Youtube

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ISRAEL PEDE UM REI


QUEREMOS UM REI

Josué 24:20-22
Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem. 21 Então, disse o povo a Josué:Não; antes, serviremos ao SENHOR. 22 Josué disse ao povo:Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o SENHOR para o servir. E disseram:Nós o somos.

- Nestes textos vemos que o povo se comprometera com Deus e com a sua vontade.
- Depois de Josué, veio um perdido negro para o povo de Israel.

Juízes 21:25
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.

-Este tempo caracterizou-se por um afastamento constante do povo.
REBELIÃO, APOSTASIA, OPRESSÃO, ARREPENDIMENTO, LIVRAMENTO. 

- Depois deste período menos bom, Deus continuava a dirigir o seu povo, e desta feita pelo seu profeta Samuel. (Todos nós conhecemos a história de Samuel)
- Quando Samuel chegou a uma idade avançada o povo veio ter com ele. 

1 Samuel 8:1-5
1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. 2 O primogênito chamava- se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. 4 Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 5 e lhe disseram:Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui- nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.

- 3 Razoes para pedirem um Rei.
1ª - RAZOES PESSOAIS- 
(V 1-3)
1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. 2 O primogênito chamava- se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.
- Cristianismo não é herdado.
- Nosso exemplo pode afastar outros de Deus.

2ª - RAZOES POLÍTICAS
- O tempo do Juízes foi instável e queriam um poder central.

3ª - RAZÕES PSICOLÓGICAS.
- Complexos de inferioridade

-----------
Samuel fala com Deus
1 Samuel 8:7
Disse o SENHOR a Samuel:Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.

- Quando pedimos uma coisa a Deus e insistimos nela, mesmo na sendo vontade de Deus, por causa da nossa insistência e rebeldia ele concede-nos.

- No entanto Deus vai precaver os resultados desta opção:

1 Samuel 8:9-22
Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte- o solenemente e explica- lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele. 10 Referiu Samuel todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei, 11 e disse:Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós:ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles; 12 e os porá uns por capitães de mil e capitães de cinqüenta; outros para lavrarem os seus campos e ceifarem as suas messes; e outros para fabricarem suas armas de guerra e o aparelhamento de seus carros. 13 Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14 Tomará o melhor das vossas lavouras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e o dará aos seus servidores. 15 As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores. 16 Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho. 17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos. 18 Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia. 19 Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse:Não! Mas teremos um rei sobre nós. 20 Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar- nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras. 21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o SENHOR. 22 Então, o SENHOR disse a Samuel:Atende à sua voz e estabelece- lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel:Volte cada um para sua cidade.

- Nós sabemos que o primeiro rei foi SAÚL, depois veio DAVID, e a seguir SALOMÃO. três gerações de de reis tinham passado.
- Quando Roboão, filho de Salomão sobe ao trono o povo veio ter com ele e disse:

1 Reis 12:4
Teu pai fez pesado o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

- O povo reclamava dos pesados impostos que a corte e o rei lhes tinham imposto.
Cada tribo devia alimentar a corte com uma provisão diária durante um mês
1 Reis 4:22-23
Era, pois, o provimento diário de Salomão 6.600Kg de flor de farinha e 13.200 Kg de farinha; 23 dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem carneiros, afora os veados, as gazelas, os corços e aves cevadas.

EGW escreve:
Ele permitiu que o povo seguisse sua própria escolha, porque se recusaram a ser guiados por Seu conselho. Oséias declara que Deus lhes deu um rei em Sua ira. Oséias 13:11. Quando os homens preferem seguir o seu próprio caminho, sem buscar conselho de Deus, ou em oposição à Sua vontade revelada, muitas vezes Ele satisfaz seus desejos, a fim de que, por meio da amarga experiência que se segue, possam ser levados a compenetrar-se de sua loucura e a arrepender-se de seu pecado.




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...