Youtube

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O CORAÇÃO ALEGRE


“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” Provérbios 17: 22.
 
Alguém disse que o riso ou risada é a sensação de sentir-se bem em tudo e demonstrá-la em todo lugar. O riso é um dos lubrificantes de Deus para a vida. Já dizia Vinicius de Morais: “É melhor ser alegre que ser triste.” Para especialistas, o compositor tem razão. Eduardo Lambert, médico, explica a influência positiva do riso dizendo: O riso aciona no cérebro a produção de substâncias químicas chamadas endorfinas, que são semelhantes a morfinas, elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional. As risadas são capazes de estimular a prevenção e a cura de doenças, combate o estresse, alivia dores e auxilia no tratamento de controle de pressão alta. Por outro lado, quem se recusa a rir é um sério candidato a desenvolver enfermidades como cefaléias, rinites, dores no pescoço, gastrites e úlceras.
 
Gigantes espirituais como Charles H. Spurgeon e Martinho Lutero exibiam seu bom humor em risadas. Lutero certa vez brincou: “Se não permitirem riso no céu, então não quero ir lá.” E continuou: “Se a terra é propícia ao riso, então certamente o céu está cheio dele. O céu é o berço do riso.” Não é difícil imaginar que nosso Salvador tinha sempre no rosto um sorriso amável.
 
Quando os oficiais da igreja pediram a Spurgeon para moderar o tom do seu humor no púlpito, ele replicou: “Se vocês soubessem o quanto me contenho, vocês me elogiariam.” Mas da maneira como alguns cristãos vivem parece que o riso é incompatível com a religião que abraçaram. Seu ar de seriedade chega a ser incômodo à vista e inibidor de uma conversação alegre e despreocupada.
 
A seriedade, a circunspecção, a reverência é apropriada durante atos de culto, durante a celebração da Ceia do Senhor e em outras circunstâncias semelhantes, porém, a nossa alegria íntima deve ser uma constante e, por isso, somos livres para sorrir e rir à vontade sempre. Há hinos, por exemplo, que nos incitam a ficar alegres e rir.
Nas famílias mais jovens, especialmente, a alegria deve ser a atmosfera preferida. Os casais deveriam explorar mais o lado lúdico do casamento. Rolar pelo chão com os pequeninos, morder-lhes a barriga, travar batalha de bolas de papel, guerra de travesseiros, e assim por diante.
 
A vida já nos reserva muitos momentos de preocupação e sisudez. O riso serve para esquecer os obstáculos e tornar nossa caminhada mais suportável.
 
Comente: O tom geral de seu lar é de bom humor, sorrisos e risadas? De queixas? De críticas? O que você pode fazer para promover a prática do riso?
 
Ore, para que Deus o habilite a ter muito divertimento e muitos risos ao lado de seu cônjuge e da sua família.


FONTE: JORNADA DE ORAÇÃO INTERCESSÓRIA FAMÍLIA POR FAMÍLIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...