Youtube

sábado, 4 de janeiro de 2014

DAVI E A ARCA DA ALIANÇA



 2 SAMUEL 6.1-15





I- INTRODUÇÃO



Quando Davi é mencionado, a maioria das pessoas faz imediatamente associação com sua famosa experiência com Golias ou seu caso com Bate-seba. Alguns ouvem o nome de Davi, logo lembram da ocasião em que Samuel ungiu-o como rei, quando ele não passava de um adolescente. Alguns pensam em Davi como o guerreiro ou na grande e leal amizade entre ele e Jônatas.

Mas nenhuma dessas coisas é lembrada por Deus com relação ao seu rei fiel e sua escolha ideal. Se quiser saber o que Deus lembra sobre Davi, terá de procurar no N.T, no livro de atos 13:22. Paulo está dirigindo-se a um grupo de pessoas que conheciam a história dos judeus. Estava desenvolvendo uma mensagem que terminaria na pessoa de Cristo; mas, durante o processo, ele os fez lembrar de cenas do passado, contando como os israelitas pediram um rei e Deus lhes deu Saul. Então, diz: “ E, tendo tirado a este(Saul), levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, Homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

Quando se trata da vida espiritual, os que anseiam por Deus em seus corações se importam tanto com os princípios quanto com as leis e preceitos. Quando encontro um preceito claro, digo: Ao examinar a minha vida, vejo que ela não está de acordo com este preceito, necessito pela graça de Cristo corrigir, foi o que Davi fez, conforme 2 Samuel 6, um exemplo clássico mostrando porque ele era “um homem segundo o coração de Deus”.

Nos dias de Davi o centro da adoração era o tabernáculo. Durante o reinado fraco e negligente de Saul, a importância do tabernáculo praticamente desapareceu. Uma peça da mobília santa havia sido separada do resto do tabernáculo nesse período de tempo. Imagine só, o inimigo se apossara da arca da aliança !



II- A  PREOCUPAÇÃO  DE  DAVI – A ARCA




A arca era tão importante para Deus que ele deu a Moisés cada detalhe específico de como construí-la e torná-la portátil, a fim de que os israelitas pudessem transportar essa casa de Deus no deserto e para a terra de Canaã como ponto central de adoração. Em toda parte em que a arca da aliança era colocada, a glória de Deus posava ali, isto é, a luz, a glória SHEKINAH de Deus, descia sobre a arca da aliança.

Quando Davi subiu ao trono, ele viu que a arca não mais se encontrava ali, não havia um centro de adoração. O coração do povo não ardia mais por Deus. Como líder, Davi sabia que precisava recolocar essa parte da mobília sagrada em seu lugar de direito, conforme estabelecido por Deus. Seu coração buscava o senhor. Quando se tratava de Deus, nenhum detalhe era sem importância para Davi.

O próprio Deus deu o desenho original a Moisés. A arca era feita de madeira e tinha forma retangular, sendo revestida de ouro por dentro e por fora. As beiradas eram decoradas com uma borda dourada. Dentro da arca do concerto eram guardadas as duas tábuas dos dez mandamentos ( Deut 10. 1,2), um vaso com maná (Ex 16,32-34) e a vara da Arão que floresceu ( Nm 17.10,11; Hb 9.4 ).

O Capítulo 6 de 2 Samuel, versos 1-5, conta como Davi conseguiu reaver a arca. Segundo o livro Patriarcas e profetas na pág 763Davi ajuntou 30 mil dos homens principais de Israel, pois queria fazer da ocasião uma cena de grande alegria e imponente ostentação”. Vemos Davi alegrando-se, celebrando e se divertindo, sabendo que a arca da aliança estava voltando para a casa a que pertencia. Havia musica e a alegria batendo em seu coração. A arca está voltando! .

Na base dos quatro cantos havia uma argola fixa de ouro e dentro dessas argolas passavam varas revestidas de ouro para carregar a arca, a fim de que mão humana jamais a tocasse. Deus declarou claramente que o manuseio da mobília do santuário só devia ser feita por levitas ( Nm 4.15 ). Todos os aspectos da adoração eram importantes para Deus, até a maneira de a arca ser transportada de um lugar para o outro. Foi aí que Davi teve problemas.

 Davi era prático. Era o rei quem tomava as decisões. Ele sabia que para adorar o povo necessitaria da arca e para ser trazida da casa de Abinadabe, o meio mais rápido seria o carro. Davi mandou arranjar um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe.

Eles a estavam levando para lá, com os dois filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô, dirigindo o carro, quando aconteceu algo terrível.

2 SAMUEL 6.6,7 – Uzá estendeu a mão para não deixar a arca cair. Foi tudo que fez. Não é o gesto mais prático a fazer ? não é o certo a fazer ?

O que é certo ? A arca não correria perigo se fosse levada exatamente como Deus ordenara. Na página 764 de Patriarcas e profetas, Ew declara que, “Davi e seu povo tinham-se reunido para realizar uma obra sagrada, e haviam empreendido com coração alegre e voluntário Mas o senhor não podia aceitar o serviço, porque não se cumpriu de acordo com suas instruções. Os filisteus, que não conheciam a lei de Deus, haviam colocado a arca sobre uma carroça quando devolveram a Israel e o senhor aceitou o esforço que eles tinham feito. Mas os israelitas tinham em suas mãos uma declaração precisa do que Deus queria em relação a este assuntos, e ao descuidar estas instruções desonraram a Deus”. Davi agiu de acordo com a sua conveniência e mudou os detalhes para se ajustarem as conveniências do momento.



III- VEMOS ENTÃO DAVI, DE PÉ JUNTO A UM CADÁVER, E ELE FICA ZANGADO



Você pode estar pensando, Davi não é o homem segundo o coração de Deus, pode ele ficar zangado com Deus 2 SAMUEL 6.8 e manter este titulo de homem segundo o coração de Deus, e isso está perfeito? Não. Amar a Deus não significa que você é perfeito, mas que é sensível. Significa que todo detalhe é importante. Quando Davi percebe que está errado, admite isso. Procura mudar, 2 SAMUEL6.9. Complementa Ellen White em patriarcas e profetas pág 764. “Deus não pode aceitar uma obediência parcial nem uma conduta negligente com respeito as seus mandamentos”. 

 Se quisermos ser segundo o coração de Deus, devemos examinar a palavra de Deus e iremos encontrar um preceito ou um principio a ser obedecido.



 


IV- TRÊS MESES SE PASSARAM




Três meses se passaram e a arca não está em Jerusalém e com os nervos tensos pensa como trazê-la da casa de Obede-Edom. Numa passagem paralela em 1 CRÔNICAS 15.1-13 , vemos o que aconteceu por trás da cortina.



“Davi... preparou um lugar para a arca de Deus, e lhe armou uma tenda. Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas, porque o senhor os elegeu, para levarem a arca de Deus, e o servirem para sempre. Davi reuniu a todo o Israel em Jerusalém, para fazerem subir a arca do senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado.

Reuniu Davi os filhos de Arão e os levitas... Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas... e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos Levitas: Santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o senhor nosso Deus irrompeu contra nós, porque então não o buscamos, segundo nos fora ordenado”.



V- FINALMENTE NO SANTUÁRIO




Eles finalmente chegam com a arca em Jerusalém e Davi juntamente com o povo estavam com o sentimento de alegria , jubilo, gratidão a Deus pelo perdão, sentimento de liberdade por terem obedecido ao senhor 2 SAMUEL 6.13-15.  Por que ficaram tão animados ? Porque estão livres. Quando obedecemos ao senhor, tornamo-nos  livres. Quando desobedecemos a Deus, tornamo-nos escravos. Em toda a nossa volta vemos indivíduos cativos por estarem em pecado, mas que só falam de liberdade. Não são livres. Davi está livre mais especificamente por Ter colocado as varas nas argolas, por tê-las posto nos ombros dos homens certos e porque ninguém tocou na arca sagrada.

“As cerimonias solenes que acompanharam o translado da arca teve um efeito e uma impressão duradoura sobre o povo de Israel, pois despertaram um interesse mais profundo no serviço do santuário e incendiaram novamente seu zelo por Jeová. Por todos os meios que estava q seu alcance, Davi tratou de colocar esta impressões. O serviço de canto foi feito parte regular do culto religioso, e Davi compôs Salmos, não somente para o uso dos sacerdotes no serviço do santuário, como também para que o povo cantasse enquanto ia ao altar nacional para as festas anuais. A influência exercida foi muito abarcante e contribuiu a libertar a nação das garras da idolatria. Muitos dos povos vizinhos ao ver a prosperidade de Israel, foram induzidos a pensar favoravelmente no Deus de Israel, que havia feito tão grandes coisas para seu povo”.

Patriarcas e Profetas, Pág. 768.



 


VI- CONCLUSÃO




Se você tem um traço de teimosia em seu caráter que o faz rebelar-se, discutir ou lutar, embora saiba que isso é contra a orientação de Deus ? Talvez você tenha se gabado de sua vontade forte ou cultivado o hábito de resistir. Ouça o que seu Deus diz: Não se rebele mais: Obedeça.

Se você desenvolveu uma técnica enganosa de ocultar a sua desobediência por trás de máscaras humanas de mentiras, racionalização, manipulação ? Ouça o que Deus diz: Obedeça.

A melhor prova de amor pelo senhor é a obediência, nada mais, nada menos, nem  qualquer outra coisa.

Você quer ser como Davi ? Quer tornar-se um homem ou uma mulher “segundo o coração de Deus”?

Dê atenção as coisas que Deus considera importantes. Observe os detalhes, observe as varas e as argolas. Em uma palavra: Obedeça.

Lembre-se, TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

Saber onde você está diante do senhor leva a verdadeira liberdade. A sua liberdade diante do senhor o tornará confiante e essa é a verdadeira segurança.


PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda




9 comentários:

  1. Fico lisonjeado por eu ter estudado um pouco sobre a Arca da Aliança,aprendi muito com este estudo.A Paz Do Senhor1

    ResponderEliminar
  2. Muito forte esse esboço que Deus te abençoa que ele te usa muito mais varão valoroso

    ResponderEliminar
  3. Peguei esse tema e só agora vi que não falei nada faltou muita coisa mas uma coisa eu sei o fracasso de Davi foi a construção do carro novo para a arca essa novidade na casa de Deus hoje tem mandado a glória de Deus embora

    ResponderEliminar
  4. Texto muito esclarecedor. Hoje somos as arcas sagradas de Deus, nosso corpo é sua morada e em nossos corações deve conter os seus Santos Mandamentos.

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...