Youtube

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

QUANDO O PRECONCEITO ESTÁ ACIMA DA VERDADE


UM DESAFIO DESCARADO

- Depois da morte de Gadalaias, os rebeldes e muitos outros do povo consultaram Jeremias para saber se ficavam em Jerusalém ou se desceriam ao Egipto. 

Eles pensavam que o profeta lhes diria para descer ao Egipto, porém não foi isso que o Senhor indicará. Deus tinha dito para se manterem em Judá. 
Porém, mandou dizer o Senhor, que, caso resolvessem fugir para o Egito, lá Ele não os protegeria.

Já por intermédio de Moises Deus tinha proibido o rei de descer ao Egipto. 
Deuteronomio 17:16

nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho.

O povo não devia voltar mais ao Egipto, nem para viver, nem para fazer alianças fossem quais fossem.

Este povo não quis ouvir o profeta e cada um deles decidiu partir para se protegerem no Egipto. 

Estando no Egipto veio novamente apalavra do Senhor por meio de Jeremias.

Jeremiah 44:7-10
7 Agora, pois, assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos, eliminando homens e mulheres, crianças e aqueles que mamam do meio de Judá, a fim de que não vos fique resto algum?
8 Por que me irritais com as obras de vossas mãos, queimando incenso a outros deuses na terra do Egito, aonde viestes para morar, para que a vós mesmos vos elimineis e para que vos torneis objeto de desprezo e de opróbrio entre todas as nações da terra?
9 Esquecestes já as maldades de vossos pais, as maldades dos reis de Judá, as maldades das suas mulheres, as vossas maldades e as maldades das vossas mulheres, maldades cometidas na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
10 Não se humilharam até ao dia de hoje, não temeram, não andaram na minha lei nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais

O povo tinha descido ao Egipto e agora continuavam na adoração ao ídolos. Estavam a adorar aquela que chamavam a “rainha dos céus.” Tratava-se da deusa Assiria de nome Asterote, deusa da fertilidade e amante do deus baal. 

O povo não tinha aprendido as lições do passado recente, e por conseguinte, se continuassem nesta pratica seriam também deixados ao seu destino, e seriam destruídos ali mesmo no Egipto. 

Foi então que depois de Jeremias ter falado, este povo vai responder:
Jeremiah 44:15-19
15 Então, responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses e todas as mulheres que se achavam ali em pé, grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:
16 Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não te obedeceremos a ti;
17 antes, certamente, toda a palavra que saiu da nossa boca, isto é, queimaremos incenso à Rainha dos Céus e lhe ofereceremos libações, como nós, nossos pais, nossos reis e nossos príncipes temos feito, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém; tínhamos fartura de pão, prosperávamos e não víamos mal algum.
18 Mas, desde que cessamos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo e fomos consumidos pela espada e pela fome.
19 Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e lhe oferecíamos libações, acaso, lhe fizemos bolos que a retratavam e lhe oferecemos libações, sem nossos maridos?

A lógica desta resposta era completamente contrária à realidade. Por outras palavras o que eles estava a afirmar era que o povo enquanto tinha queimado à rainha do céu, eles tinham prosperado, mas depois de o deixarem de fazer vieram os Babilonios e os destruíram. 

Na ideia deles o período de reforma levado a cabo por Josias foi o período em que a deusa ficou sem ser adorada e por isso a sua ira levou a que todos os Israelitas fossem destruídos. 

Por vezes quando olhamos os ímpios e vemos a vida deles melhor que a nossa também nos questionamos sobre se eles não estão no caminho certo e nós no errado. 

Asafe vive este dilema:
Psalms 73:1-5
1 Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.
2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.
Psalms 73:17
17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.

Satanas faz com que vivamos uma falsa prosperidade, ele continua a iludir-nos a fim de errarmos o caminho da verdade. 

Ele tem tido êxito em levar os homens numa falsa adoração e hoje não é diferente, por isso, não esperemos uma vida tranquila e próspera, pois nunca a teremos. 

João 15:18-21
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; 

João 16:2-3
2 ... vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. 3 Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.

Pedro um apóstolo de Jesus certa vez escreve sobre aquelas pessoas más que lidamos no nosso dia a dia: 
1 Pedro 4:4
[Os maus] estranham que vocês não participem mais com eles dessa vida louca e imoral, e também falam mal

Timóteo deixa mais um alerta 
2 Timóteo 3:12
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

No mundo tereis aflições tende bom ânimo eu venci o mundo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...