Youtube

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O REI JOSIAS INFLUENCIADO PARA O BEM, A REFORMA PESSOAL SEGUIDA DAREFORMA NACIONAL


JOSIAS SOBE AO TRONO

2 Reis 22:1-2
O reinado de Josias
1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jedida e era filha de Adaías, de Bozcate. 2 Fez ele o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos,[1] a partir de 641/640 à 610/609

2 Crônicas 34:3
3 Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; 

Diz o texto com 16 anos começou a buscar o Senhor.

JOSIAS era uma criança quando subiu ao trono, ele tinha somente oito anos de idade, ele decidiu ser diferente de seu pai, e de seu avô, e com apenas 16 anos tomou a decisão de buscar ter um relacionamento profundo com Deus. 

Com certeza para que tivesse seguido este caminho JOSIAS teve algumas pessoas que o influenciaram para o bem. 

SAFÃ – Era o escriba e secretário do rei era um conselheiro íntimo dele e encarregado de assuntos financeiros, competente em diplomacia e entendido em relações exteriores, em lei internacional e em acordos de comércio. De modo que Safã, como secretário do rei, era um dos homens mais influentes no reino.
Ele tinha 4 filhos Aicão, Elasá, Gemarias e Jaazanias, e seus dois netos, Micaías e Gedalias. (Veja a lista.) “A família de Safã dominava a burocracia [no reino de Judá] e ocupava a posição de escriba do rei desde o tempo de Josias até o Exílio”, explica a Encyclopaedia Judaica. Um exame do que a Bíblia diz sobre Safã e sua família nos ajudará a avaliar como eles apoiavam o profeta Jeremias e a adoração verdadeira de Jeová.

HILQUIAS – Era o sumo- sacerdote no tempo de JOSIAS, era pai de Jeremias o profeta, e ajudou na reforma espiritual levado a cabo pelo rei. ele encontrou o livro da lei, e com a sua influência destruíram os altares pagãos dentro do território de Judá.

SOFONIAS – Ele era tetraneto de Ezequias, Sofonias 1.1. Caso este tenha sido o rei Ezequias, Sofonias foi um profeta de sangue real. o seu ministério ocorreu no tempo do rei Josias em 640 a.C. – 609.
Sofonias era parente do rei Josias. Ambos eram descendentes do rei Ezequias, razão dos dois serem zelosos pela Lei do Senhor, como era seu ascendente: o justo Ezequias.

JEREMIAS – Jeremias provavelmente foi amigo de infância do rei JOSIAS, tendo influenciado também o rei no caminho do Senhor.

O texto continua a falar de JOSIAS dizendo: 
e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.

Diz que aos 16 anos começou a buscar a Deus e 4 anos depois, com vinte anos de idade, JOSIAS começou uma grande reforma espiritual no seu país. 

A sua primeira grande tarefa foi destruir todos os altares de sacrifícios que estavam dentro do seu território (2 Cr 34:4-7).

E com a idade de 25 anos decidiu mandar Safã e Hilquias organizarem a reabilitação do templo, templo este que tinham sido deixados ao abandono: 2 Crônicas 34:11
11 ... que os reis de Judá deixaram cair em ruína.

A reforma de JOSIAS acaba por ser extraordinária, o livro de segundo reis não poupa elogios a este rei que se dedicou a Deus: 
2 Reis 23:25
25 Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.

Nem David, nem qualquer outro rei foi como JOSIAS. 

Os foi grandes segredos para uma vitória de Deus na vida deste homem, foi estar rodeamos de homens de boa influência, e também de uma consagração pessoal.

JOSIAS só depois de 4 anos de uma busca intensa é que cimeça as suas reformas.

Poderíamos dizer que primeiro teve de se reformar primeiro, é só depois mudou o que estava à sua volta.

Algo impressionante na história de Judá é a forma como as coisas espirituais foram perdendo o sentido, sobretudo com o desleixo da casa de Deus, pois como vimos à pouco os reis de judá a deixaram detriorar-se.

Vemos aqui o contraste da verdadeira reforma, JOSIAS primeiro consagrou-se e depois reformou, os reis de Israel afastaram-se de Deus e tudo à sua volta desmoronou, até o templo. 

Ou caímos e cai tudo connosco, ou nos consagramos e levamos outros connosco



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...