Youtube

sábado, 4 de janeiro de 2014

A ARCA DA ALIANÇA



Introdução




1-A habitação de Deus com o Seu povo é uma realidade desde o Éden. O Criador estava no Jardim iluminando e orientando constantemente as Suas criaturas. A Palavra de Deus menciona que no Céu, antes do pecado já existia um santuário de habitação de Deus, Jer. 17:12. Após o pecado, porém, Deus providenciou um meio pelo qual o homem pudesse adorá-Lo e compreender a grandiosidade do Seu amor através de Jesus Cristo, Êx. 25:8. A ordem para fazer um santuário tinha por objetivo colocar a criatura em mais íntima comunhão com o Criador. Dentre os elementos importantes apresentados no santuário terrestre, focalizarei neste sermão a relevância de dois elementos que estão no lugar santíssimo, ligados à Arca da Aliança: A presença de Deus através Sua glória e a Lei de Deus.

2- Êxodo 25:10-22 –(leitura do texto)

I-               A Presença de Deus Com o Seu Povo


A)   No lugar santíssimo Deus diante da arca, falava com o povo e ordenava a Sua vontade para que fosse cumprida. Êx. 25:22.

B)   O Pastor de Israel que está entre os Querubins. Sl. 80;1.

C)   O Senhor reina entre os Querubins. Sl. 90:1.

D)   O cumprimento da presença de Deus no santuário em Cristo. João 1: 14. “O Verbo habitou entre nós.”  Como todo o ritual do santuário encontra sua consumação em Cristo, A presença de Deus,(SKHENE) e Sua glória,(SHAKAN), encontram seu cumprimento máximo na pessoa de Jesus Cristo, o Verbo que estava com Deus e era Deus.

E)    Devemos ter o senso de reverência por estarmos na presença de Deus. “ ...O Senhor está no seu santo templo, cale-se diante dele toda a terra”. A lei e a glória de Deus, presentes no propiciatório são elementos de mãos dadas. E. G. White clarifica essa idéia: “Quando a presença divina se manifestou no Sinai a glória do Senhor era como fogo devorador à vista de todo Israel.” Patriarcas e Profetas, 351.



II-             A Lei de Deus


1-    Colocada pelo próprio Deus na arca. Êx. 25:16.

a)     O decálogo dado aos israelitas para proteção contra os inimigos- Êx. 20:1.

b)    A arca com os Dez Mandamentos será aberta no Céu como símbolo de vitória sobre a desobediência.

2-    A Lei , hoje, para a igreja, está no templo do nosso corpo, que é o nosso coração. Jer. 3:31; Heb. 8:10.

3-    Lei como norma perpétua- Êx. 31:16.

4-    Um concerto imutável- Is. 54:10.

a)     Satanás intenta mudar a Lei de Deus- Dan. 7:25. Somente com os mandamentos de Deus no coração o homem é capaz de resistir os assaltos de satanás.

Ilustração- Uma mulher estava viajando de trem na Itália numa época de muito frio, quando dirigiu-se ao homem que estava na poltrona vizinha, pedindo que ele fechasse a janela. O homem, muito tranqüilo, disse à mulher:_ és iguele. A mulher insistiu mas o homem deu a mesma resposta: _ és iguale. A mulher irritada chamou o guarda e contou o fato, então o guarda ordenou ao homem que fechasse a janela. O homem então colocou a mão para fora da janela e disse: _és iguale. O vidro da janela estava quebrado, não adiantava fechar, pois era a mesma coisa. Assim quem diz ser cristão e não guarda os mandamentos de Deus é igual àquele que não guarda. Tiago 2:10.

5- Fé e Obediência são a identidade do cristão. “ Aqui está a paciência dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus Cristo.” Apoc. 14:12. Ellen G. White diz: “ A chamada fé em Cristo que professa desobrigar os homens da obediência a Deus não é fé, mas presunção.” Caminho a Cristo, 61.   

Conclusão


Visto que em Cristo temos a consumação de todo o ritual do santuário terrestre, em Cristo temos também o veredito final sobre o pecado e Satanás e toda a humanidade terá seu destino selado mediante o julgamento feito através da Santa Lei de Deus. Ecl. 12:13,14.

Uma vez que o propósito primário do Santuário é doxológico, segundo o Dr. Davidson, fica claro nas Escrituras que na consumação final com a arca do concerto aberta, Ap. 11: 19, todos os salvos prestaram uma homenagem cultual a Deus cantando o cântico de Moisés e o do Cordeiro: “ Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiro são os teus caminhos, ó Rei dos santos.

Lei e Graça presentes do início ao fim, para nos dar o direito de habitarmos com o nosso

Deus por toda a eternidade.

Apelo:

Digamos a uma só voz: Faz de mim um santuário, Senhor. Coloca a Tua Lei dentro de mim. Ora vem Senhor Jesus.    Amém!       

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...