Youtube

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A QUEDA DE JERUSALÉM - JEREMIAS 40:1-6


A Queda de Jerusalém

Depois de todos os avisos feitos por Jeremias, finalmente a tomada de Jerusalém aconteceu. 

O rei de Babilónia vez três incursões sobre a cidade de Jerusalém. 
1ª Aconteceu no ano 605 A.c. Onde Nabucodonosor levou consigo grande parte dos utensílios do templo, assim como uma leva selecionada de jovens judeus. (Nesta invasão o jovem Daniel foi levado para Babilónia)
2ª Invasão aconteceu no ano de 592 A.c. Tendo Nabucodonosor conquistado a resistência feita pelo rei Joaquim, levando também consigo os restantes utensílios do templo como cerca de 10 mil pessoas escravizando-as.
3ª Invasão acontece após a revolta realizada pelo Rei Judeu Zedequias, a qual resistiu por mais de dois anos dentro do cerco feito a Jerusalém. Desta vez Nabucodonosor levou milhares de pessoas e destruiu por completo a cidade com o seu templo, e os seus principais edifícios. 
Aqueles que ficaram na cidade foram os pobres com pouca capacidade de a reconstruir. Ver 2 Reis 24-25.

O texto bíblico que no cerco que durou mais de dois anos o povo estava numa situação dramática. 
2 Reis 25:2-3
2 A cidade ficou sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias.
3 Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, e não havia pão para o povo da terra,

Imaginem dois anos sem que a cidade fosse abastecida. Diz que já não havia pão. As pessoas deviam estar desesperadas, algo de género se tinha passado já no reino do Norte, quando Ben-Hadade rei da Síria sitiou a cidade.
2 Reis 6:25-26
25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.
26 Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor!

Neste cerco o desespero era tanto que as pessoas compravam por muito dinheiro coco de pombo para comer. 
Mais á frente o texto diz que até as mães coziam os seus filhos para se alimentarem.

Algo de género deve se ter passado com o cerco dos Babilónios. Quando não havia mais escapatória, Zedequias o rei foi apanhado em fuga, a sua família foi morta e ao rei tiraram-lhe os olhos e o levaram para Babilónia. 

Por esta terceira invasão o Rei coloca Gedalias como governador de Jerusalém, e deixa opção de escolha a Jeremias, podemos ver isso em: 

Jeremias 40:1-6
1 Palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, depois que Nebuzaradã, o chefe da guarda, o pôs em liberdade em Ramá, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados cativos para a Babilônia.
2 Tomou o chefe da guarda a Jeremias e lhe disse: O SENHOR, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar;
3 o SENHOR o trouxe e fez como tinha dito. Porque pecastes contra o SENHOR e não obedecestes à sua voz, tudo isto vos sucedeu.
4 Agora, pois, eis que te livrei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem, e eu cuidarei bem de ti; mas, se não te apraz vir comigo para a Babilônia, deixa de vir. Olha, toda a terra está diante de ti; para onde julgares bom e próprio ir, vai para aí.
5 Mas, visto que ele tardava em decidir-se, o capitão lhe disse: Volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei da Babilônia nomeou governador das cidades de Judá, e habita com ele no meio do povo; ou, se para qualquer outra parte te aprouver ir, vai. Deu-lhe o chefe da guarda mantimento e um presente e o deixou ir.
6 Assim, foi Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa; e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.

Era bem provável que os Babilónios tivessem ouvido falar de Jeremias, e de tudo quando havia dito, quer contra Jerusalem, quer a favor de Babilónia.  

Por isso não o mataram, no entanto existe algo muito curioso que o general de Nabucodonosor vai dizer, esse homem de nome Nabuzaradã: “Jeremias 40:2-3
2 Tomou o chefe da guarda a Jeremias e lhe disse: O SENHOR, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar;
3 o SENHOR o trouxe e fez como tinha dito. Porque pecastes contra o SENHOR e não obedecestes à sua voz, tudo isto vos sucedeu.”

Apesar do poderio Babilónico, este general percebeu que não foram os seus deuses superiores ao Deus de Israel, mas que fora o próprio Deus dos Judeus a puni-los. 

Ele general pagão vai reconhecer aquilo que o povo por anos não quis ouvir, que foram os seus pecados e a teimosia em permanecer neles que os levou a esta situação.

Por saber o que representava Jeremias dentro da nação israelita, este General deixou-o escolher entre ir para Babilónia e ficar confortavelmente bem, ou ficar com os mais desfavorecidos e psicologicamente afectados. 

Jeremias decidiu ficar em Jerusalém, sabendo que aqueles que ficaram teriam muitas necessidades espirituais a serem reconstruídas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...