Youtube

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AS REFORMAS DE JOSIAS 2 Reis 23:1-24


AS REFORMAS DE JOSIAS

Gostaria de ver 5 pontos em relação a esta reforma que o rei JOSIAS realizou entre o seu povo.

1- A aliança do povo com Deus.

2 Reis 23:3
3 O rei se pôs em pé junto à coluna e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo anuiu a esta aliança.

Depois do sacerdote Hilquias ter encontrado o livro da lei, este livro foi lido ao rei JOSIAS e este por sua vez ficou impressionado com as palavras do livro, e decidiu agir de acordo com aquilo que lá estava escrito.

É incrível como a palavra de Deus ficou esquecida durante tanto tempo, os próprios sacerdotes tinham perdido os oráculos escritos, e a sua religião estava baseada somente em tradições humanas e pagãs.

Como era possível o livro estar perdido dentro da casa de Deus? Não é dentro da casa de Deus que o livro deve estar? Como foi possível se esquecerem que ele existia.

O mesmo pode acontecer hoje, podemos vir à casa de Deus mas não ter contacto com a Bíblia à muito tempo. 

Por vezes achamos que já sabemos tudo, conhecemos as histórias, já ouvimos dezenas de vezes os mesmos sermões com as mesmas lições, achamos que temos de ter coisas novas e inovadoras. 

Por vezes não é termos esquecido que a Bíblia existe, mas o deixarmos de nos relacionar com o Senhor da Bíblia, sabemos e conhecemos na teoria, mas não vivemos a transformação da palavra.

JOSIAS por sua vez ao ouvir a leitura do livro da lei, ficou impressionado e compungido a obedecer a tudo o que ali estava escrito. 

Levantou-se no meio do povo, e decidiu restabelecer a aliança que Deus tinha com o seu povo. 

Normalmente a aliança era um acordo em que Deus se comprometia em ajudar, proteger, abençoar, e o povo por sua vez jurava fidelidade e obediência a Deus.

Deus tinha sempre comprido a sua parte neste acordo, mas infelizmente o povo ao contrário, sempre tinha quebrado a aliança. 

Perante a leitura do livro o povo voltou a renovar  os votos de fidelidade com Deus.

2- Mandou retirar os vasos de Baal e destruiu os sacerdotes deste falso deus.

2 Reis 23:4-5
4 Então, o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta que tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo, e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel. 5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus.

Além do livro da lei ter estado perdido dentro do templo, o povo de Israel os seus reis e sacerdotes deixaram que a casa de Deus fosse profanada por ídolos e cultos a esses ídolos. 

Para esse culto pagão Israel também instituiu sacerdotes que cultuavam esses falsos deuses, adorando o sol e outros elementos da natureza. 

O profeta EZEQUIEL mostra-nós um pouco o que tinha acontecido dentro da casa de Deus. 

Ezequiel 8:16
16 Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente.

JOSIAS vai destruir os falsos sacerdotes e os falsos cultos. 

Ainda hoje existem falsos sacerdotes a cultuar ao deus sol, e a enganar milhares de seguidores. 

A igreja Católica tem levado os seus fiéis à idolatria, não só a adoração de santos e imagens, como reverenciado o culto ao deus sol (Diabo) todos os domingos. (Sonday – dia do sol em inglês). 
Infelizmente muitos cristãos sinceros têm se afastado desta igreja idolatra, mas têm se colocado em igrejas que também elas se congregam no dia do sol, tradição que herdaram da igreja Católica, esquecendo assim o verdadeiro dia de adoração ao Senhor. 

3- Derrubou as casas de prostituição cultual. 



2 Reis 23:7
7 Também derribou as casas da prostituição-cultual que estavam na Casa do SENHOR, onde as mulheres teciam tendas para o poste-ídolo.

Era normal nos povos pagãos a prostituição cultual, ou seja haviam mulheres sacerdotisas que ofereciam o seu corpo em rituais religiosos. 

Foi este culto e a sua prática, como as casas que o acolhiam que foram destruídos.  


4- JOSIAS destrói todos aqueles que praticavam feitiçaria e ocultismo.

2 Reis 23:24
24 Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR.

A Feitiçaria e toda a espécie de ocultismo eram proibidos por Deus. 
Deuteronômio 18:9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”

Isaías 8:19 "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos

Também diz que JOSIAS mandou destruir os ídolos do lar, estes ídolos faziam parte dos cultos familiares que eram feitos pelas famílias dentro das suas casas. 

Esta prática continua ainda hoje a ser uma realidade em milhares de lares, ditos cristãos, nesse sentido os crentes que pusessem nas suas casas tais abominações, deviam retira-las e destrui-las.

O apóstolo Paulo deixa bem claro que quem sacrifica e se prostra diante do ídolo está a prestar culto aos demónios. 
1 Coríntios 10:19-20
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
5- JOSIAS restaura a festa da Páscoa que tinha sido esquecida. 

2 Reis 23:21-22
A celebração da Páscoa
21 Deu ordem o rei a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito neste Livro da Aliança. 22 Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram Israel, nem durante os dias dos reis de Israel, nem nos dias dos reis de Judá.

Não existe uma noção precisa de há quantos anos o povo não festejava a páscoa, tal como JOSIAS a festejou naquela época.

Aquilo que parece ter acontecido foi que esta festa anual terá sido deixada de se festejar como festa popular nacional. 

Esta Festa era o símbolo da aliança de Deus com o seu povo, foi instituída para que o povo se lembrasse sempre do grande livramento que lhes tinha acontecido, e que Deus era o seu Senhor.

Mais tarde Jesus vai usar a festa da páscoa com toda a sua simbologia para iniciar uma Nova Aliança.

Os destinatários já não seria os judeus como povo, mas todos aqueles que aceitassem e obedecessem a Jesus o salvador.

Hoje Ele deseja restaurar a nossa vida, estamos nós dispostos a lhe entregar o nosso coração? 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...