Youtube

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A MORTE DE JOÃO BAPTISTA MATEUS 14:3-11


Mateus 14:3-11

3 Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão;
4 pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.
5 E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta.
6 Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes.
7 Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse.
8 Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.
9 Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem;
10 e deu ordens e decapitou a João no cárcere.
11 Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.

João ficou conhecido como alguém que falava a verdade, mas não se limitava a falar da verdade, ele também apontava os erros, quando esses erros eram cometidos propositadamente contra a palavra de Deus. 

João estava a causar incomodo a Herodes, isto porque lhe apontava a relação adúltera que mantinha com uma cunhada sua, de nome Herodias. 

Esta por sua vez, tinha o desejo depor fim a João Baptista, isto porque ele incomodava, por falar e relembrar a relação ilícita que tinha com Herodes.
Marcos 6:19
19 E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia.

A maldade desta mulher era grande, que preferia a morte e silêncio de João Baptista do que por a sua vida em ordem. 

Ao contrário desta mulher o rei Herodes tinha o poder para mandar executar João, mas não o fazia, mesmo sabendo que João não se calaria de apontar o erro do rei.

O texto bíblico vai nos revelar o seguinte: 
Marcos 6:20
20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente.

Apesar do pecado que estava a cometer, Herodes era sensível à verdade. Ele ouvia João e considerava-o um homem verdadeiro e justo, alguém que o tocava quando o alertava da sua persistência do erro. Era bem provável que Herodias quisesse matar João precisamente pelo efeito que ele tinha sobre Herodes.

Foi precisamente na festa de aniversário do rei Herodes que Herodias vai conseguir o que à tanto tempo estava à espera. 

Naquela festa Salomé filha de Herodias dança para o rei, e este faz-lhe uma promessa dando-lhe o que ela desejasse. 

Salomé por sua vez, instigada pela mãe acaba por pedir a cabeça de João num prato. 

Diz o texto bíblico que Herodes se “entristeceu” não era intuito dele mandar matar João, no entanto tinha feito um juramento o qual se sentia preso por ele. 

Gostava só de terminar esta trágica história com 4 pensamentos: 

1- João estava na prisão por dizer a verdade, será que isso não é uma injustiça? João tinha dito sobre Jesus o seguinte: “30 Convém que ele cresça e que eu diminua.” Jo 3:30. Mas se Jesus era mesmo o Messias porque não o salvaria daquela situação? Porquê que ele teve de morrer? João tornou-se num exemplo de luta pela verdade mesmo que para isso  se tenha de sofrer.
2- Herodes fez um juramento, o qual se tornou numa armadilha, o orgulho impediu de voltar a trás. Preferiu cometer um crime para salvar a sua reputação. 
3- A reação de Salomé foi mais cruel que a da sua mãe, "Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista" (Mar. 6:25). Ela deixara-se envenenar pelo ódio da mãe, a tal ponto de exigir uma execução sem julgamento, sem que João pudesse se despedir dos seus queridos. 
4- Herodias demonstrou uma influência negativa sobre o seu “marido” e sobre a sua filha, fechou o coração aos alertas do profeta e caiu em desgraça. O seu maior pecado não foi o adultério ou o assassínio, mas a incredulidade. 
"Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido" (Prov. 12:1).



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...