Youtube

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A SABEDORIA


A arte perdida

“A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida a seu possuidor.” Eclesiastes 7: 12

Uma vez que ter sabedoria implica pensar, esta é uma espécie em perigo em nossa cultura. E isso é muito ruim. É mais fácil simplesmente acompanhar o rebanho. O próprio rei Salomão buscou a felicidade em mero conhecimento, diversões, posses e status antes de concluir que a sabedoria é de valor superior a tudo isso.
Numa palavra, Salomão parou de ir atrás da vaidade e começou a pensar. E por fim, viu o valor de pensar seriamente sobre a vida, olhando-a com os olhos de Deus.

Quando nos sentimos vagos e confusos em nossas idéias tendemos a buscar sentido em coisas e lugares errados. Como disse alguém, podemos viver alguns poucos minutos sem ar, alguns poucos dias sem água, um a dois meses sem alimento, mas a vida inteira sem um pensamento original.

Estou começando a reaprender a arte perdida de pensar corretamente sobre a vida. E decidi refletir deliberadamente sobre perguntas como estas:

Em que realmente creio?
Por que faço o que estou fazendo?
O que realmente trouxe satisfação à minha vida?
O que cria pressão para mim? E o que Deus quer que eu faça sobre isso?

Como minha programação ou agenda reflete meus valores maiores?
Como meu atual estilo de vida afetará minha família em vinte anos?
O que Deus deseja que eu faça com minha vida, minha família e minhas posses?

Estou aprendendo que pensar pode ser uma atividade ousada e solitária. Deus ainda está no negócio de criar idéias originais... idéias que mudam a vida... inovações que reorientam nossas famílias e moldam o destino de nossos lares. Estou aprendendo que o modo real de pensar é um trabalho pioneiro. Gostaria de incentivá-lo a tornar-se um pensador original. Desligue a TV, o rádio do carro, ponha de lado o livro ou o jornal, e pondere sobre sua vida. Se você é como eu, vai achar difícil fazer. Mas, como porção de atitudes difíceis, pensar e buscar a sabedoria tem suas recompensas.
Pense: Como o ritmo de sua vida lhe proporciona tempo para reflexão? Que resposta você daria a algumas das perguntas acima?
Ore: Para que Deus o inspire a pensar os pensamentos dele e refletir sobre os caminhos dele, ousando penetrar na vida com criatividade e pensamento original.

Leve a família que você escolheu para seu pequeno grupo e permita que ela pense e contribua com o tema que está sendo estudado, assim ela também estará desenvolvendo a arte de pensar.


FONTE: JORNADA DE ORAÇÃO INTERCESSÓRIA FAMÍLIA POR FAMÍLIAS 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...