Youtube

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O REGRESSO AO EGIPTO JEREMIAS 42:1-6


O REGRESSO AO EGIPTO

Tivemos a oportunidade de ver que a promessa que o povo tinha feito: 
Jeremias 42:1-6
1 Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior,
2 e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos;
3 a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
4 Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
5 Então, eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o SENHOR, teu Deus, te enviar a nós outros.
6 Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus.

Parece que finalmente o povo tinha chegado á conclusão que Jeremias era o profeta que falava por intermédio de Deus, e que aquilo que dizia cumpria-se. 

Neste texto parece que o povo se dispusera a obedecer, e somente fazer aquilo que o senhor lhes indicaria pelo seu profeta Jeremias.

Ao final de dez dias o profeta vem com a resposta de Deus: 
Jeremias 42:9-10
9 e lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel...
10 Se permanecerdes nesta terra, então, vos edificarei e não vos derribarei; plantar-vos-ei e não vos arrancarei, porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.

O povo ficaria seguro se permanecesse naquela terra, e Deus lhes traria paz e bem. 

O texto refere também que Deus se arrependeria de todo o mal que lhes tinha feito.

Como entender esta questão do arrependimento de Deus?
SERÁ QUE DEUS SE ARREPENDE? MAS ARREPENDER-SE NÃO PRESSUPÕE QUE ERROU? DEUS ERRA? SE DEUS ERRA COMO POSSO CONFIAR NELE? O QUE É O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

Este não é o primeiro texto que fala do arrependimento de Deus, existe outro que muitas vezes é discutido, vamos ler: 
Genesis 6:6

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

SERÁ QUE DEUS ERROU QUANDO CRIOU O HOMEM? COMO ENTENDER O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

O genuíno arrependimento humano para a salvação é descrito pelos termos hebraico shubh e gregos metanoeo (verbo) e metanoia (substantivo), que denotam uma mudança de mente, envolvendo tristeza, completo abandono do pecado e um sincero retorno a Deus.

Já o arrependimento divino é expresso através das palavras hebraica naham e grega metamelomai, que não sugerem qualquer mudança intrínseca na mente de Deus, “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17), mas apenas uma alteração em Sua atitude para as criaturas. Essa alteração é decorrente de uma mudança radical no comportamento humano, que acaba impedindo o recebimento por parte dos seres humanos de uma bênção divina que lhes fora prometida ou de um castigo divino que lhes deveria sobrevir.

O próprio Deus advertiu o Seu povo da condicionalidade de Suas bênçãos e de Seus castigos em Jeremias 18:7-10: “No momento em que Eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se tal nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu me arrependerei do mal que pensava em fazer-lhe. E, no momento em que um falar acerca de uma nação ou de um reino para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante Mim e não der ouvidos à Minha voz, então, Me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.”

Esse princípio é claramente ilustrado na experiência dos antediluvianos e dos ninivitas. Em Gênesis 6:6 e 7 é dito que Deus “Se arrependeu” de ter criado a raça humana, não porque Ele houvesse mudado, mas porque os antediluvianos se haviam degenerado a tal ponto que a única solução para eles seria a sua destruição (ver Gn 6:5). Por semelhante modo, Jonas 3:10 diz que “Deus Se arrependeu do mal que tinha dito” trazer aos ninivitas, não porque Ele houvesse mudado, mas porque estes se converteram completamente de seus maus caminhos (ver Jn 3:5-9).

Por outro lado, quando a Bíblia diz que Deus não é homem para que Se arrependa (ver Nm 23:19; I Sm 15:29; Sl 110:4; Hb 6:17), ela está descartando a possibilidade de haver qualquer mudança intrínseca na pessoa de Deus, que O levasse a ser injusto e desleal em Seu relacionamento com os seres humanos (ver Dt 7:9 e 10). Em outras palavras, Deus é fiel e justo, e jamais deixará de recompensar as boas ações e de punir os maus atos, bem como de reconhecer todas as possíveis mudanças no comportamento humano.

Se reparármos bem, quando Deus através do profeta Jeremias diz que se arrependeu do mal que lhes trouxe, foi porque o povo estava a demonstrar também ele um arrependimento, e perante uma mudança de pensamento, Deus tem uma mudança de atitude.

Infelizmente esta suposta mudança do povo era fogo de vista, isto porque logo que souberam que Deus queria que ficassem naquela terra, essa resposta de Deus foi contra os seus desejos de descerem ao Egipto. 
Jeremiah 43:4;5;7
4 Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá. Antes... 7  entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR, e vieram até Tafnes.

O arrependimento do povo era condicional à resposta de Deus, se Deus fosse a favor dos seus desejos eles ouviriam, se fosse contra eles simplesmente levariam a sua avante, mesmo contra a vontade de Deus. 

Oh Deus aceita as nossas ideias e as aprova, ou então esqueça o nosso arrependimento. 

Por isso existem muitos que se dizem cristãos que preferem, aceitar somente a parte das escrituras que lhes convém, quando Deus exige mais coisas eles preferem dar desculpas para não agirem em conformidade.

Ouço muito cristãos dizerem quando falam dos adventistas que carregam fardos que Deus não lhes deu, normalmente dizem isto tentando se convencer que os tais fardos foram abolidos por Jesus. É mais fácil aceitar isto e buscar textos fora do contexto para continuarem na argumentação da sua conduta desonrosa, do que se por em dia com a palavra do Senhor. 

Sou Adventista e pastor da igreja Adventista do 7º dia, e a minha maior carga, não é aceitar o sábado como sendo o dia do senhor, embora guardar o sábado não seja para qualquer um, também não é a devolução do dízimo, pois isso também não é para qualquer pessoa, também não é deixar de comer determinadas comidas, pois muitos nunca deixariam uma carne por Jesus, o meu maior fardo, é a luta contra mim próprio. Quando eu me submeto ao Senhor do universo nada é fardo, agora quando o meu EU rege a minha vida, eu escolho os fardos que estou disposto a carregar e aqueles que não me agradam. Faço a minha própria religião, e nessa religião ou Deus se põe de acordo comigo, ou sigo a caminhada sozinho. 

Hoje banaliza-se de tal maneira a graça que se tornou uma graça barata, é de graça mas requer de nós o maior sacrifício, a crucificação do EU. Quando Jesus diz:
Mateus 16:24
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Tomar a cruz, não é me conformar com as adversidades que possa enfrentar! (Ex: viver uma diença, cuidar devem filho deficiente, aceitar um marido babado, ou um conjuge infiel)  Tomar a minha cruz é a cada dia, manter o meu EU pregado na cruz, deixar que seja Jesus a pregar o prego na minha mão direita depois de eu ter conseguido pregar o da esquerda, deixar que Ele se encarregue de pregar os meu pés pois não tenho mãos para o fazer. E depois do meu EU estar bem preso, dizer como disse aquele malfeitor: “Lembra-te de mim quando vieres no teu reino”(“vieres”é a melhor tradução) 

Depois do arrependimento o passo seguinte é aceitar que Cristo é REI, é Ele que deve reinar e não o meu EU. 

Querido amigo, a nossa maior luta é contra nós próprios, persistimos em ser REIS (sereis como deuses). Não conseguimos vencer o pecado porque ainda somos nós a reinar, escorregamos nas tentações porque estamos a lutar sozinhos. 

Hoje é o dia de nos submetermos à vontade de Deus.  
Tiago 4:7
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O segredo é definir na nossa vida a quem nos submetemos e aquém resistimos? 

Feliz dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...