Youtube

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

CONSCIÊNCIA LIMPA



CONSCIÊNCIA LIMPA 

CONSCIÊNCIA - significa co-conhecimento, ou conhecimento consigo mesmo. A consciência é a capacidade de examinar a si mesmo e fazer um julgamento sobre si mesmo, dar testemunho de si mesmo

É uma percepção ou senso íntimo do que é certo e do que é errado, que desculpa ou acusa a pessoa.

A consciência pode ser um instrumento de segurança moral, no sentido de que gera prazer ou inflige dor pela conduta boa ou má da própria pessoa.

O primeiro exemplo de má consciência, ou consciência pesada foi vivido por Adão e Eva, pois Deus já lhes tinha dado informação suficiente para que perante a atitude que tomaram, a sua consciência os acusasse. 

Mesmo depois do pecado a consciência continua a ter um papel fundamental na conduta do Homem, 
Romanos 2:14-15
14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,

CONSCIÊNCIA ESCLARECIDA

Por vezes a nossa consciência pode nos enganar, isto porque pode ter sido treinada mediante normas injustas ou mesmo erradas. Vai depender de vários factores: 
Seu desenvolvimento pode ser influenciado de modo errado pelo ambiente, 
pelos costumes, 
pela adoração 
pelos hábitos locais. 
Podemos julgar as coisas como certas ou erradas segundo estas normas ou valores incorretos. 

EXEMPLO: 
João 16:2
2 ...mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.

Existiu ao longo da história e vai continuar a existir pessoa que vão matar, pensando que estão a fazer o certo. Paulo é um exemplo disso, pois prendia e dava a sua aprovação para matar, pensando estar a fazer o certo. 

Nó hoje vivemos essa mesma experiência com os terroristas, que em nome de Deus, explodem matando dezenas de pessoas inocentes, e acham que estão a fazer um bem a Deus.

IMAGINEM QUE EM VEZ DE TEREM NASCIDO EM PORTUGAL, TIVESSEM NASCIDO NA CHINA OU NA ÍNDIA? 
SERÁ QUE SERIAM CRISTAOS? Provavelmente não, e o mais certo era serem adoradores de imagens e ídolos.

QUAL A ÚNICA MANEIRA DE TERMOS UMA CONSCIÊNCIA ESCLARECIDA? 
Jesus disse: "Conhecereis a verdade é a verdade vos libertará "

Paulo diz o seguinte: 2 Timóteo 3:16-17
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Hebreus 4:12
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Se queremos guardar a nossa consciência pura das más influências, a solução é a afinarmos com a palavra de Deus.

BOA CONCIENCIA

Hebreus 10:22
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

É necessário que os cristãos possam aproximar-se de Deus a fim de uniformizarem a sua consciência com os princípios e normas do céu.

Atos 24:16
16 Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens. 

MÁ CONSCIÊNCIA

A nossa consciência pode chegar a um ponto de deixar de ser um indicativo seguro, 
Tito 1:15
15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Como é que eu posso corromper a minha consciência? 

Quando deixamos de lhe dar ouvidos, o Espírito Santo trabalho na nossa consciência, mas caso o ignoremos, a consciência deixará de ter efeito em nós. 

Ilustração- O homem que comprou o apartamento perto da linha do comboio, no início não conseguia dormir com o barulho, mas depois habituou-se e já não acordava com o comboio a passar. 
Com a consciência pode se viver algo do género, quando nos habituámos a fazer o que é errado

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...