Youtube

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A SALVAÇÃO: QUESTÃO INDIVIDUAL OU COLECTIVA?


Religião do Coração

O livro de Jeremias fala muitas vezes do povo de Deus no seu colectivo: 
Jeremiah 12:10

10 Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era o meu prazer, tornaram-na em deserto.

O povo de Deus é comparado a uma vinha.

Jeremiah 13:17
17 Mas, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; chorarão os meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.

Neste texto é visto como o rebanho do Senhor.

Jeremiah 11:15
15 Que direito tem na minha casa a minha amada, ela que cometeu vilezas? Acaso, ó amada, votos e carnes sacrificadas poderão afastar de ti o mal? Então, saltarias de prazer.

Neste a nação é vista como a amada do Senhor. 

Jeremias aborda a nação de Israel no seu colectivo, como sendo toda ela do Senhor, sendo-lhe Deus propício, atencioso, e querendo a sua salvação.

É curioso que no Novo Testamento encontramos também essa imagem do povo/igreja, como fazendo parte dos cuidados de Deus. Ex: 
Efésios 3:10
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida...

Efésios 5:27
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Em toda a Bíblia encontramos estas e outras citações que não só mostram que Deus se preocupa com o seu povo como colectividade, como da sua salvação. 

No entanto embora haja estas referências colectivas quer no antigo, quer no novo testamento, existe uma realidade que não podemos deixar passar sob pena de podermos estar errados quanto à nossa condição espiritual, e essa é ter consciência plena que a salvação dos indivíduos é pessoal. 

O próprio profeta Jeremias que fala do povo no seu colectivo, também chama a nossa atenção para o indivíduo, aquele que é chamado à salvação. Ex:
Jeremiah 17:7
7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.

Jeremiah 17:10
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Jeremiah 29:13
13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

O Novo Testamento temos claramente o reforço da ideia da salvação individual. Ex: 
Matthew 24:39-42
39 ... assim será também a vinda do Filho do Homem.
40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;
41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.
42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Este texto mostra claramente que na vinda do Senhor Jesus nem todos irão ser salvos, mesmo estando juntos. 

Imaginem a tristeza de um casal quando tiverem de separar porque um resistiu ao convite do Senhor é o outro decidiu aceitá-lo. 

2 Coríntios 5:10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Cada um responderá individualmente pelo mal ou o bem que tiver feito ao seu corpo ou por meio dele. 

Romans 14:12
12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Revelation 22:17
17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

A decisão da nossa salvação é sem duvida uma questão pessoal, no entanto devemos também entender que o as peço colectivo joga um papel muito importante nessa decisão. 

Lembro-me bem jovenzinho ter crescido numa igreja de cidade, onde tive o privilégio de ter um bom grupo de amigos que partilhávamos inúmeras actividades, lembro-me também de haver fases no meu desenvolvimento como indivíduo que a companhia desse grupo de amigos cristãos me ajudou a me manter no caminho do Senhor, isto aconteceu também com muitos deles. 

Também posso dizer que a igreja no seu colectivo demonstrou sempre muito carinho, e atenção, dando-me a mim e aos meus outros amigos o acompanhamento que precisávamos. 

Foi uma congregação tolerante com os nossos erros, que nos chamava à razão quando fazíamos asneiras, mas que sempre me senti amado. 

Hoje sou pastor, é muito o devo a uma igreja que ajudou a palmilha esse caminho.  

No entanto tenho consciência que vivendo uma experiência parecida com a minha, tive outros colegas que decidiram deixar a congregação e fazer outras escolhas que eventualmente os levaram para mais longe de Jesus e por sua vez os colocam numa posição menos vantajosa para lutarem pela sua salvação individual. 

Existe um episódio bíblico que admiro bastante e que nos ajuda sem duvida a entender está questão da salvação individual no meio do colectivo. 

Elias o profeta de Deus tinha de forma poderosa enfrentado o rei acabe, a sua mulher Jezabel, e os seus 850 profetas. 1 Reis 18:19

No entanto num acto de fraqueza humana pediu a morte, e lamentou-se perante Deus de ser o único que se manteve fiel de todo o seu povo. 

1 Reis 19:14
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida... 
Deus vai então responder-lhe:
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

Provavelmente sete mil eram muito poucos comparados com os israelitas que se mostraram infleis, no entanto ainda havia um bom grupo que se manteve fiel a Deus e aos seus princípios. Estes fizeram individualmente a sua escolha, é essa decisão afastou-os dos restantes idólatras. 

Hoje também sabemos que nem todos os que dizem Senhor Senhor entrarão no reino dos céus, e que o trigo e o joio tem de crescer juntos, contudo a igreja não deixa de ser o lugar por excelência para nós crescermos enquanto indivíduos espirituais, e também é na igreja que podemos nos aperceber, daquilo que o apóstolo Paulo chama de “multiforme sabedoria de Deus.”

Efésios 3:10
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida...

Ou seja é essencialmente pela nossa experiência com o colectivo que nos apercebemos melhor quem é Deus



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...