Youtube

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SANSÃO - A QUEDA DE UM LÍDER ESPIRITUAL 3/3 PARTES



Juízes 16:4-5
4 Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. 5 Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata.
O texto começa por dizer “depois disto”, a pergunta que se faz é “depois do quê?” O texto bíblico não esconde a verdade, mesmo que essa verdade não dignifique um representante de Deus.

Sansão tinha estado na cidade de Gaza deitado com uma prostituta, havendo ali uma conspiração dos Filisteus para o matarem. No entanto mais uma vez Sansão usou da sua força e conseguiu escapar desta armadilha.

No entanto havia uma fraqueza da parte de Sansão que mais tarde o levaria à morte, e essa fraqueza tinha a ver com o desejo dos olhos, a necessidade de satisfazer os seus prazeres. 

O texto de hoje mostra mais uma vez que Sansão procura a pessoa errada no sítio errado.

Ele podia ter procurado uma moça do seu povo e ter casado com ela, no entanto não parece ser a vida que ele procurava para si, gostava de estar descomprometido, vivendo uma vida sem restrições, ou responsabilidades. 

Diz o texto que se afeiçoou a uma mulher de nome Dalila, que por sua vez embora o texto não diga claramente, mas seria mais uma prostituta da qual Sansão se deixou apaixonar. 
Parece que esta acabou por fazer um acordo com os filisteus que queriam apanhar Sansão e em troca de muito dinheiro ela concordou em trai-lo. 

A palavra de Deus mostra o cuidado com o dinheiro e o ganho fácil, ela diz o seguinte:
Êxodo 23:8
8 Também suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz e perverte as palavras dos justos.

O apóstolo Paulo também adverte contrato desejo de ter mais e mais, ele diz: 
1 Timóteo 6:10
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males...
Dalila estava agora disposta a arruinar um homem de Deus, mesmo que esse homem de certa forma tivesse culpa dos seus actos.

Dalila começou a sua farsa com todos os meios de que podia dispor como mulher. O primeiro passo foi o uso da lisonja. "Por favor, diz-me o que te faz tão forte", suplicou ela. «Haveria alguém capaz de alguma vez te capturar?" (Juí. 16:6)

Mesmo sendo bajulado Sansão guardou segredo, sendo logo de seguida abordado por Dalila na sua honestidade. "Estás a zombar de mim", disse ela contrariada. "Mentiste-me" (v. 10).

Por três vezes tentou ela em vão conseguir o segredo da força deste homem, e por três vezes Sansão não lho revelou, até que Dalila convencida é cega na sua missão de lucrar com este negócio voltou à carga 

Desta vez, ela desempenhou o papel de uma mulher cujos sentimentos de amor haviam sido feridos. "Dizes que me amas", lamentou-se ela, "mas não confias em mim. Enganaste-me estas três vezes e ainda não me disseste o que te faz tão forte" (v. 15).

E além disso usou a estratégia de persistência, ao ponto de Sansão estar já farto da conversa que acabou por lhe contar a verdade: 
Juízes 16:16
16 Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar.

Esta imprudência de Sansão teve consequências terríveis para ele, depois de lhe cortarem o cabelo, o texto bíblico menciona algo verdadeiramente triste: 
Juízes 16:20
20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.

A pior coisa que pode acontecer ao ser humano é viver a pensar que Deus está com ele, quando Ele não está. 

Não podemos achar que podemos fazer tudo o que queremos, contrariando a vontade de Deus e continuar a achar que Deus tem a obrigação de me abençoar. 

Vai chegar um dia que vamos perceber que Deus já não nos acompanha.

Diz também o texto que depois de o apanharem não o mataram, mas fizeram-lhe algo, que era para Sansão pior do que a morte: 
Juízes 16:21
21 Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.

Ironia da vida, aquilo que era o seu principal calcanhar de Aquiles, aquilo que provavelmente satanás conseguia controlar para levar Sansão a cair “A VISÃO” foi agora lhe retirado, nunca mais os seus olhos iriam ser tentados pela beleza de uma mulher. 

Este acontecimento faz lembrar as palavras de Jesus quando ele diz: 
Mateus 5:29-30
29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.

Será que temos de chegar ao ponto que Jesus fala aqui? Sansão nunca arrancaria os seus olhos por livre e espontânea vontade, mas a verdade é que acabou por ficar sem eles. 

A Bíblia deixa-nos alertas quando entramos em caminhos de pecado, ora vejamos: 
Provérbios 14:12
12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Exemplos negativos como os de Sansão levou mais tarde o sábio Salomão a escrever o seguinte:
"E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus, escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela" (Ecl. 7:26).

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel", "e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto... Os seus pés descem à morte" (Prov. 5:3-4)

Arrisco em dizer que só depois de Sansão ter ficado sem os seus olhos é que ele começou a ver, agora olhava para as coisas dando-lhes o seu devido valor.

Querido amigo, será que hoje temos de ficar sem alguma coisa que realmente nos é preciosa, para nós colocarmos no caminho certo? 

São olhos que nos fazem pecar? São as mãos que cometem asneiras? É a boca que nos deixa horrorizados?

Que não seja necessário ficares sem o que mais gostas, para obteres o que mais necessitas. Mas se isso tiver que acontecer, que respondamos como Paulo, “posso todas as coisas naquele que me fortalece”




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...