir o exemplo destes dois homens ?

Mais tarde este mesmo Josué quase no fim da sua vida escreve, num livro, que está registado na Bíblia    (Josué 24:15)

Que possamos meter em prática então a experiência de Josué e Caleb e escolher como eles servir a DEUS, para herdar a terra prometida, desta feita não a terrestre como eles, mas a celeste que Deus já preparou para os seus filhos. Esta é a minha oração . AMEM

18 comentários:

  1. Maravilha, muito bom,muito esclarecedor ainda não tinha visto nem ouvido, falar sobre os dozes espias. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Muito bem explicado com riquezas de detalhes maravilhoso

    ResponderEliminar
  3. Que possamos ser como calebe e Josué sempre até o senhor nos chama

    ResponderEliminar
  4. Parabéns gostei muito. Glória a deus

    ResponderEliminar
  5. José Rodrigues, Muito bom o estudo bem prático

    ResponderEliminar
  6. Que estudo prático e bem explicado, gloria a Deus

    ResponderEliminar
  7. Que benção de estudo, gloria a Deus

    ResponderEliminar
  8. E um estudo abençoadora glória a DEUS

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha crê nas promessas de Deus e permanecer muito esclarecedor

    ResponderEliminar
  10. Ótimo estudo parabéns muito prático Deus abençoe 🙏

    ResponderEliminar
  11. Que estudo! Que estudo! Como fui edificada, Jesus abençoe

    ResponderEliminar
  12. Ótimo estudo .. otimismo é muito bom

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...